Segundo ato por Diretas Já reúne artistas e entidades em São Paulo

(dr) Coletivo Diretas já

-

Por “Diretas Já”, jovens, crianças e idosos fizeram parte do público que acompanharam a série de shows pela democracia neste domingo (4), em São Paulo (SP). A organização informou que 100 mil pessoas estavam presentes. A Polícia Militar não divulgou estimativa. Por quase oito horas, dezenas de artistas subiram ao palco para passar mensagens em defesa da democracia, gritar “Fora, Temer” e por eleições diretas.

A manifestação na capital paulista ocorre uma semana após um grande ato de mesmo tipo no Rio de Janeiro (RJ). Na semana passada, os organizadores informaram um número de 150 mil presentes. A Polícia Militar do Rio também não divulgou estimativa.

Entre os artistas em SP, o rapper Emicida, que, enquanto cantava suas músicas, mandou o recado: “A base desse sistema somos nós, vamos nos mover para acabar com esse sistema. (…) Não só aqui onde a bala é de borracha, mas também na beirada, onde a bala é de verdade; é importante se mover. (…) União e consciência, sempre”.

No palco montado no Largo da Batata, zona oeste da capital paulista, se apresentaram blocos de carnaval – como o Acadêmicos do Baixo Augusta e o Arrastão dos Blocos – e cantores dos mais variados estilos. Chico César, Maria Gadu, Paulo Miklos, Edgard Scandurra, Pitty, Otto e Criolo foram alguns deles.

O momento político em que vivemos e a necessidade de profundas transformações foi a mensagem que o ator, compositor e dramaturgo Gera Camilo passou para a reportagem, durante o evento.

“Esse momento é nas nossas vidas, porque não é só um momento de luta por direitos, mas de transformação, de revigorar as nossas posições. É uma grande revolução. É muito importante que a gente vote, a democracia é fundamental. É a partir desta democracia e do direito ao voto que a gente vai fazer a reforma política, mexer com esse sistema machista, homofóbico, misógino”, apontou.

Já a cantora Tulipa Ruiz ressaltou que a luta nas ruas e de forma organizada pode fazer a diferença para a batalha por eleições diretas.

“É completamente fundamental nossa organização da classe artística e nas ruas também, enquanto cidadãos a favor dos nossos direitos. Todo mundo está aqui hoje porque ninguém quer retrocessos. Então, não aos retrocessos, por Diretas Já”, defendeu.

O sambista Péricles, que também se apresentou na manifestação, destacou a participação política da população. “Eu acredito na mudança, eu acredito que a gente tem que se ligar neste tipo de coisa. Acabou esse tempo da gente ficar alheio à política, ao que acontece; e a gente tem que tomar uma diretriz da existência da nossa própria vida”, avaliou.

O encerramento dos shows ficou por conta de Mano Brown, que à reportagem refletiu sobre o papel da música no debate político: “O artista tem acesso ao povo, em momentos diferentes do que o político. Muitas vezes o artista comunica muito mais do que o próprio político, através das suas músicas. A classe artística há muito tempo está envolvida com as questões políticas”.

Movimentos e partidos

O ato político cultural também contou com a presença de representantes de movimentos populares e partidos políticos, como os deputados federais Paulo Teixeira (PT-SP), Ivan Valente (PSOL-SP) e Luiza Erundina (Rede-SP).

Na opinião do coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) Guilherme Boulos, “para barrar as reformas é só com [eleições] diretas. Além de necessária e legítima, as diretas já são possíveis. Não acreditamos neste Congresso, mas acreditamos no nosso poder, na nossa capacidade de mobilização”.

Para a presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Carina Vitral, “a luta pelas Diretas tem que ser de todos, dos movimentos sociais, dos artistas, dos partidos. A luta é grande, mas vamos derrotar o Temer e conquistar as eleições diretas”.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …