Significado secreto por trás do número 666 é revelado

Todos nós já ouvimos falar no infame número 666, frequentemente associado ao “número da besta” no Novo Testamento e, mais recentemente, ficou conhecido como o número do anticristo.

O que tem de tão especial o simples e simétrico número, que tem dado a todo mundo um nó no estômago durante os últimos 2 mil anos?

Explicado no programa Numberphile, 666 não tem qualquer propriedade matemática fora do comum, mas se olharmos para sua história, revela algo incrível sobre a forma como a Bíblia foi escrita.

Afinal, o que se lê no Apocalipse, da Bíblia, onde o escritor se refere ao 666 em uma visão apocalíptica, não é exatamente o que se percebe. Em outras palavras, o 666 é usado como código, e não particularmente um sutil, caso fôssemos vivos e educados na época do Novo Testamento.

O texto foi originalmente escrito em grego antigo, segundo o qual os números são escritos como as letras, como no hebraico, outra língua principal dos textos bíblicos originais. Para números pequenos, as primeiras letras do alfabeto grego (alfa, beta e gama) representam 1, 2 e 3.

Depois, como na numeração romana, quando queremos formar números grandes, como 100, 1.000 ou 1.000.000, passam a ser representados pela sua combinação especial de letras. “Isso quer dizer que todas as palavras têm um valor numérico”, revela Pete, do Numberphile.

De volta à Bíblia, no capítulo 13, do livro do Apocalipse é escrito: “Aqui há sabedoria. Aquele que tem entendimento, calcule o número da besta. Porque é o número de um homem, e seu número é seiscentos e sessenta e seis.”

O vídeo abaixo explica que a palavra “calcular” vem do grego antigo, e “é quase como se o texto dissesse: ‘vou te dar um enigma, tem que calcular o número da besta“. Mas, então, o que o número 666 quer dizer quando traduzido do alfabeto grego?

Quando vemos o texto original, é possível reparar que, na passagem, 666 está escrito em hebraico, que confere um maior significado a números que significam palavras e palavras que significam números do que o grego antigo. O escritor estava claramente tentando nos dizer alguma coisa.

E, na verdade, se traduzirmos o número 666 para hebraico, soletramos Neron Kaesarimperador Nero, o imperador romano especialmente conhecido pela maldade. “Ninguém quer escrever um livro sob perseguições imperiais onde se lê ‘A raíz de todo o mal é o imperador Nero’”, explica Pete no vídeo.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Desigualdade cria ambiente propício para extrema direita no Brasil, diz Dilma

Personificada no presidente eleito Jair Bolsonaro, a extrema direita estava latente no Brasil e aproveitou-se da desigualdade para pavimentar seu crescimento. A avaliação foi feita pela ex-presidente Dilma Rousseff, derrotada nas eleições de outubro ao …

Químicos usados em panelas e roupas tornam os pênis menores

Um novo estudo científico concluiu que a exposição a altos níveis de compostos perfluoroalquílicos, mais conhecidos por PFCs, atrofia o crescimento dos órgãos sexuais masculinos, tornando os pênis menores e afetando também a fertilidade dos …

Atriz pornô é condenada a pagar 293 mil dólares a Donald Trump

Stormy Daniels foi condenada a pagar 293 mil dólares a Donald Trump para cobrir os gastos do presidente dos EUA com a Justiça. A atriz pornô Stormy Daniels, cujo nome real é Stephanie Clifford, foi condenada …

McDonald's vai reduzir uso de antibióticos na produção da carne

A resistência aos antibióticos representa uma ameaça à saúde global e à segurança alimentar. Quanto mais antibióticos são dados ao gado, mais rapidamente as bactérias podem se adaptar e se tornar resistentes. Quando se trata de …

Uma tonelada de chocolate invadiu as ruas de uma cidade na Alemanha

Um “rio” de chocolate invadiu as ruas de Werl, na Alemanha, esta semana. Um tanque de uma fábrica local produtora de chocolate transbordou, derramando cerca de uma tonelada de chocolate nas ruas da cidade, se …

Sonda da NASA captou o som do vento em Marte

A sonda InSight da NASA pousou em Marte em 26 de novembro, tendo a missão de estudar o interior do Planeta Vermelho. Por enquanto, nos presenteou com o som do vento no nosso planeta vizinho. No …

Voyager 2 da NASA já entrou no espaço interestelar

Pela segunda vez na história, um objeto feito pelo homem alcançou o espaço entre as estrelas. A sonda Voyager 2 da NASA saiu da heliosfera – a bolha protetora de partículas e campos magnéticos criada …

Freiras desviam 500 mil de escola católica para jogar em Las Vegas

Duas freiras norte-americanas admitiram terem desviado fundos escolares estimados em 500 mil de dólares para realizarem viagens aos cassinos de Las Vegas, anunciou esta semana a arquidiocese de Los Angeles. O desvio de fundos destinados a …

Uma selfie em meio aos protestos em Paris: “metáfora do nosso tempo”

Uma foto do jornalista russo Ilya Varlamov está correndo o mundo, sendo considerada por muitos internautas como um documento que “capta de forma precisa o espírito da nossa era”. A imagem de uma jovem tirando uma selfie …

Experiências de quase-morte: luz no fim do túnel pode ter explicação

Pessoas que estiveram à beira da morte afirmam ter visto uma luz branca brilhante no fim de um túnel e encontrado familiares ou animais de estimação. Apesar do tom sobrenatural, a ciência consegue explicar o …