Desvendado o segredo da “pizza perfeita”

SXC

Se você gostaria de comer uma “pizza perfeita” tem duas opções: ou viaja para Itália ou resolve uma longa equação termodinâmica para simular a saborosa pizza italiana no forno elétrico (e modesto) lá de casa.

No mais recente estudo, publicado no arXiv, dois físicos e um antropólogo alimentar recordam em conjunto as pizzas cientificamente inatacáveis que provaram enquanto trabalhavam em Roma, na Itália.

A famosa pizza Margherita, com as cores da bandeira italiana, preparada e assada no forno diante dos seus olhos por um pizzaiolo, os apaixonava.

Em apenas dois minutos, Andrey Varlamov, do Instituto de Supercondutores Óxidos e Outros Materiais Inovadores, Andreas Glatz, da Northern Illinois University, e Sergio Grasso, um autor e cineasta baseado em Roma, observavam os artesãos da pizza transformarem os discos pastosos em autênticas tortas douradas repletas de bolhas de ar.

Mas que segredo essa maravilha da culinária esconde? Segundo um pizzaiolo, o segredo está na física do forno de tijolos. Com a lenha a queimar em um canto do forno, o calor irradia uniformemente através das paredes curvas e do chão de pedra do forno, garantindo assim que toda a pizza cozinha de igual forma por todos os lados.

Assim, os autores escreveram que, sob condições ideiais, uma única pizza Margherita poderia ser assada na perfeição em apenas dois minutos, em um forno de tijolos aquecido a 330 graus Celsius.

Quando as coberturas adicionais requerem tempo adicional de cozimento, alguns pizzaiolos podem levantar a pizza com uma espátula de madeira ou alumínio durante cerca de 30 segundos ou mais “para expor a pizza apenas à irradiação”, evitando um fundo tostado.

Mas se não tem em casa um forno de tijolos, não se desespere. Os autores do estudo explicaram como fazer a pizza perfeita em um simples e modesto forno elétrico. Para isso, é necessário apenas um elemento extra: a física.

Se você está pensando em cozinhar sua pizza em um forno elétrico, o mais provável é que essa espécie de torta salgada repouse em uma bandeja de metal ou numa forma. Como a condutividade térmica do metal é significativamente mais poderosa do que a do tijolo, a parte inferior da pizza absorverá o calor muito mais rapidamente do que o resto da pizza.

Assim, se decidir cozinhar sua pizza num forno elétrico, respeitando os dois minutos a 330 graus Celsius, o resultado final será uma pizza de carvão.

Através de uma equação termodinâmica, a equação #13 que surge explicada no artigo científico, os autores determinaram que uma pizza assada em um modesto forno elétrico poderia encontrar condições similares a um forno de tijolos romano se reduzíssemos a temperatura para 230 graus Celsius. O tempo seria de apenas 170 segundos.

Certamente, o resultado final da sua pizza caseira nunca alcançará a perfeição de uma pizza italiana, mas a física pode ser sua aliada e ajudá-lo a dar um passo na direção certa.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Inclinação de Saturno pode ser explicada pela migração de suas luas; entenda

Em um novo estudo, cientistas do French National Centre for Scientific Research (CNRS) e da Sorbonne University perceberam que a inclinação de Saturno pode ser causada pela influência da migração de suas luas — principalmente …

A verdade sobre as pessoas que "ouvem" os mortos: estudo

Cientistas identificaram os traços que podem tornar uma pessoa mais propensa a afirmar que ouve as vozes dos mortos. De acordo com novas pesquisas, uma predisposição a altos níveis de absorção em tarefas, experiências auditivas incomuns …

OMS diz não ter conhecimento de mortes relacionadas ao uso da vacina da Pfizer

A OMS não tem conhecimento de qualquer morte relacionada ao uso da vacina contra a COVID-19 produzida pelos laboratórios Pfizer e BioNTech, disse hoje (20) a diretora-geral adjunta da organização, a brasileira Mariângela Simão. "Temos uma …

QAnon ganha cada vez mais força na Alemanha

O ataque ao Capitólio nos EUA ilustrou o perigo que teorias da conspiração podem representar. Na Alemanha, o movimento tem cada vez mais adeptos – que se mantêm fiéis ao agora ex-presidente americano Donald Trump. A …

Coronavírus em Manaus: "Meu irmão morreu de covid em hospital particular, e a conta é de R$ 180 mil"

A tragédia familiar vivida pelo advogado Amaury Andreoletti ilustra o impacto emocional e também financeiro do colapso no sistema de saúde de Manaus (AM). Andreoletti, que chegou a ficar quatro dias internado e se recuperou, viu …

Biden reverte medidas de Trump e volta ao Acordo do Clima de Paris; entidades comemoram

Horas depois de assumir a Casa Branca, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, cumpriu a promessa de reverter uma série de medidas tomadas pelo antecessor, Donald Trump. No total, foram 17 decretos assinados …

Avião com vacinas contra covid-19 entra em rota de colisão com jato após curva errada

  Essa foi por pouco! Na manhã desta terça-feira (19), um avião monomotor com vacinas contra a covid-19 a bordo fez uma curva errada após a decolagem, e acabou entrando em rota de colisão com um …

Emaranhamento quântico é transmitido a drones separados por 1 km de distância

Fótons emaranhados foram transmitidos entre dois drones pairando a um quilômetro de distância um do outro, demonstrando tecnologia que poderia ser a base de uma internet quântica. Quando dois fótons são emaranhados quanticamente, você pode deduzir …

Joe Biden empossado 46.º Presidente dos EUA

Joe Biden tomou posse, esta quarta-feira, como Presidente dos Estados Unidos, e Kamala Harris foi empossada a primeira vice-presidente norte-americana. No seu discurso, Biden disse que "este é o dia da América, da democracia …

Covid-19: Brasil deve enfrentar pior fase da pandemia nas próximas semanas

Nos últimos dias, a pandemia no Brasil foi marcada por imagens de dor e de esperança. De um lado, a falta de oxigênio em Manaus mostrou a tragédia causada pela falta de coordenação contra a …