Afinal, não há câmaras secretas no túmulo de Tutancâmon

(cv) Euronews / YouTube

Uma equipe de arqueólogos italianos descartou a possibilidade da existência de câmaras secretas no túmulo do faraó Tutancâmon. A hipótese que entusiasmou os meios acadêmicos nos últimos anos.

Cientistas da Universidade Politécnica de Turim, liderados por Francesco Porcelli, usaram um radar de precisão que consegue detectar através das rochas, segundo um comunicado do Ministério de Antiguidades, do Egito, citado pela agência noticiosa espanhola EFE.

Segundo a mesma fonte, não há qualquer evidência de descontinuidades nas paredes do túmulo, tendo sido identificada a transição da rocha natural para as estruturas que constituem as paredes da tumba.

Não há nenhuma evidência da existência de batentes ou umbrais das portas, ou “refletores planos”, o que poderia indicar a existência de paredes de uma câmara funerária ou áreas vazias escondidas por trás das pinturas que adornam as paredes da tumba do jovem faraó.

Porcelli afirmou que os testes são “conclusivos” e que pode ser descartada “com um elevado grau de confiança” a hipótese da existência de câmaras secretas ou corredores adjacentes à tumba.

Esse é o terceiro estudo por radar realizado nos últimos anos no local, concretizado para pôr fim à controvérsia gerada pelos resultados contraditórios dos dois primeiros, feitos por uma equipe japonesa e outra norte-americana.

As pesquisas foram feitas para tentar confirmar a hipótese formulada em 2015 pelo egiptólogo britânico Nicholas Reeves. Ele sugeriu que a câmara funerária da rainha Nefertiti poderia estar oculta atrás das paredes norte e oeste do túmulo.

A suposição de Reeves se baseou em uma rachadura na parede do lado norte do sepulcro do “faraó menino”, que seria uma porta selada e que levaria a uma possível câmara secreta.

ScanPyramids

Tutancâmon teria nascido em 1346 antes de Cristo (a.C.) e morreu em 1327 a.C., aos 19 anos, tendo reinado entre os anos de 1336 e 1327 a.C.. Ele sucedeu ao pai, o faraó Akhenaton, e tem suscitado várias dúvidas entre os egiptólogos por dezenas de anos.

Tutancâmon foi o último faraó da 18ª dinastia egípcia e, durante seu curto reinado, recuperou Memphis como capital do Egito e retomou o politeísmo, abandonado pelo pai, que proclamara Aton como o único deus do reino.

O túmulo de Tutancâmon, no Vale dos Reis, atual Luxor, descoberto em 1922, foi o primeiro de um faraó encontrado intacto, pois todos os outros túmulos reais tinham sido saqueados em maior ou menor grau séculos atrás.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

O salmão consumido no Brasil está acabando com a costa chilena

Comer em um rodízio de japonês pode soar como uma ótima ideia para quem gosta das iguarias orientais. O que muita gente não sabe é que o salmão comprado como matéria prima em restaurantes do …

Motor nuclear projetado para NASA poderá transportar humanos para Marte em apenas 3 meses

A NASA tem como meta enviar a primeira tripulação humana para Marte em 2030, e certa inovação poderá fazer a jornada de mais de 64 milhões de quilômetros em apenas três meses, em vez de …

Imunidade ao coronavírus 'diminui rapidamente' em assintomáticos, diz estudo britânico

Um estudo britânico publicado nesta terça-feira mostra que a imunidade adquirida por pessoas curadas do novo coronavírus "diminui muito rapidamente", especialmente em pacientes assintomáticos e, em certos casos, pode durar apenas alguns meses. O trabalho …

Senado dos EUA aprova indicada de Trump para Suprema Corte

A poucos dias das eleições americanas, Amy Barrett é confirmada para a vaga por 52 votos a 48. Conservadora e católica devota, ela substitui Ruth Bader Ginsburg, uma das mais célebres figuras progressistas do tribunal. O …

NASA descobre grandes quantidades de água em cratera iluminada na Lua

Nesta segunda-feira (26), a NASA revelou os resultados de dois estudos que trouxeram novas descobertas sobre a Lua: dados obtidos pelo observatório aéreo Stratospheric Observatory for Infrared Astronomy (SOFIA) confirmam, pela primeira vez, que existe …

Ciclone no litoral brasileiro pode causar tempestades em 9 estados

Um ciclone no litoral brasileiro já está causando graves chuvas em diversas regiões do Brasil e seus impactos podem causar tempestades em 9 estados. O Instituto Nacional de Metereologia (Inmet) emitiu sinal de alerta para diversas …

Processo contra o Google nos EUA pode afetar o modo como você usa seu celular

Na última terça-feira (23), o Departamento de Justiça dos EUA entregou um "presente de Halloween" pouco agradável ao Google: um gigantesco processo antitruste, acusando a empresa de práticas que eliminam a competição nos mercados de …

Chilenos decidem a favor de nova Constituição por ampla maioria

Em plebiscito, quase 80% dos eleitores votam a favor de uma nova Carta Magna, em substituição à herdada da era Pinochet, e de que ela seja escrita por uma Assembleia Constituinte com igualdade entre mulheres …

'Vai comprar lá na Venezuela', rebate presidente a apoiador que reclamou de preço do arroz

O presidente Jair Bolsonaro rebateu neste domingo (25), durante passeio de moto por Brasília, crítica de apoiador sobre a alta do preço do arroz. No momento em que saia da Feira Permanente do Cruzeiro, região administrativa …

Espanha, Itália e França ampliam restrições em fim de semana com recorde de casos da Covid-19

Os líderes europeus intensificam as medidas de combate à pandemia do coronavírus, depois da alta de 42% de novos casos da Covid-19 em uma semana. A Itália reforçou neste domingo as medidas de restrição …