Soldado medieval encontrado com espada e facas no fundo de um lago da Lituânia

(dr) A. Matiukas

Mais de 500 anos atrás, o corpo de um soldado medieval assentou no fundo de um lago da Lituânia e por séculos ficou escondido sob a lama. Agora, esses restos submersos finalmente foram encontrados.

O esqueleto foi descoberto durante uma inspeção subaquática da velha ponte Dubingiai no lago Asveja, no leste da Lituânia. Embora o esqueleto estivesse sob uma camada de areia e lodo, a cena não era um cemitério, de acordo com a arqueóloga Elena Pranckėnaitė, pesquisadora da Universidade Klaipėda, Lituânia, de acordo com o Baltic News Service (BNS). Em vez disso, as correntes aquáticas provavelmente depositaram sedimentos que cobriram os restos mortais ao longo do tempo.

Cientistas da Faculdade de Medicina da Universidade de Vilnius, também na Lituânia, examinaram o corpo e relataram que a pessoa era do sexo masculino e que morreu no século 16, embora ainda não saibam por que morreu, segundo a BNS. Armas e outros itens recuperados do fundo do lago perto do corpo indicam a situação militar do morto, disse Pranckėnaitė ao portal Live Science.

Enterros humanos ligados à guerra já foram descobertos por toda a região, mas esta é a primeira vez que um soldado medieval foi descoberto debaixo d’água na Lituânia, disse Pranckėnaitė.

A ponte Dubingiai, uma das maiores pontes de madeira ainda em uso na Lituânia, foi construída em 1934, e suas vigas deterioradas estão sendo substituídas por metal, representantes da TEC Infrastructure, a empresa que supervisiona o projeto de reparo do Ministério dos Transportes e Comunicações, disse em um comunicado.

Arqueólogos colaboraram com mergulhadores amadores para realizar o levantamento, e os mergulhadores localizaram os restos a uma profundidade de 9 metros enquanto inspecionavam o sistema de suporte da ponte de madeira, de acordo com o comunicado.

Uma pesquisa de 1998 havia revelado que outra ponte ficava no mesmo lugar, datando do século 16 ou 17, na época em que o soldado medieval morreu, acrescentou Pranckėnaitė.

“Por enquanto, presumimos que os restos mortais descobertos podem estar ligados à antiga ponte que levava ao castelo Dubingiai, que ficava no topo da colina às margens do Lago Asveja”, disse ela.

Encontrar os restos mortais do soldado foi uma grande surpresa, mas igualmente surpreendente foi a notável preservação do esqueleto e dos artefatos. Os mergulhadores recuperaram um par de botas de couro com esporas; um cinto de couro com fivela; uma espada de ferro; “e duas facas com cabos de madeira”, escreveu Pranckėnaitė no e-mail. Uma equipe de arqueólogos, antropólogos e historiadores do Museu Nacional da Lituânia agora está trabalhando para conservar e interpretar os objetos.

Essa descoberta e os dados “são realmente ‘recentes’ e ainda precisam ser analisados ​​com cuidado”, disse Pranckėnaitė. “Esperamos ‘contar a história’ deste soldado pelo menos em um ano.”

 

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

George W. Bush: o suposto plano para matar ex-presidente dos EUA desbaratado pelo FBI

Um simpatizante do Estado Islâmico planejava assassinar o ex-presidente dos EUA George W. Bush, mas o plano foi descoberto pelo FBI (polícia federal americana), segundo autoridades dos Estados Unidos. O suspeito, um residente de Ohio, supostamente …

O que se sabe sobre misterioso surto de varíola dos macacos

Casos recentes da doença na América do Norte e Europa acenderam o alerta entre especialistas. Endêmico na África, vírus é transmitido por animais contaminados e por contato próximo prolongado entre pessoas. Autoridades de saúde na América …

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …