Sarkozy é indiciado em caso sobre suspeitas de financiamento líbio

O ex-residente francês Nicolas Sarkozy foi, nesta quarta-feira (21), indiciado no âmbito da investigação sobre suspeitas de financiamento líbio na sua campanha para a eleição presidencial de 2007, segundo fontes judiciais.

Nicolas Sarkozy foi indiciado pelos crimes de corrupção passiva, financiamento ilegal de campanha eleitoral e lavagem de dinheiro público da Líbia, tendo sido colocado sob controle judiciário, disse fonte judicial, citada pela agência France Press.

O antigo presidente da França foi ouvido por cerca de 25 horas pelos investigadores, que o interrogaram na sede da Polícia Judiciária de Nanterre, nos arredores de Paris.

O processo judicial teve origem em um documento líbio, publicado em maio de 2012 no site de informação Médiapart, no qual é revelado que o ex-chefe de Estado francês teria recebido dinheiro do antigo líder líbio Muammar Kadafi.

Em novembro de 2016, o empresário e intermediário Ziad Takieddine afirmou ter recebido 5 milhões de euros em dinheiro, entre o final de 2006 e início de 2007, de Trípoli para Paris, que entregou a Claude Géant e Nicolas Sarkozy.

A Justiça francesa recuperou a agenda do ministro do Petróleo de Kadafi, Choukri Ghanem, que morreu em 2012 em circunstâncias pouco claras, onde os pagamentos de dinheiro a Sarkozy eram mencionados.

Um ex-colaborador do líder líbio que estava encarregue das relações com França, Bechir Saleh, também garantiu ao Le Monde que Kadafi disse que “havia financiado Sarkozy”.

O ex-presidente francês, preso na terça-feira (20), sempre negou as acusações, as classificando de “manipulação e crueldade” e disse aos juízes que vivia um “inferno de calúnia”, segundo a declaração reproduzida no site do Le Fígaro.

“Desde 11 de março de 2011, vivo o inferno dessa calúnia“, disse Sarkozy, que também denunciou a falta de “provas materiais” nas acusações contra ele.

Sarkozy disse que foi “acusado sem qualquer evidência material” pelas declarações do ex-ditador líbio e seus parentes, bem como pelo franco-libanês Ziad Takieddine.

“Tem sido provado em muitas ocasiões que ele (Ziad Takieddine) recebeu dinheiro do Estado líbio”, disse Sarkozy. E acrescenta: “sobre o senhor Takieddine, gostaria de lembrar que ele não prova, nesse período entre 2005 e 2011, qualquer encontro comigo”.

“Durante as 24 horas da minha custódia eu tentei, com toda a força da convicção que é a minha, mostrar que as indicações sérias e concordantes, que são a condição da acusação, não existiam; tendo em conta a fragilidade do documento que foi objeto de um inquérito e as características altamente suspeitas do passado carregado de Takieddine”.

“Os fatos de que sou suspeito são sérios, estou ciente disso, mas, como continuo a defender com toda a convicção, se é uma manipulação do ditador Kadhafi ou dos seus aliados (…), então eu peço aos magistrados que meçam a profundidade, a gravidade e a violência da injustiça que seria cometida contra mim”, acrescentou.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …