Afinal, não há câmaras secretas no túmulo de Tutancâmon

(cv) Euronews / YouTube

Uma equipe de arqueólogos italianos descartou a possibilidade da existência de câmaras secretas no túmulo do faraó Tutancâmon. A hipótese que entusiasmou os meios acadêmicos nos últimos anos.

Cientistas da Universidade Politécnica de Turim, liderados por Francesco Porcelli, usaram um radar de precisão que consegue detectar através das rochas, segundo um comunicado do Ministério de Antiguidades, do Egito, citado pela agência noticiosa espanhola EFE.

Segundo a mesma fonte, não há qualquer evidência de descontinuidades nas paredes do túmulo, tendo sido identificada a transição da rocha natural para as estruturas que constituem as paredes da tumba.

Não há nenhuma evidência da existência de batentes ou umbrais das portas, ou “refletores planos”, o que poderia indicar a existência de paredes de uma câmara funerária ou áreas vazias escondidas por trás das pinturas que adornam as paredes da tumba do jovem faraó.

Porcelli afirmou que os testes são “conclusivos” e que pode ser descartada “com um elevado grau de confiança” a hipótese da existência de câmaras secretas ou corredores adjacentes à tumba.

Esse é o terceiro estudo por radar realizado nos últimos anos no local, concretizado para pôr fim à controvérsia gerada pelos resultados contraditórios dos dois primeiros, feitos por uma equipe japonesa e outra norte-americana.

As pesquisas foram feitas para tentar confirmar a hipótese formulada em 2015 pelo egiptólogo britânico Nicholas Reeves. Ele sugeriu que a câmara funerária da rainha Nefertiti poderia estar oculta atrás das paredes norte e oeste do túmulo.

A suposição de Reeves se baseou em uma rachadura na parede do lado norte do sepulcro do “faraó menino”, que seria uma porta selada e que levaria a uma possível câmara secreta.

ScanPyramids

Tutancâmon teria nascido em 1346 antes de Cristo (a.C.) e morreu em 1327 a.C., aos 19 anos, tendo reinado entre os anos de 1336 e 1327 a.C.. Ele sucedeu ao pai, o faraó Akhenaton, e tem suscitado várias dúvidas entre os egiptólogos por dezenas de anos.

Tutancâmon foi o último faraó da 18ª dinastia egípcia e, durante seu curto reinado, recuperou Memphis como capital do Egito e retomou o politeísmo, abandonado pelo pai, que proclamara Aton como o único deus do reino.

O túmulo de Tutancâmon, no Vale dos Reis, atual Luxor, descoberto em 1922, foi o primeiro de um faraó encontrado intacto, pois todos os outros túmulos reais tinham sido saqueados em maior ou menor grau séculos atrás.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Lewandowski permite que Pazuello fique em silêncio na CPI

Ex-ministro da Saúde será obrigado a comparecer ao depoimento, mas não precisará responder perguntas que possam incriminá-lo. No entanto, será obrigado a falar a verdade em fatos e questões relacionados a terceiros. O ministro do Supremo …

Como o coronavírus afeta o fígado

O SARS-CoV-2, vírus causador da covid-19, mudou completamente a cara do mundo que conhecíamos até então. Ele afetou praticamente todos os aspectos da vida cotidiana e causou mudanças substanciais nas ciências da saúde e, portanto, na …

'Síndrome de Havana': lesão cerebral atinge ao menos 130 diplomatas e oficiais americanos, dizem EUA

Diplomatas, agentes da CIA e oficiais de defesa dos EUA relataram sintomas graves da perturbação conhecida como "síndrome de Havana" nas últimas semanas. O elevado número de casos causa espanto. Nas últimas semanas, foram relatados mais …

RJ comunica 1º caso de raiva em cachorro em quase três décadas

Pela primeira vez desde 1995, o Laboratório Municipal de Saúde Pública (Lasp) do Rio de Janeiro diagnosticou um caso de raiva animal. A descoberta parte do resultado de perícia no corpo de um cão morto …

O que dizem cientistas sobre isenção de máscaras para vacinados nos EUA

Os Estados Unidos anunciaram nesta quinta-feira (13/05) o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção na maioria das situações para pessoas que já foram completamente vacinadas contra a covid-19. Segundo a nova orientação do …

Putin: Rússia reagirá de maneira devida às ameaças perto de suas fronteiras

Durante reunião com membros do Conselho de Segurança da Rússia nesta sexta-feira (14), o presidente da Rússia pediu que lhe fosse reportado sobre o agravamento do conflito israelo-palestino, que toca diretamente os interesses de segurança …

Covid: 16 mil pessoas foram imunizadas com doses de vacina trocadas no Brasil

Um levantamento de dados da Folha de São Paulo com informações do DataSUS, base de dados do Ministério da Saúde, mostrou que pelo menos 16 mil pessoas receberam doses de vacinas diferentes em seu processo …

Covid-19: diretor do Butantan prevê vacinação lenta até setembro no Brasil

Como diretor do Instituto Butantan desde 2017, Dimas Covas sempre precisou aliar o conhecimento técnico e científico com as particularidades do mundo político que, na visão dele, não parecem seguir uma lógica. E essa necessidade se …

Escalada de violência entre israelitas e palestinianos já fez mais de 100 mortos

O conflito entre israelitas e palestinianos subiu de tom na madrugada de hoje, com o Exército israelita a bombardear a faixa de Gaza. Desde segunda-feira já morreram 119 palestinianos nestes ataques, entre eles 31 …

Maduro diz estar disposto a negociar com oposição

Declaração é feita após líder oposicionista Juan Guaidó propor diálogo mediado por comunidade internacional. Noruega já estaria em contato com regime e oposição. O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou nesta quarta-feira (12/05) que está disposto …