Advogado de Snowden pede a Trump que EUA deixem de perseguir seu cliente

O advogado do ex-analista da Agência Nacional de Segurança (NSA) Edward Snowden pediu nesta terça-feira ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que suspenda a perseguição judicial de seu cliente.

“Temos grandes esperanças que o novo presidente dos Estados Unidos afronte esta questão de maneira sensata e tome a única decisão correta: acabar com a perseguição de Snowden, um homem que ama e sente saudades dos Estados Unidos”, disse o advogado Anatoli Kucherena a veículos de imprensa locais.

Kucherena, representante legal de Snowden desde que recebeu asilo na Rússia em 2013, afirmou que nesse caso Trump “aumentaria ainda mais sua autoridade”, já que com seu antecessor, Barack Obama, “este caso sempre esteve no plano político”.

Além disso, negou que a Rússia tenha recebido algum pedido de extradição de Snowden -reclamado pela Justiça dos EUA por pôr em perigo a segurança nacional ao roubar e desclassificar informação secreta- em relação com a chegada de Trump à Casa Branca.

Recentemente, o ex-sub-diretor da CIA Michael Morell afirmou em artigo que o presidente russo, Vladimir Putin, podia dar um “perfeito presente de posse” a Trump: a extradição de Edward Snowden.

Morell disse que a entrega de Snowden permitiria a Putin entabular boas relações pessoais com Trump, ao mesmo tempo que melhoraria a imagem da Rússia no mundo, proposta que foi rejeitada imediatamente pela Chancelaria russa.

Kucherena mantém que Snowden contribuiu com suas denúncias à vitória de Trump nas eleições presidenciais ao denunciar que “o governo americano viola gravemente os direitos humanos e está envolvido em atividades ilegais”.

As denúncias de Snowden que os serviços de inteligência espionavam não só seus próprios cidadãos, mas líderes estrangeiros, incluído de países aliados, “diminuiu pontos” dos democratas, precisou.

Snowden criticou durante a campanha eleitoral a candidata democrata, Hillary Clinton, por violar as regras no manejo de informação classificada, em alusão ao uso de seu e-mail privado quando exercia o cargo de secretária de Estado.

Em meados de janeiro, a Rússia prorrogou por três anos a permissão de residência a Snowden, por isso que a partir de 2020 poderia ter direito a solicitar a cidadania russa, segundo explicou hoje Kucherena.

“Hoje em dia, ele vive na Rússia e respeita as leis. Dedica muito tempo a atividades relacionadas com a sociedade civil e os direitos humanos”, disse e acrescentou que seu cliente oferece conferências com países ocidentais, já que “para Snowden não há fronteiras”.

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Aumento na densidade do espaço fora do sistema solar é descoberto pela sonda espacial Voyager

Em novembro de 2018, após uma viagem épica de 41 anos, a Voyager 2 finalmente cruzou a fronteira que marcava o limite da influência do Sol e entrou no espaço interestelar. Mas a missão da …

Polícia Federal faz operação de busca e apreensão na 77ª fase da Lava Jato

São sete mandatos no Rio de Janeiro e em Niterói contra suspeita de propina na Petrobras envolvendo pouco mais de três bilhões de litros de combustíveis. Por determinação da 13ª Vara Federal em Curitiba (PR), a …

Suspeitos de COVID-19 podem ter dados compartilhados com a polícia na Inglaterra

  As informações pessoais de suspeitos de contaminação pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) podem ser utilizadas pela polícia da Inglaterra para garantir que eles não quebrem o isolamento. De acordo com as informações oficiais, as autoridades poderão ter …

Jejum intermitente funciona? Este estudo indica que não

Um estudo recém publicado na revista médica “Jama Internal Medicine” mostra que a prática conhecida como jejum intermitente não traz benefícios para o corpo e, ainda, não promove perda de peso de fato. A pesquisa, …

Estudos corroboram correlação entre tipo sanguíneo e risco de covid-19

A suscetibilidade ao contágio com o vírus Sars-Cov-2 pode variar segundo o grupo sanguíneo: os indivíduos do grupo O tendem a um menor risco, enquanto os demais estão também potencialmente mais expostos a quadros clínicos …

Bolsonaro reforça que brasileiro não será obrigado a tomar vacina contra a COVID-19

Declaração do presidente acontece três dias depois de o governador João Doria informar que vacinação será obrigatória no estado de São Paulo. O presidente Jair Bolsonaro reforçou hoje (19) na saída do Palácio da Alvorada o …

Engenheiros criam sabre de luz real de plasma retrátil de 2.200°C que corta aço

Os engenheiros por trás do canal do YouTube “The Hacksmith” criaram o sabre de luz de “Star Wars” no mundo real que é quente o suficiente para derreter aço e até titânio em segundos. James Hobson, …

Evo Morales comemora vitória de seu candidato, Luis Arce, à presidência na Bolívia

De La Paz, na Bolívia, o candidato a presidente Luis Arce e, de Buenos Aires, na Argentina, o ex-presidente Evo Morales comemoram vitória nas eleições tanto para presidente quanto para o Congresso, realizadas neste …

Síndrome provoca mudança na coloração dos olhos em população nativa da Indonésia

Em um país cujo a vasta maioria da população possui cabelos e olhos escuros, uma rara síndrome genética ofereceu aos membros de uma tribo nativa da Indonésia uma impressionante condição: os mais impactantes e profundos …

Aula de spinning em academia no Canadá contaminou 61 pessoas com a COVID-19

Academias não são locais recomendados neste momento de pandemia, mesmo que alguns estabelecimentos estejam reabrindo com todas as medidas de segurança adequadas. Prova disso aconteceu recentemente em Hamilton, na província de Ontario, no Canadá, quando uma …