Seguradoras mundiais “fecham as portas” para a pesca ilegal

Vinte seguradoras internacionais anunciaram nesta sexta-feira (6), durante a conferência global “Nosso Oceano”, organizada pela UE em Malta, que retiram o respaldo financeiro à pesca ilegal, não-declarada e não-regulamentada, aderindo a uma iniciativa promovida pela ONU e a organização Oceana.

A declaração demonstra o compromisso de não assegurar navios que figuram em listas negras pela participação na pesca ilegal, oficialmente conhecida como “pesca ilegal, não-declarada e não-regulamentada” (IUU, pela sigla em inglês).

Entre as seguradoras mundiais já comprometidas destacam-se a Allianz AGCS, AXA, Generali, Hanseatic Underwriters e The Shipowner’s Club.

A pesca ilegal constitui um dos problemas ambientais mais graves que ameaçam os oceanos, sendo responsável por ter levado à beira da extinção espécies comerciais e não-comerciais, assim como destruir habitats e ecossistemas marinhos.

Um artigo científico recentemente publicado na revista Plos One concluiu que a cada ano são pescadas ilegalmente entre 11 e 26 milhões de toneladas de peixe, com um valor entre US$ 10 e 23,5 bilhões.

Este negócio fora da lei expõe as seguradoras a riscos financeiros, legais e de imagem e prejudica os pescadores que cumprem com as normas. “As oportunidades pesqueiras se reduzem por conta dos navios piratas”, disse à EFE María José Cornax, diretora de Estratégia Política da Oceana Europa.

“Quem participa deste negócio ultrapassa as normas de gestão pesqueira e opera fora do alcance do controle governamental”, detalhou.

“Vivemos no Planeta Azul e é uma tragédia que para muitas pessoas a pesca ilegal, a contaminação marinha e a morte dos recifes de coral sejam algo alheio”, disse à Agência Efe Butch Bacani, que dirige a Iniciativa de Seguros Meio Ambientais da ONU (PSI).

Com este compromisso, as seguradoras “demonstram visão de futuro e liderança, e estimulam as práticas corporativas responsáveis e sustentáveis e a saúde dos oceanos”, acrescentou.

“A pesca IUU contribui para a sobrepesca e tem implicações para todos nós. Deixa sem trabalho pescadores honrados e introduz no mercado peixes capturados ilegalmente”, indicou à Agência Efe Lasse Gustavsson, diretor da Oceana na Europa.

Gustavsson solicitou ao resto de seguradoras, corretoras e agentes que se unam a esta iniciativa e “demonstrem responsabilidade corporativa e liderança sustentável“.

Por sua vez, Jad Ariss, porta-voz de Responsabilidade Corporativa da AXA, ressaltou no plenário da conferência que “a pesca ilegal é diretamente responsável pela superexploração dos recursos pesqueiros e da contaminação marinha, já que os navios envolvidos costumam ser encontrados em péssimo estado”.

Como gerentes de riscos, as seguradoras possuem um grande potencial para abordar a pesca ilegal já que assessoram seus clientes, o que pode reduzir riscos, evitar perdas e melhorar as práticas do setor pesqueiro para contribuir na conservação da saúde dos oceanos.

O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 14 da ONU, intitulado “Oceanos saudáveis” fala de “conservar e utilizar de forma sustentável os oceanos, os mares e os recursos marítimos para o desenvolvimento sustentável“.

Ciberia // EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …