O Supremo Tribunal Federal (STF) informou nesta terça-feira (27) que reforçou a segurança do ministro Edson Fachin e de seus parentes. A manifestação foi motivada por uma entrevista concedida por Fachin ao canal GloboNews, em que o ministro disse que sua família tem recebido ameaças.
Ele, porém, não citou quais tipos de ameaças tem sofrido e como teriam ocorrido. Segundo Fachin, foram solicitadas providências à presidente da Corte, a ministra Cármen Lúcia.
De acordo com nota divulgada à imprensa pela presidência do STF, antes da entrevista do ministro, Cármen Lúcia já tinha tomado providências em relação às preocupações de Fachin, como o envio de duas delegadas da Polícia Federal (PF) para Curitiba, cidade de origem do ministro, para avaliar o esquema de segurança.
“Uma das preocupações que tenho não é só com julgamento, mas também com segurança de membros de minha família. Tenho tratado desse tema e de ameaças que têm sido dirigidas a membros da minha família”, disse o ministro Edson Fachin na entrevista.
Temer já abordou o assunto e disse que isso “não pode acontecer” no Brasil. “Veja que isso alcança até o Supremo Tribunal Federal, o próprio Supremo e os membros do Supremo ficam aflitos com isso. Você viu que um deles até, ou alguns deles me parece, disseram que estavam sendo ameaçados. Isso não pode acontecer no país”, afirmou, em declarações divulgadas pelo G1.
O ministro é relator dos processos oriundos da Operação Lava Jato na Corte, entre outras ações. Também é relator do habeas corpus por meio do qual a defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva conseguiu suspender sua prisão após o fim dos recursos na segunda instância no processo do triplex de Guarujá (SP). A decisão vale até o dia 4 de abril, quando o tribunal retomará o julgamento da questão.
Ciberia // Agência Brasil
A que ponto chegamos, ameças aos membros do judiciário e entre outros.
Não sou a favor de selvageria a quem quer que seja, atitudes que não acrescenta nada e ainda desmoraliza nosso País. Mas vamos analisar por que isto está acontecendo no Brasil, com certeza tem origem. Tirando o período traumático da ditadura militar, toda essa desavença que assola nosso Brasil teve origem nos últimos governos. Pluralizou nosso povo, institui a corrupção, desorganizou o Brasil por inteiro. Faliu as redes hospitalares, escolas, estradas e segurança. A criminalidade espalhou por todos os estados do Brasil e numa escala assustadora. Isto graça ao mentor de tudo isto, o molusco. Será que alguém tomaria 12 anos de reclusão de graça, sem ter cometido nenhuma ilicitude?! Façam uma análise e veja como era nosso Brasil de ontem e de hoje.