Estrela do Barcelona e da Seleção Brasileira de Futebol une-se à modelo Gisele Bündchen e a outras celebridades no projeto “Feroz pela Vida”; jogador fala sobre importância de lutar contra a “ignorância” que é a caça ilegal.
O jogador Neymar Jr. foi confirmado nesta segunda-feira como o novo rosto da campanha das Nações Unidas “Feroz pela Vida”, que tem o objetivo de combater o tráfico da vida selvagem.
A iniciativa é do Programa da ONU para o Meio Ambiente, Pnuma, e já conta com a participação de outras celebridades, como a modelo e embaixadora da agência, Gisele Bündchen e o jogador de futebol marfinense Yaya Touré.
Ganância
Ao Pnuma, Neymar contou que ficou sabendo pela amiga Gisele Bündchen sobre a campanha “para proteger animais ameaçados”. Segundo ele, o “futebol une a todos por um bem comum: ganhar um jogo”.
Neymar acredita que devemos “pensar como cidadãos globais, que fazem parte de um grande time que pode vencer a ganância e a ignorância que está permitindo o aumento dos crimes contra a vida selvagem”.
Tigres
O jogador do Barcelona e da Seleção Brasileira de Futebol também está envolvendo as crianças do Instituto Neymar Jr. na campanha. O complexo educacional fica na Praia Grande, em São Paulo, e conta com salas de aula, piscinas e promoção de atividades esportivas para crianças menos favorecidas.
O Pnuma explica que o tráfico ilegal de animais selvagens é um problema global que afeta as populações de elefantes, rinocerontes, tigres e tartaturas marinhas. A campanha busca conscientizar o público sobre o problema e sobre a importância de não se comprar produtos feitos com a pele ou o marfim desses animais.
Savana
Uma pesquisa divulgada recentemente pelo Pnuma mostrou que a população de elefantes na savana africana diminuiu em 30% entre 2007 e 2014. E a cada dia, três rinocerontes são assassinados.
Acabar com o comércio ilegal de animais selvagens até 2030 faz parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODSs.
// Rádio ONU