Snowden alerta para propagação de mentiras na internet

Há seis anos, ex-analista da NSA causou terremoto político ao revelar atividades ilícitas do serviço secreto dos EUA. Em entrevistas a jornais alemães, Snowden conta que ainda almeja asilo político na Alemanha.

Seis anos após divulgar informações sigilosas da Agência de Segurança Nacional americana (NSA), revelando um amplo esquema de espionagem do governo dos Estados Unidos, o ex-colaborador do serviço secreto americano Edward Snowden alertou para a propagação de mentiras na internet e contou que ainda deseja conseguir asilo político na Alemanha.

Se a Alemanha concedesse asilo para mim, isso não seria visto como um ato hostil em relação aos Estados Unidos”, afirmou Snowden em uma entrevista ao jornal alemão Die Welt publicada neste sábado.

Desde que divulgou milhares de documentos secretos da NSA em 2013, expondo o sistema de vigilância mundial americano, o ex-analista, de 36 anos, vive exilado em Moscou, na Rússia. Nos EUA, ele é considerado inimigo de Estado, acusado de divulgar segredo de Estado e pode pegar até 30 anos de prisão.

Na entrevista, Snowden criticou ainda a Alemanha e a França por não terem feito nada até agora para apoiá-lo e reiterou que não revelou nada que pudesse por vida de pessoas em risco. “Os governos dos dois países estavam procurando razões para me impedir de ir até lá”, afirmou.

Snowden pediu asilo político em vários países, incluindo a Alemanha. Os pedidos não tiveram sucesso. Na época do vazamento, apenas a Rússia se dispôs a recebê-lo.

Em entrevista à revista alemã Spiegel, o ex-analista fez um alerta sobre a ascensão de políticos populistas como o presidente dos EUA, Donald Trump, e o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson e afirmou que eles não devem ser considerados apenas “um desvio temporário da norma política”.

“Em todo o mundo, políticos e empresas entenderam que podem usar a tecnologia para poder influenciar o mundo em um nível novo”, ressaltou Snowden. O ex-analista disse ainda que considera o desenvolvimento técnico na internet perigo para todos. “Em um mundo de vigilância total, no qual total violação da lei será punida sem exceção, todas as pessoas serão criminosas”, destacou ao jornal Süddeutsche Zeitung.

Snowden defendeu ainda o fim da recolha de dados em massa, não somente a feita por serviços secretos, mas também por empresas como o Facebook e Google, e mostrou preocupação com esforços de governos em todo o mundo para tentar deslegitimar o jornalismo, suprimir direitos humanos e apoiar movimentos autoritários.

“O que é real está sendo propositalmente associado com o que é mentira por meio de tecnologias que são capazes de escalar essa fusão em uma confusão global sem precedentes”, ressaltou Snowden.

Em 2013, o ex-analista da NSA vazou milhares de documentos confidenciais, denunciando um gigantesco esquema de vigilância da NSA. Os dados relevaram que os serviços de inteligência coletavam registros telefônicos de milhares de americanos, além vasculhar e-mails privados em todo mundo e até espionar líderes internacionais.

Publicadas pelo portal The Intercept, do jornalista Glenn Greenwald, as revelações na época provocaram um enorme debate sobre a extensão da vigilância governamental conduzida por serviços secretos.

As entrevistas de Snowden a jornais alemães foram realizadas no âmbito do lançamento do livro de memória do ex-analista. Intitulado Permanent Record, a obra será lançada mundialmente em 17 de setembro.

O livro oferece um relato mais abrangente e pessoal sobre como Snowden revelou os dados secretos. A história também aborda sua infância e adolescência na década de 1980. Ele também trata de temas atuais.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …