Brasileira vence concurso da ONU para executivos que promovem objetivos globais de sustentabilidade

(dv) Schneider Electric

Tânia Cosentino

O Pacto Global das Nações Unidas homenageará dez executivos de todo o mundo que estejam defendendo os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) em suas empresas e mobilizando a comunidade de negócios a agir. A premiação será realizada durante a UN Global Compact Leaders Summit 2017, marcada para esta quinta-feira (21) em Nova York.

O Brasil está entre os vencedores do concurso SDG Pioneers 2017, representado por Tânia Cosentino, presidente da Schneider Electric para a América do Sul. Ela é uma das três mulheres a receber o prêmio e a única latino-americana.

Em 2016, o concurso já havia reconhecido duas lideranças brasileiras — Ulisses Sabará, presidente da Beraca, e Sonia Favareto, diretora de Imprensa, Sustentabilidade, Comunicação e Investimento Social da B3, únicos representantes da América Latina.

“Cada um dos SDG Pioneers de 2017 é um exemplo de como companhias e indivíduos podem ser a força para uma mudança positiva que chame atenção para os problemas que todos nós enfrentamos hoje”, disse Lise Kingo, presidente e diretora-executiva do Pacto Global da ONU.

“Tânia tem desenvolvido, de maneira impactante, soluções diferenciadas e sustentáveis para a redução da emissão de carbono. Ela tem sido pioneira no avanço sustentável do gerenciamento de energia”, acrescentou.

A Schneider Electric na América do Sul, sob o comando de Tânia, tem trabalhado para ajudar na criação de uma economia com foco em baixas emissões de carbono.

A tecnologia e as soluções desenvolvidas pela empresa permitem que seus clientes reduzam custos com maior eficiência na gestão de seus recursos, lançando menos CO2 no ambiente e, consequentemente, gerando uma diminuição no pagamento de taxas.

Pacto Global

A cada ano, o Pacto Global da ONU celebra um grupo de SDG Pioneers – líderes de negócios que estejam realizando um trabalho excepcional ao agir pelo avanço dos objetivos globais.

São recebidas centenas de nomeações de diversas regiões do mundo, das quais dez finalistas são selecionados, exemplificando como os negócios podem ser a força positiva no endereçamento dos desafios que enfrentamos como uma sociedade global.

Um comitê de seleção formado por especialistas da ONU, da academia, da sociedade civil e do setor privado ranqueou os indicados com base em um conjunto de critérios, chegando à lista final.

É uma honra estar entre os dez pioneiros nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável do Pacto Global da ONU. Tanto eu como a Schneider Electric somos conscientes da urgência em implementar os objetivos do Pacto Global”, afirma Tânia.

“Acredito que o setor privado tem um papel importante na construção de um mundo melhor e mais sustentável para todos, por isso, na Schneider, endereçamos nos nossos negócios, a maioria dos ODS”, comenta.

O UN Global Compact Leaders Summit 2017 é uma reunião de dois dias do setor privado, ONU, governos e sociedade civil para iniciar ações para alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável até 2030.

Juntos, mais de 800 líderes ao redor do mundo se reúnem em Nova York para identificar como desencadear as atividades comerciais, o pensamento e a inovação necessários para uma nova era de sustentabilidade.

Ciberia // EcoD

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …