Mais de 100 mil pessoas lotam praia de Copacabana em ato por Diretas Já

Movimento Diretas Já

Copacabana neste domingo (29)

Copacabana neste domingo (29)

Um público com mais de 100 mil pessoas participou de um ato por eleições diretas na praia de Copacabana neste domingo (28). O protesto foi convocado por artistas e organizado pelas frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, iniciativas que reúnem centenas de movimentos populares, centrais sindicais e partidos de esquerda.

A concentração da manifestação começou às 11h e se manteve lotada até as 19h. O ponto alto aconteceu às 17h quando subiram ao palco os cantores Caetano Veloso e Milton Nascimento.

O objetivo da manifestação é pressionar o Congresso Nacional a aprovar uma emenda à Constituição que permita eleições diretas para presidente da República.

O ator Wagner Moura atuou como mestre de cerimônia do evento cultural e político, que reuniu grandes nomes da música brasileira como Criolo, Mano Brown, Maria Gadú, Mart’nália, Teresa Cristina, assim como parlamentares, líderes de movimentos populares, ex-ministros e outros.

“Não é possível que Michel Temer siga sendo presidente. Também não é possível que o próximo presidente seja escolhido por esse Congresso, cúmplice do golpe e que tem 200 deputados investigados. Pode ser legal, mas não é legítimo. Temos direito de votar e queremos eleições diretas. Essa não é uma festa de esquerda, nem de direita, essa é uma festa da democracia”, argumentou Moura.

Diversos artistas fizeram vídeos na internet convocando a população e também compareceram ao protesto. Entre eles Antônio Pitanga, Camila Pitanga, Osmar Prado, Bete Mendes, Daniel de Oliveira, Gregório Duvivier, Sophie Charlotte, Zezé Motta, Maria Casadevall e muitos outros.

O ator Humberto Carrão, que já participou de outros atos em defesa da democracia, também foi lá dar o seu recado.

“A gente não aguenta mais esse governo ilegítimo. E os deputados não podem escolher o próximo líder que vai governar o país, porque esse Congresso ignora o que pensa e reivindica a sociedade. Por isso gritamos hoje: Fora Temer e Diretas Já“, disse Humberto.

Para o ator Daniel de Oliveira, protestar em um momento como esse não é apenas um direito, como é uma obrigação de quem quer um Brasil melhor.

“Não tinha como não estar hoje aqui. É um dever e um direito pedir diretas. Acho que é o povo que tem que escolher quem vai ser o presidente”, destacou.

Entre o público, o clima era de indignação devido às últimas revelações feitas na delação premiada do empresário Joesley Batista, da JBF. Dona Graciela de Oliveira, de 70 anos, conta porque saiu de sua casa para ir a Copacabana se manifestar.

“Estou aqui porque aquele Congresso corrupto tirou uma presidente eleita democraticamente para entregar nosso país e nossa economia aos interesses estrangeiros. Para acobertar as coisas erradas do PSDB e de todos aqueles que são contra o povo. Por isso vim protestar”, disse.

As imagens do alto do protesto registraram um verdadeiro mar de gente na orla de Copacabana. Esse ato pode entrar para a história política do país como uma das principais mobilizações por “Diretas Já”. Foi assim também em 1984 quando milhares de pessoas foram às ruas contra a ditadura militar e também pediram eleições diretas.

COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

    • Olá, Alceu.

      Primeiramente, obrigado pelo comentário!

      No entanto, a informação que temos é que foram mais de 100 mil presentes (as fotos do evento também sugerem um número extraordinário de pessoas).

      Mas caso possa, agradeceríamos se pudesse compartilhar fontes que citam os menos de 20 mil.

      Ajudará a enriquecer nossa matéria.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …