Descoberta passagem misteriosa debaixo do (estranho) palco do Teatro de Shakespeare

DR MOLA

Revelado palco do Teatro Curtain que acolheu companhia de Shakespeare

Revelado palco do Teatro Curtain que acolheu companhia de Shakespeare

Arqueólogos britânicos conseguiram desenterrar o palco do chamado Teatro de Shakespeare, em Londres, e não é nada como se pensava. Além da “estranha forma”, o palco ainda tem debaixo dele uma misteriosa passagem.

Museu de Arqueologia de Londres (MOLA) anuncia que, ao fim de “escavações detalhadas de três meses”, há novos dados sobre o Teatro Curtain, localizado atrás de um pub de Londres, no bairro conhecido de Shoreditch.

Este teatro, inaugurado em 1577, acolheu a companhia de William Shakespeare, entre 1597 e 1599, e terá sido o primeiro palco de peças históricas como “Henrique V” e “Romeu e Julieta”.

O MOLA trabalhou durante vários meses no local e agora que terminaram as escavações, anuncia que está confirmado que o “teatro retangular foi construído propositadamente para performances e entretenimento”.

Numa nota no seu site, o MOLA também destaca a forma “estranha” do “palco retangular“, “muito mais longo do que se esperava”, e com evidências de uma “passagem misteriosa” por baixo dele.

O palco teria 14 metros de comprimento e somente cinco metros de largura, o que constitui um formato único entre os teatros da mesma altura, do reinado da rainha Isabel I de Inglaterra (1558-1625).

A origem da “box office

“Esta descoberta excitante pode transformar a nossa compreensão da evolução dos teatros isabelinos”, aponta a arqueóloga do MOLA, Heather Knight, citada pelo site Heritage Daily.

Knight também destaca que o estranho formato do palco “levanta questões sobre a função do teatro e o tipo de entretenimento que pode lá ter sido encenado”, bem como se pode ter “influenciado peças como Henrique V e Romeu e Julieta”.

O que é certo é que o Teatro de Shakespeare foi “uma das primeiras casas de diversão isabelinas onde as pessoas pagavam de fato dinheiro para ver performances e se divertirem”, destaca o MOLA.

DR MOLA

Vestígios de caixas cerâmicas de recolher dinheiro

Vestígios de caixas cerâmicas de recolher dinheiro

Os arqueólogos encontraram nas escavações “fragmentos de caixas de cerâmica” que eram usadas para recolher o dinheiro dos espectadores e depois levadas para um espaço para serem esmagadas, para contagem das moedas. “Este espaço era conhecido como box office, que é de fato a origem do termo que ainda hoje usamos”, salienta a nota do museu.

Foram ainda encontrados frascos de beber e cachimbos de barro, contas de vidro e alfinetes que podem ter pertencido aos fatos dos atores, o que nos dá “um vislumbre dos bastidores”, sustenta o MOLA.

Muitos mistérios por resolver

As análises pós-escavação vão agora focar-se na “relação entre a estranha forma do palco, a produção e encenação e as misteriosas áreas de bastidores”, destaca o Museu.

“O nosso plano é fazer mais análise das descobertas em profundidade e mais pesquisa que possa trazer alguma luz a alguns destes mistérios“, aponta Heather Knight.

Os vestígios encontrados estão salvaguardados com “uma membrana protetora e um tipo especial de areia de pH neutro” enquanto decorrem as obras de construção do mega-empreendimento The Stage que vai incluir 400 apartamentos de luxo, vários quilómetros quadrados de escritórios, lojas de retalho e espaços de lazer, além de um centro cultural que vai ter em exibição as descobertas feitas no Teatro Curtain.

SV, ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

George W. Bush: o suposto plano para matar ex-presidente dos EUA desbaratado pelo FBI

Um simpatizante do Estado Islâmico planejava assassinar o ex-presidente dos EUA George W. Bush, mas o plano foi descoberto pelo FBI (polícia federal americana), segundo autoridades dos Estados Unidos. O suspeito, um residente de Ohio, supostamente …

O que se sabe sobre misterioso surto de varíola dos macacos

Casos recentes da doença na América do Norte e Europa acenderam o alerta entre especialistas. Endêmico na África, vírus é transmitido por animais contaminados e por contato próximo prolongado entre pessoas. Autoridades de saúde na América …

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …