Oliver Stone relata dificuldades em filmar biografia de Snowden

gageskidmore / Flickr

O cineasta norte-americano Oliver Stone

O cineasta norte-americano Oliver Stone

O cineasta Oliver Stone diz que que os estúdios cinematográficos estão sob controle de empresas que não têm interesse que a história de um ex-agente de inteligência dos EUA, que vazou informações sobre vigilância em massa e hoje é exilado na Rússia, seja divulgada.

O cineasta norte-americano Oliver Stone relatou ter enfrentado mais dificuldades na filmagem de seu longa sobre a vida de Edward Snowden do que em outras produções biográficas como Nixon, W. e JFK, que abordaram a carreira política de presidentes dos EUA. Stone diz que empresas como a Apple e a BMW tentaram dificultar a produção.

“Houve tanto drama na produção do filme, quanto na tela”, disse o diretor – que completou 70 anos recentemente – durante o Festival de Cinema de Zurique. As informações são do jornal britânico The Independent.

Stone disse na ocasião que os estúdios cinematográficos estão sob controle de empresas que não têm interesse que a história de um ex-agente de inteligência dos EUA, que vazou informações sobre vigilância em massa e hoje é exilado na Rússia, seja divulgada.

O diretor afirmou ainda que teve reuniões com estúdios que não progrediram.

“Eles não dizem que vão mandar o projeto para o andar de cima para ser aprovado, porque eles estão constrangidos pelos advogados corporativos, que dizem ‘isso é já é demais, não queremos nos envolver porque estamos no meio de uma fusão com outra empresa e o governo e o Departamento de Justiça irão analisá-la”.

Empresas e governo

Ele citou como exemplos da influência corporativa sobre o cinema a BMW e a Apple. De acordo com Stone, ambas se colocaram contra seu projeto. Segundo seu relato, seu produtor alemão “realiza todos seus filmes com acordos com a BMW, mas eles disseram ‘não’, porque a filial disse que era ‘arriscado demais’”.

Quanto a Apple, Stone acredita que os problemas surgiram por conta do fato da companhia “ter sido indicada como uma das colaboradoras do Prism”. O Prism é justamente o programa de vigilância em massa clandestino denunciado por Snowden e que envolve empresas de tecnologia e agências governamentais.

Quanto a atuação do governo dos EUA, Stone também vê com preocupação sua influência sobre o cinema. “O governo influencia a produção de filmes também”, diz.

“Há um estudo apontando que o Pentágono e a CIA têm desempenhado um papel grande nas filmagens desde os anos 1990. Eles colaboram com séries de TV não apenas com dinheiro, eles dão conselhos, o que é melhor que patrocínio”.

Apesar do contexto político em que a cinebiografia de Snowden foi produzida, Stone afirma que é preciso balancear diversão e crítica. “O entretenimento vem primeiro, mas não se deve sacrificar a verdade por ele. A verdade é importante e meu objetivo é sempre descobrir mais coisas”.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …