Soldado medieval encontrado com espada e facas no fundo de um lago da Lituânia

(dr) A. Matiukas

Mais de 500 anos atrás, o corpo de um soldado medieval assentou no fundo de um lago da Lituânia e por séculos ficou escondido sob a lama. Agora, esses restos submersos finalmente foram encontrados.

O esqueleto foi descoberto durante uma inspeção subaquática da velha ponte Dubingiai no lago Asveja, no leste da Lituânia. Embora o esqueleto estivesse sob uma camada de areia e lodo, a cena não era um cemitério, de acordo com a arqueóloga Elena Pranckėnaitė, pesquisadora da Universidade Klaipėda, Lituânia, de acordo com o Baltic News Service (BNS). Em vez disso, as correntes aquáticas provavelmente depositaram sedimentos que cobriram os restos mortais ao longo do tempo.

Cientistas da Faculdade de Medicina da Universidade de Vilnius, também na Lituânia, examinaram o corpo e relataram que a pessoa era do sexo masculino e que morreu no século 16, embora ainda não saibam por que morreu, segundo a BNS. Armas e outros itens recuperados do fundo do lago perto do corpo indicam a situação militar do morto, disse Pranckėnaitė ao portal Live Science.

Enterros humanos ligados à guerra já foram descobertos por toda a região, mas esta é a primeira vez que um soldado medieval foi descoberto debaixo d’água na Lituânia, disse Pranckėnaitė.

A ponte Dubingiai, uma das maiores pontes de madeira ainda em uso na Lituânia, foi construída em 1934, e suas vigas deterioradas estão sendo substituídas por metal, representantes da TEC Infrastructure, a empresa que supervisiona o projeto de reparo do Ministério dos Transportes e Comunicações, disse em um comunicado.

Arqueólogos colaboraram com mergulhadores amadores para realizar o levantamento, e os mergulhadores localizaram os restos a uma profundidade de 9 metros enquanto inspecionavam o sistema de suporte da ponte de madeira, de acordo com o comunicado.

Uma pesquisa de 1998 havia revelado que outra ponte ficava no mesmo lugar, datando do século 16 ou 17, na época em que o soldado medieval morreu, acrescentou Pranckėnaitė.

“Por enquanto, presumimos que os restos mortais descobertos podem estar ligados à antiga ponte que levava ao castelo Dubingiai, que ficava no topo da colina às margens do Lago Asveja”, disse ela.

Encontrar os restos mortais do soldado foi uma grande surpresa, mas igualmente surpreendente foi a notável preservação do esqueleto e dos artefatos. Os mergulhadores recuperaram um par de botas de couro com esporas; um cinto de couro com fivela; uma espada de ferro; “e duas facas com cabos de madeira”, escreveu Pranckėnaitė no e-mail. Uma equipe de arqueólogos, antropólogos e historiadores do Museu Nacional da Lituânia agora está trabalhando para conservar e interpretar os objetos.

Essa descoberta e os dados “são realmente ‘recentes’ e ainda precisam ser analisados ​​com cuidado”, disse Pranckėnaitė. “Esperamos ‘contar a história’ deste soldado pelo menos em um ano.”

 

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …