Brasileira vence concurso da ONU para executivos que promovem objetivos globais de sustentabilidade

(dv) Schneider Electric

Tânia Cosentino

O Pacto Global das Nações Unidas homenageará dez executivos de todo o mundo que estejam defendendo os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) em suas empresas e mobilizando a comunidade de negócios a agir. A premiação será realizada durante a UN Global Compact Leaders Summit 2017, marcada para esta quinta-feira (21) em Nova York.

O Brasil está entre os vencedores do concurso SDG Pioneers 2017, representado por Tânia Cosentino, presidente da Schneider Electric para a América do Sul. Ela é uma das três mulheres a receber o prêmio e a única latino-americana.

Em 2016, o concurso já havia reconhecido duas lideranças brasileiras — Ulisses Sabará, presidente da Beraca, e Sonia Favareto, diretora de Imprensa, Sustentabilidade, Comunicação e Investimento Social da B3, únicos representantes da América Latina.

“Cada um dos SDG Pioneers de 2017 é um exemplo de como companhias e indivíduos podem ser a força para uma mudança positiva que chame atenção para os problemas que todos nós enfrentamos hoje”, disse Lise Kingo, presidente e diretora-executiva do Pacto Global da ONU.

“Tânia tem desenvolvido, de maneira impactante, soluções diferenciadas e sustentáveis para a redução da emissão de carbono. Ela tem sido pioneira no avanço sustentável do gerenciamento de energia”, acrescentou.

A Schneider Electric na América do Sul, sob o comando de Tânia, tem trabalhado para ajudar na criação de uma economia com foco em baixas emissões de carbono.

A tecnologia e as soluções desenvolvidas pela empresa permitem que seus clientes reduzam custos com maior eficiência na gestão de seus recursos, lançando menos CO2 no ambiente e, consequentemente, gerando uma diminuição no pagamento de taxas.

Pacto Global

A cada ano, o Pacto Global da ONU celebra um grupo de SDG Pioneers – líderes de negócios que estejam realizando um trabalho excepcional ao agir pelo avanço dos objetivos globais.

São recebidas centenas de nomeações de diversas regiões do mundo, das quais dez finalistas são selecionados, exemplificando como os negócios podem ser a força positiva no endereçamento dos desafios que enfrentamos como uma sociedade global.

Um comitê de seleção formado por especialistas da ONU, da academia, da sociedade civil e do setor privado ranqueou os indicados com base em um conjunto de critérios, chegando à lista final.

É uma honra estar entre os dez pioneiros nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável do Pacto Global da ONU. Tanto eu como a Schneider Electric somos conscientes da urgência em implementar os objetivos do Pacto Global”, afirma Tânia.

“Acredito que o setor privado tem um papel importante na construção de um mundo melhor e mais sustentável para todos, por isso, na Schneider, endereçamos nos nossos negócios, a maioria dos ODS”, comenta.

O UN Global Compact Leaders Summit 2017 é uma reunião de dois dias do setor privado, ONU, governos e sociedade civil para iniciar ações para alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável até 2030.

Juntos, mais de 800 líderes ao redor do mundo se reúnem em Nova York para identificar como desencadear as atividades comerciais, o pensamento e a inovação necessários para uma nova era de sustentabilidade.

Ciberia // EcoD

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …