Revelado o segredo do “espaguete nuclear”, o material mais resistente do Universo

O exótico “espaguete nuclear” encontrado no interior das estrelas de nêutrons pode ser mais forte do que qualquer outra substância

Uma forma muito estranha de matéria encontrada em objetos ultradensos, como estrelas de nêutrons, parece ser um bom candidato para o material mais forte do Universo. Segundo cálculos recentes, a massa nuclear é 10 bilhões de vezes mais forte que o aço.

Os cientistas já conheciam essa massa nuclear, uma substância rara que se acredita existir em estrelas mortas ultradensas, chamadas de estrelas de nêutrons. Mas segundo revela um estudo recente publicado no mês passado nas Physical Review Letters, esse exótico “esparguete nuclear” pode mesmo ser o material mais rígido do Universo.

Para se ter uma ideia do quão densa é a substância, os cientistas afirmam que para quebrar a massa nuclear é necessária uma força de 10 bilhões de vezes maior do que a usada para romper o aço.

“Este é um número absurdamente alto, mas o material também é muito, muito denso, o que ajuda a torná-lo mais forte”, esclarece o coautor do estudo, Charles Horowitz, da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, citado pela Science News.

Os cientistas acreditam que a massa nuclear é formada apenas dentro da crosta da estrela. Como algumas estruturas são achatadas e muito parecidas com massa de lasanha e outras semelhantes a espaguete, a estrutura ganhou o nome de “massa” nuclear.

A massa nuclear é, então, incrivelmente densa, cerca de 100 trilhões de vezes a mais do que a água. Os pesquisadores envolvidos no estudo usaram simulações de computador para esticar as lâminas da massa nuclear e estudar a reação do material.

Foram necessárias pressões extremamente altas para deformar a substância. Além disso, a pressão necessária para quebrá-la foi muito superior à usada para quebrar qualquer outro material conhecido.

Simulações anteriores revelaram a força da crosta externa de uma estrela de nêutrons, mas a crosta interna, que abriga a tal massa nuclear, era um território completamente inexplorado até agora. “Agora podemos ver que a crosta interna é muito mais forte do que pensávamos”, concluíram os cientistas.

As estrelas de nêutrons são formadas quando uma estrela moribunda explode, deixando um remanescente rico em nêutron comprimido a pressões extremas por forças gravitacionais poderosas, resultando em materiais com propriedades estranhas.

No futuro, os cientistas esperam contar com a ajuda do observatório de ondas gravitacionais com interferometria a laser LIGO para confirmar que as estrelas de nêutrons têm materiais extremamente fortes nas crostas.

Menos de um mês passou desde que uma equipe de matemáticos do MIT conseguiu finalmente descobrir como partir um palito de espaguete em apenas dois pedaços, e já os astrofísicos descobriram uma forma de massa literalmente impossível de quebrar: o exótico espaguete cósmico das estrelas de nêutrons.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Biden reimpõe restrições para passageiros procedentes do Brasil

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, restabeleceu nesta segunda-feira (25/01) a proibição da entrada no país de pessoas procedentes da União Europeia, Reino Unido e Brasil para conter a pandemia de covid-19. A nova …

Quem é 'el Chapo asiático' que foi preso acusado de controlar mercado de drogas de R$ 380 bilhões

A polícia holandesa prendeu o suposto chefe de uma das maiores quadrilhas de tráfico de drogas do mundo: Tse Chi Lop, apelidado de "El Chapo" da Ásia. O cidadão canadense nascido na China é apontado como …

Homem recebe primeiro transplante duplo de braço e ombro

A ciência cada vez mais evoluída. Um homem da Islândia foi o primeiro do mundo a receber um transplante duplo de braço e ombro. A cirurgia foi um sucesso e o paciente, o islandês Felix Gretarsson, …

Bolsonaro pode enfrentar um tribunal internacional por crimes contra a humanidade

Jair Bolsonaro pode enfrentar acusações no Tribunal Penal Internacional (TPI) depois de ser acusado de crimes contra a humanidade. Líderes indígenas no Brasil e grupos de direitos humanos estão pedindo ao tribunal que investigue o presidente …

Presidente mexicano López Obrador é diagnosticado com Covid-19

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, 67 anos, entrou para a lista dos líderes mundiais que foram infectados pela Covid-19. Ele informou nesse domingo (24) que testou positivo para o novo coronavírus, …

Desenterram em Jerusalém granada de mão britânica da 1ª Guerra Mundial

Em pleno centro da cidade de Jerusalém, foi desenterrada uma granada de mão britânica da Primeira Guerra Mundial. O artefato perigoso foi descoberto em uma antiga cisterna por Oscar Becherno, responsável pela escavação arqueológica em nome …

Portugueses reelegem presidente Rebelo de Sousa

Urnas em Portugal confirmam previsão de vitória do chefe de Estado de centro-direita, que ganha novo mandato de cinco anos. Combate à pandemia é prioridade. Como esperado, os portugueses reelegeram neste domingo (24/01) o presidente Marcelo Rebelo …

Cuba experimenta dois lados da moeda com chegada de internet móvel

Desde que chegou a Cuba, há apenas dois anos, a internet móvel revolucionou a vida do país – ajudando as pessoas a encontrarem comida, combustível e até remédios em meio a uma escassez terrível. Mas …

Chantilly: em dificuldades finaceiras, um dos mais belos castelos da França pede socorro

A pandemia e o fim da ajuda de um poderoso mecenas colocam em risco o futuro de uma das propriedades mais majestosas da França, o castelo de Chantilly, ao norte de Paris. A reportagem …

Como fumantes de longa data pararam de fumar usando cogumelos mágicos apenas 3 vezes

É mais difícil largar do cigarro do que da heroína, dizem alguns. Mas pesquisadores da Johns Hopkins relataram que um pequeno número de fumantes de longa data que falharam em muitas tentativas de abandonar o …