Suécia usa método mais nojento do mundo para reciclar lixo

Ser “verde” exige ter força de vontade e, às vezes, até mesmo um bom estômago. Pelo menos isso é verdade na Suécia, que parece ser pioneira nesta área – mas que usa o método mais nojento de reciclagem de restos de comida.

Um aviso para os hipersensíveis: esta matéria fala sobre larvas.

Uma pesquisa da Universidade Agrícola de Uppsala, na Suécia, revela que a transformação de restos de produtos alimentícios em forragem para animais usando larvas tem uma série de vantagens em comparação com outros métodos de reciclagem de resíduos alimentares.

Este projeto recentemente recebeu financiamento para construção de uma planta experimental na cidade sueca de Eskilstuna, onde milhões de larvas famintas comerão pelo menos uma tonelada de lixo por dia.

“É como ficar com o santo e a esmola. Estamos prontos para substituir a alimentação nociva para a ecologia e, como bônus, ganhar mais gerindo o lixo”, disse à Sveriges Radio Bjorn Vinneras, professor da Universidade Agrícola de Uppsala.

“Para atingir o nível de consumo de uma tonelada, precisamos aproximadamente de meio milhão de larvas por dia“, observou Bjorn Vinneras.

A Universidade sustenta que este tipo de “produção de comida para animais” usando larvas em grande escala se tornará uma opção interessante para os municípios, bem como para a indústria. De acordo com Bjorn Vinneras, é tecnicamente muito mais fácil construir uma planta com larvas do que uma de biogás.

Por outro lado, este tipo de “forragem” contém proteínas importantes para alimentação animal.

Podemos duplicar as receitas obtendo um produto que tem um alto valor comercial. As proteínas têm um alto preço hoje no mercado mundial”, disse Bjorn Vinneras, sustentando que a alimentação animal produzida com vermes é mais substancial do que a de soja ou de farinha de peixe.

Há apenas um problema – as reivindicações legítimas de quem não concorda com este método. Hoje na União Europeia continua a ser proibido alimentar gado usando insetos criados com substâncias animais.

No entanto, Vinneras espera uma alteração da legislação, devido à grande pressão nos legisladores da UE por parte de agricultores, que gostariam de usar insetos como fonte de proteína barata.

A planta experimental será construída no próximo outono, graças ao financiamento da empresa energética sueca Eskilstuna Energy e da Agência Sueca de Proteção Ambiental.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

O fenômeno "água morta", observado a mais de cem anos, é finalmente explicado

Finamente uma equipe com especialistas de múltiplas áreas CNRS e da Universidade de Poitiers, ambas na França, decifrou a misteriosa ocorrência pela primeira vez. O estranho é fenômeno que desacelera navios ou faz que eles parem …

Pode mesmo haver vida nas nuvens de Vênus, dizem cientistas

Quem gosta de astronomia não deve saber que Vênus não é o mais habitável dos planetas. Com temperaturas em torno de 470ºC e com uma atmosfera formada por dióxido de carbono e nitrogênio noventa vezes …

Cientistas rebatem decisão da China de coletar DNA de homens e meninos

Um relatório que revelou que a China está coletando DNA de milhões de pessoas para ajudar a solucionar crimes. Essa informação tem levantado preocupações entre os pesquisadores sobre privacidade e consentimento, sob o argumento de que …

China revela análise de substância estranha encontrada na Lua em 2019

Em julho de 2019, a equipe da missão chinesa Chang'e 4 encontrou uma substância estranha na Lua. A descoberta foi anunciada em agosto do mesmo ano, chamando a atenção da comunidade científica, mas nada foi …

Cientistas alertam OMS para transmissão aérea do coronavírus além de dois metros

A transmissão aérea do novo coronavírus interpela os especialistas desde o início da pandemia. Nessa segunda-feira, um grupo de 239 cientistas alertou as autoridades de saúde do mundo inteiro, e em particular a OMS, …

Governo tem que tirar garimpeiros de terras yanomami em 15 dias para começar a enfrentar covid-19 em áreas indígenas

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região determinou que o Governo Federal deveria retirar os garimpeiros das terras yanomami de Roraima como medida para conter o avanço do novo coronavírus nos territórios indígenas. A decisão liminar …

Encontrada a origem da vida no universo

Uma estrela morre por segundo no universo. Mas esses objetos estelares não somem totalmente, algo sempre fica para trás. Certas estrelas entram em supernova, que geram um buraco negro ou uma estrela de nêutrons, enquanto a …

Bolsonaro afirma que está com covid-19

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta terça-feira (07/07) que seu exame para detectar a covid-19 teve resultado positivo. Bolsonaro, de 65 anos, se submeteu ao exame na segunda-feira, após dizer que estava sentindo sintomas leves da …

Caso de peste bubônica é confirmado na China

Enquanto o mundo vem buscando tratamentos para a pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2), antigas doenças e ameças podem ressurgir, como um sinal de alerta para a sociedade. É esse o caso relatado pelas autoridades da saúde …

Petição que substituir estátua de Cristóvão Colombo por uma do músico Prince

O histórico processo de revisão das estátuas, nomes de rua e outras homenagens a personagens ligados ao racismo ou outros massacres étnicos prevê a retirada de tais homenagens, mas não somente: figuras efetivamente merecedoras dos …