Síria: “Não é uma guerra, é o massacre do século XXI”

“Estamos perante o massacre do século XXI”. O lamento é de um médico que exerce na zona de Ghouta oriental, cidade síria que é alvo de intensos bombardeios por parte do governo de Bashar al-Assad, que não poupam escolas nem hospitais.

“Tudo está sendo destruído, incluindo mercados, hospitais e escolas”, lamenta ao El Mundo o médico Habla Abu Bashir, que trabalha em Ghouta, zona mais bombardeada pelo exército sírio, que tenta retirar dos rebeldes o poder que mantêm sobre a cidade.

Seis hospitais da região, que fica nos arredores de Damasco, foram bombardeados nas últimas 48 horas, com três ficando inoperacionais e dois funcionando parcialmente, indicou o coordenador regional do gabinete dos assuntos humanitários da ONU para a Síria, Panos Moumtzis, em comunicado.

Abu Bashir fala no “Dia do Juízo Final” e lamenta que seu hospital não tenha condições mínimas para funcionar, com simples quartos convertidos em salas de operações, sem qualquer tipo de esterilização nem equipamentos médicos básicos.

“A comunidade internacional deve assumir suas responsabilidades” para “deter esse rio de sangue e a fome”, apela o médico que fala em “crimes de guerra”.

Outro médico também ouvido pelo The Guardian define a situação na Síria como “o massacre do século XXI”, considerando que se trata de puro “terrorismo”. “O que pode ser mais terrorismo do que matar civis com todo tipo de armas? Não é uma guerra. Chama-se um massacre”, queixa-se o médico ao jornal britânico.

Desde domingo, morreram pelo menos 251 pessoas, incluindo 58 menores de idade, devido a ataques aéreos e de artilharia em Ghouta Oriental, de acordo com o Observatório Sírio para os Direitos Humanos.

Nos últimos três meses, o número de mortos chega a “mais de 700 pessoas”, segundo o jornal espanhol, que cita “relatos locais”, notando que estamos perante “uma das maiores matanças da sangrenta guerra na Síria“.

As tropas de Al-Assad estariam, entretanto, preparando uma operação terrestre de grande dimensão contra aquela que é considerada a grande fortaleza dos rebeldes.

O exército sírio tem contado com o apoio fulcral do Irã e da Rússia, que têm fornecido meios financeiros e militares para a guerra contra os rebeldes. Os russos teriam também levado a cabo vários bombardeios aéreos na região.

Turquia ameaça cercar cidade de Afrine

Entretanto, em outro âmbito da guerra síria, cresce a tensão entre o regime de Assad e a Turquia.

O presidente da Turquia, Recep Erdogan, afirmou que o Exército turco prevê cercar a cidade síria de Afrine nos próximos dias, em uma operação militar que visa atacar as Unidades de Proteção do Povo (YPG), aliados curdos dos EUA na luta contra o Estado Islâmico na Síria, mas considerados “terroristas” pela Turquia.

As palavras de Erdogan levaram a uma resposta imediata de Assad que deslocou forças do exército sírio para o enclave curdo. A BBC nota que o governo de Assad recebeu um pedido de “ajuda militar” de uma “milícia curda que tenta repelir uma ofensiva das tropas turcas e dos aliados rebeldes sírios”.

A Turquia alega que bombardeou a zona e que conseguiu afastar as forças pró-governamentais sírias, ainda segundo a BBC.

De acordo com a agência de notícias France-Presse (AFP), até hoje, as forças turcas tomaram o controle de mais de 30 localidades, situadas majoritariamente nas zonas fronteiriças do norte da região de Afrine.

“Estamos tentando criar um ambiente seguro e pacífico para as centenas de milhares de sírios que vivem na região”, refere Erdogan, aludindo aos mais de 3 milhões de refugiados que procuraram a Turquia para fugir da guerra civil.

As autoridades turcas argumentam que a ofensiva em Afrine, bem como a realizada em 2016 um pouco mais a leste, visa garantir a segurança dos territórios no norte da Síria, para permitir o regresso dos refugiados à Síria.

Ciberia, Lusa // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Justiça absolve Lula e Dilma no caso "quadrilhão do PT"

Juiz que analisou caso afirma que denúncia apresentada por Rodrigo Janot contra cúpula do PT em 2017 foi tentativa de "criminalizar a atividade política". Ministério Público pediu absolvição dos réus em outubro. A Justiça Federal do …

Chineses ativam o primeiro radiotelescópio posicionado no lado afastado da Lua

Um experimento que levou mais de um ano para ser concluído no lado afastado da Lua finalmente está em funcionamento. Não está ainda 100%, mas o Netherlands-China Low-Frequency Explorer (NCLE) já consegue captar sinais de …

"Vão ter que mudar", diz Greta sobre Bolsonaro e Trump em retorno à Europa

A ativista chegou em Lisboa na tarde desta terça-feira (3), 21 dias depois de sair dos EUA a bordo de um veleiro. A jovem sueca retorna à Europa para participar da COP 25, a conferência …

Museu decide comprar apenas obras de mulheres por um ano por reparação histórica

Para se transformar a velha normalidade repleta de preconceitos, violências e desigualdades embutidas é preciso atitudes efetivas e concretamente transformadoras. Da mesma forma que a dívida histórica racial deve ser reparada não somente no discurso, mas …

Black Friday no Brasil superou a dos EUA nos apps de compras, segundo estudo

Neste ano, a Black Friday fez a sua marca entre as compras dos brasileiros. O próprio Canaltech fez uma cobertura muito especial em torno da Black Friday deste ano.Importada dos EUA, a tradição está mesmo …

Para acalmar a crise, presidente chileno propõe ajuda de R$ 520 para 1 milhão de famílias

O presidente do Chile, Sebastián Piñera, propôs nesta terça-feira (3) a criação de um bônus de 100.000 pesos chilenos (cerca de R$ 520), que serão distribuídos para 1,3 milhão de famílias. O objetivo da medida, …

Anvisa dá aval à venda de maconha medicinal em farmácias

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta terça-feira (03/12) um novo marco regulatório para o registro e venda de produtos à base de cannabis em farmácias no país, tornando o Brasil a nação …

Visitante interestelar pode 'morrer' ao se aproximar do Sol

Um visitante interestelar, observado em nosso Sistema Solar, pode estar próximo de "morrer", isso porque, o 2I/Borisov provavelmente será desintegrado ao se aproximar do Sol. Os cientistas acompanham cada movimento do cometa, que está se aproximando …

Messi e Rapinoe levam o Bola de Ouro

Argentino bate recorde histórico ao ser eleito pela sexta vez o melhor jogador do mundo pela "France Football". Americana é a segunda mulher a receber a premiação na categoria futebol feminino. O atacante argentino Lionel Messi, …

Chuvas já mataram 12 pessoas em dez dias no sul da França

As fortes chuvas que atingiram no domingo (1) a Riviera Francesa (sul) deixaram seis mortos e sérios danos materiais. Temporais de intensidade semelhante ocorridos na semana passada já tinham matado seis pessoas e deixado um desaparecido. …