Significado secreto por trás do número 666 é revelado

Todos nós já ouvimos falar no infame número 666, frequentemente associado ao “número da besta” no Novo Testamento e, mais recentemente, ficou conhecido como o número do anticristo.

O que tem de tão especial o simples e simétrico número, que tem dado a todo mundo um nó no estômago durante os últimos 2 mil anos?

Explicado no programa Numberphile, 666 não tem qualquer propriedade matemática fora do comum, mas se olharmos para sua história, revela algo incrível sobre a forma como a Bíblia foi escrita.

Afinal, o que se lê no Apocalipse, da Bíblia, onde o escritor se refere ao 666 em uma visão apocalíptica, não é exatamente o que se percebe. Em outras palavras, o 666 é usado como código, e não particularmente um sutil, caso fôssemos vivos e educados na época do Novo Testamento.

O texto foi originalmente escrito em grego antigo, segundo o qual os números são escritos como as letras, como no hebraico, outra língua principal dos textos bíblicos originais. Para números pequenos, as primeiras letras do alfabeto grego (alfa, beta e gama) representam 1, 2 e 3.

Depois, como na numeração romana, quando queremos formar números grandes, como 100, 1.000 ou 1.000.000, passam a ser representados pela sua combinação especial de letras. “Isso quer dizer que todas as palavras têm um valor numérico”, revela Pete, do Numberphile.

De volta à Bíblia, no capítulo 13, do livro do Apocalipse é escrito: “Aqui há sabedoria. Aquele que tem entendimento, calcule o número da besta. Porque é o número de um homem, e seu número é seiscentos e sessenta e seis.”

O vídeo abaixo explica que a palavra “calcular” vem do grego antigo, e “é quase como se o texto dissesse: ‘vou te dar um enigma, tem que calcular o número da besta“. Mas, então, o que o número 666 quer dizer quando traduzido do alfabeto grego?

Quando vemos o texto original, é possível reparar que, na passagem, 666 está escrito em hebraico, que confere um maior significado a números que significam palavras e palavras que significam números do que o grego antigo. O escritor estava claramente tentando nos dizer alguma coisa.

E, na verdade, se traduzirmos o número 666 para hebraico, soletramos Neron Kaesarimperador Nero, o imperador romano especialmente conhecido pela maldade. “Ninguém quer escrever um livro sob perseguições imperiais onde se lê ‘A raíz de todo o mal é o imperador Nero’”, explica Pete no vídeo.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Vacinação contra COVID-19 será facultativa em Portugal; especialistas divergem sobre o tema

Portugal anunciou seu plano nacional de vacinação contra COVID-19 nesta quinta-feira (3). As vacinas serão distribuídas em 1.200 centros de saúde pública a partir de janeiro, de forma gratuita e facultativa. Especialistas ouvidos pela Sputnik Brasil …

Nosso sistema solar será destruído antes do que pensávamos

Embora o solo sob nossos pés pareça sólido e reconfortante (na maioria das vezes), nada neste Universo dura para sempre. Um dia, nosso sol morrerá, ejetando uma grande proporção de sua massa antes que seu núcleo …

Mãe em Estocolmo não é mais suspeita de aprisionar filho

Promotores suecos estão retirando seu caso contra uma mulher acusada de prender o filho por vários anos. De acordo com as últimas informações, não há provas suficientes de que ele havia sido detido contra sua …

Mistério de galáxia desprovida de matéria escura é revelado

As observações astronômicas apontam para forças de "maré" e comportamento "canibal" de uma galáxia vizinha, que explicariam a escassez deste componente invisível. Se alguma galáxia é pobre em matéria escura, pode ser devido a uma interação …

Maioria das vacinas da Moderna será reservada no início para os Estados Unidos

A Moderna espera disponibilizar entre 100 e 125 milhões de doses de sua vacina contra a Covid-19 no primeiro trimestre de 2021. A empresa anunciou, nesta quinta-feira que, no início, entre 85 e 100 …

Amazonas é 3º estado com mais queimadas, emissões e desmatamento

Pela primeira vez, o Amazonas assume a terceira posição nos três principais rankings que indicam o avanço da degradação florestal na Amazônia brasileira, incluindo indicadores de queimadas, emissões de gases de efeito estufa e desmatamento …

Sudão bane casamento infantil e mutilação genital feminina, mas prática apresenta desafios

Depois de derrubar o ditador Omar al-Bashir no ano passado, o Sudão deu importante passo para reverter alguns dos tantos horrores cometidos contra a população feminina no país – e tornou ilegal tanto o casamento …

Namíbia elege deputado chamado Adolf Hitler

O nome de um recém-eleito político da Namíbia, vem chamando atenção na mídia nacionais e internacionais. "Adolf Hitler teve uma vitória esmagadora nas eleições regionais na Namíbia", relatou o portal de notícias alemão Spiegel Online nesta …

Astrônomos mapeiam 1 milhão de galáxias previamente desconhecidas

Cerca de um milhão de galáxias previamente desconhecidas para além da Via Láctea foram adicionadas a um mapa detalhado de seção de espaço. Pesquisas sobre o espaço normalmente demoram anos para serem completas, mas um novo …

Brasil recebe vacina de Oxford em janeiro, promete Pazuello

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse que o primeiro lote das vacinas de Oxford chega ao Brasil em janeiro. Serão 15 milhões de doses entre janeiro e fevereiro, totalizando 260 milhões ao longo do …