Brasileira vence concurso da ONU para executivos que promovem objetivos globais de sustentabilidade

(dv) Schneider Electric

Tânia Cosentino

O Pacto Global das Nações Unidas homenageará dez executivos de todo o mundo que estejam defendendo os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) em suas empresas e mobilizando a comunidade de negócios a agir. A premiação será realizada durante a UN Global Compact Leaders Summit 2017, marcada para esta quinta-feira (21) em Nova York.

O Brasil está entre os vencedores do concurso SDG Pioneers 2017, representado por Tânia Cosentino, presidente da Schneider Electric para a América do Sul. Ela é uma das três mulheres a receber o prêmio e a única latino-americana.

Em 2016, o concurso já havia reconhecido duas lideranças brasileiras — Ulisses Sabará, presidente da Beraca, e Sonia Favareto, diretora de Imprensa, Sustentabilidade, Comunicação e Investimento Social da B3, únicos representantes da América Latina.

“Cada um dos SDG Pioneers de 2017 é um exemplo de como companhias e indivíduos podem ser a força para uma mudança positiva que chame atenção para os problemas que todos nós enfrentamos hoje”, disse Lise Kingo, presidente e diretora-executiva do Pacto Global da ONU.

“Tânia tem desenvolvido, de maneira impactante, soluções diferenciadas e sustentáveis para a redução da emissão de carbono. Ela tem sido pioneira no avanço sustentável do gerenciamento de energia”, acrescentou.

A Schneider Electric na América do Sul, sob o comando de Tânia, tem trabalhado para ajudar na criação de uma economia com foco em baixas emissões de carbono.

A tecnologia e as soluções desenvolvidas pela empresa permitem que seus clientes reduzam custos com maior eficiência na gestão de seus recursos, lançando menos CO2 no ambiente e, consequentemente, gerando uma diminuição no pagamento de taxas.

Pacto Global

A cada ano, o Pacto Global da ONU celebra um grupo de SDG Pioneers – líderes de negócios que estejam realizando um trabalho excepcional ao agir pelo avanço dos objetivos globais.

São recebidas centenas de nomeações de diversas regiões do mundo, das quais dez finalistas são selecionados, exemplificando como os negócios podem ser a força positiva no endereçamento dos desafios que enfrentamos como uma sociedade global.

Um comitê de seleção formado por especialistas da ONU, da academia, da sociedade civil e do setor privado ranqueou os indicados com base em um conjunto de critérios, chegando à lista final.

É uma honra estar entre os dez pioneiros nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável do Pacto Global da ONU. Tanto eu como a Schneider Electric somos conscientes da urgência em implementar os objetivos do Pacto Global”, afirma Tânia.

“Acredito que o setor privado tem um papel importante na construção de um mundo melhor e mais sustentável para todos, por isso, na Schneider, endereçamos nos nossos negócios, a maioria dos ODS”, comenta.

O UN Global Compact Leaders Summit 2017 é uma reunião de dois dias do setor privado, ONU, governos e sociedade civil para iniciar ações para alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável até 2030.

Juntos, mais de 800 líderes ao redor do mundo se reúnem em Nova York para identificar como desencadear as atividades comerciais, o pensamento e a inovação necessários para uma nova era de sustentabilidade.

Ciberia // EcoD

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Especialista chinês: ascensão da China faz EUA entrarem em pânico e ficarem nervosos

O desenvolvimento econômico e a ascensão do país asiático fazem os EUA ficarem nervosos e entrarem em pânico, mas este medo se origina em seus preconceitos, disse em entrevista à Sputnik um especialista chinês. Li Junru, …

Interação de múons, a nova força da natureza que cientistas acreditam ter descoberto

Desde colar um ímã na porta de uma geladeira até jogar uma bola em uma cesta de basquete, as forças da física funcionam em todos os momentos de nossas vidas. Todas as forças que experimentamos todos …

Receita afirma que "só rico lê" e reforça preconceito de classe brasileiro

A Receita Federal deseja manter o projeto que cobra impostos sobre livros. Através da mesclagem entre PIS e Cofins, a nova CBS (Contribuição sobre bens e serviços), uma espécie de imposto sobre valor agregado, o …

Tribunal europeu dá aval a vacinação obrigatória

Corte de direitos humanos diz que medida pode ser necessária em sociedades democráticas e abre precedente no combate à covid-19. Tribunal julgava ação de famílias tchecas que se recusaram a vacinar os filhos. O Tribunal Europeu …

Covid-19: Governo chinês recompensa quem se vacina distribuindo ovos

Primeiro país afetado pela Covid-19, mas também o primeiro a se recuperar da pandemia, a China ainda encontra dificuldades para convencer sua população a se vacinar contra o coronavírus. O governo em algumas regiões …

Bloomberg revela planos de Biden de cortar orçamento do Pentágono

A administração Biden alegadamente pretende propor ao Pentágono um orçamento menor do que sob a administração Trump, reportou a agência Bloomberg citando três fontes. De acordo com agência, o orçamento será US$ 7 bilhões menor (cerca …

Cientistas revelam ameaça de grande desabamento de plataformas de gelo na Antártida

Novo estudo demonstrou que mais de um terço da área das plataformas de gelo na Antártida pode cair no mar se as temperaturas globais aumentarem em quatro graus, em comparação com o nível pré-industrial. De acordo …

“É como um lindo instrumento”: mais de 2 mil microfones desvendam o mistério o zunido dos beija-flores

O beija-flor faz um agradável zumbido quando paira na frente das flores para se alimentar. Mas só agora ficou claro como suas asas gera o som harmônico enquanto bate suas asas a impressionantes 40 vezes …

Barroso determina que presidente do Senado instale "CPI da covid"

Pedido para criar a comissão foi protocolado no início de fevereiro, mas Rodrigo Pacheco resistia. Colegiado deve apurar irregularidades e pode gerar desgaste ao governo. O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou …

Cientistas descobrem segredo do computador de mais de 2 mil anos

A Máquina de Anticítera permanecia há mais de um século como um dos grandes mistérios do planeta até março desse ano: espécie de primeiro computador da história, o mecanismo com mais de 2 mil anos …