Misterioso castelo de 3 mil anos é encontrado no fundo de um lago na Turquia

Arqueólogos da Universidade Yüzüncü Yil encontraram um castelo de 3 mil anos escondido no fundo do Lago Van, na Turquia, centenas de metros abaixo da superfície.

A descoberta incrível foi preservada dentro do lago com uma qualidade surpreendente. O castelo abrange cerca de um quilômetro, com paredes de até 3 ou 4 metros, mantidas em boas condições pelas águas alcalinas turcas.

Os cientistas, liderados por Tahsin Ceylan, acreditam que a construção é uma relíquia da civilização Urartu, da Idade do Ferro, também chamada de Reino de Van, que prosperou na região durante os séculos IX a VI aC.

O nível de água do lago mudou de forma bastante dramática ao longo dos milênios e os cientistas acreditam que era muito menor no auge da sociedade urartuana do que é hoje, aumentando lentamente ao longo do tempo até cobri-la parcialmente.

Os arqueólogos também estudam outras partes do antigo assentamento.

“Muitas civilizações e pessoas se instalaram ao redor do Lago Van. Chamavam o lago de o ‘mar superior’ e acreditavam que tinha muitas coisas misteriosas. Com esta crença em mente, estamos trabalhando para revelar seus ‘segredos’”, disse Ceylan.

A equipe ainda não conseguiu verificar quão profundamente enterradas estão as paredes do castelo sob o sedimento no lago. Além disso, será necessário mais trabalho de campo para descobrir mais sobre a estrutura e as pessoas que viviam dentro dela.

No ano passado, a equipe de pesquisa também descobriu um campo de estalagmites de 4 quilômetros quadrados, que chamaram de “chaminés de fadas subaquáticas”, sob o lago. As lápides parecem ser da época dos seldjuques, um povo nômade turco de há cerca de mil anos.

No início deste ano, foi anunciada ainda a descoberta de um navio russo que deve ter afundado no lago em 1948.

Ciberia // HypeScience / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Cientistas rebatem decisão da China de coletar DNA de homens e meninos

Um relatório que revelou que a China está coletando DNA de milhões de pessoas para ajudar a solucionar crimes. Essa informação tem levantado preocupações entre os pesquisadores sobre privacidade e consentimento, sob o argumento de que …

China revela análise de substância estranha encontrada na Lua em 2019

Em julho de 2019, a equipe da missão chinesa Chang'e 4 encontrou uma substância estranha na Lua. A descoberta foi anunciada em agosto do mesmo ano, chamando a atenção da comunidade científica, mas nada foi …

Cientistas alertam OMS para transmissão aérea do coronavírus além de dois metros

A transmissão aérea do novo coronavírus interpela os especialistas desde o início da pandemia. Nessa segunda-feira, um grupo de 239 cientistas alertou as autoridades de saúde do mundo inteiro, e em particular a OMS, …

Governo tem que tirar garimpeiros de terras yanomami em 15 dias para começar a enfrentar covid-19 em áreas indígenas

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região determinou que o Governo Federal deveria retirar os garimpeiros das terras yanomami de Roraima como medida para conter o avanço do novo coronavírus nos territórios indígenas. A decisão liminar …

Encontrada a origem da vida no universo

Uma estrela morre por segundo no universo. Mas esses objetos estelares não somem totalmente, algo sempre fica para trás. Certas estrelas entram em supernova, que geram um buraco negro ou uma estrela de nêutrons, enquanto a …

Bolsonaro afirma que está com covid-19

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta terça-feira (07/07) que seu exame para detectar a covid-19 teve resultado positivo. Bolsonaro, de 65 anos, se submeteu ao exame na segunda-feira, após dizer que estava sentindo sintomas leves da …

Caso de peste bubônica é confirmado na China

Enquanto o mundo vem buscando tratamentos para a pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2), antigas doenças e ameças podem ressurgir, como um sinal de alerta para a sociedade. É esse o caso relatado pelas autoridades da saúde …

Petição que substituir estátua de Cristóvão Colombo por uma do músico Prince

O histórico processo de revisão das estátuas, nomes de rua e outras homenagens a personagens ligados ao racismo ou outros massacres étnicos prevê a retirada de tais homenagens, mas não somente: figuras efetivamente merecedoras dos …

EUA podem proibir aplicativos chineses, incluindo TikTok, diz secretário de Estado

Mike Pompeo já acolheu uma medida semelhante da Índia, que emitiu uma ordem provisória bloqueando o TikTok e outros 58 aplicativos ligados à China em meio ao primeiro choque fronteiriço mortal em décadas. O secretário de …

Brasil tem mais de 65 mil mortes por covid-19

O Brasil superou a marca de 65 mil mortos por covid-19 nesta segunda-feira (06/07), segundo dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Ministério da Saúde. Foram 620 óbitos registrados nas últimas …