Descoberta super-Terra gelada e sombria muito perto do Sistema Solar

ESO / M. Kornmesser

Impressão artística da superfície do Barnard b

Uma equipe internacional de astrônomos descobriu um planeta fora do Sistema Solar que é o segundo mais próximo da Terra, e tem uma massa 3,2 vezes superior à terrestre, divulgou o Observatório Europeu do Sul (OES).

De acordo com um comunicado do OES divulgado esta semana, trata-se do exoplaneta ‘Estrela de Barnard b’, que fica a seis anos-luz Terra, e que, devido às suas dimensões, pertence à categoria de planetas classificados como ‘Super-Terra’.

O planeta extrassolar em questão, que orbita a Estrela de Barnard, a estrela que “se desloca mais depressa no céu noturno”, é gelado e tem pouca luz, sendo, por isso, hostil para a vida como é conhecida, apesar da proximidade com a sua estrela.

A Estrela de Barnard é uma anã vermelha, uma estrela fria de pequena massa que dá ao seu planeta o equivalente a apenas 2% da energia que a Terra recebe do Sol, refere o OES.

Para a descoberta, consequência de uma extensa campanha de observação cujos resultados serão publicados na Nature, foram usados sete instrumentos de vários telescópios, incluindo o caçador de planetas HARPS do OES. Os dados analisados pelos astrônomos são provenientes de centenas de medições feitas durante 20 anos.

“Após uma análise cuidadosa, estamos 99% confiantes de que o planeta é real”, afirma, citado no comunicado do Observatório Europeu do Sul, o líder da equipe de astrônomos, Ignasi Ribas, do Instituto de Estudos Espaciais da Catalunha, na Espanha.

Os cientistas vão continuar a observar a Estrela de Barnard para “excluir possíveis, mas improváveis, variações naturais do brilho” da estrela, “que poderiam ser confundidas com um planeta”.

Um dos instrumentos utilizados, o espetrógrafo HARPS, consegue detectar variações na velocidade de uma estrela, variações que os astrônomos atribuem à presença de planetas na órbita. “À medida que um planeta orbita sua estrela, a atração gravitacional faz com que a estrela oscile ligeiramente”, explica o OES.

O planeta fora do Sistema Solar que está mais perto da Terra é o Proxima Centauri b, que orbita a estrela Proxima Centauri, igualmente uma anã vermelha, a 4,2 anos-luz do ‘planeta azul’, na constelação de Centauro.

Descoberto em 2016, o Proxima Centauri b encontra-se na chamada zona habitável, a uma distância da estrela hospedeira que lhe permite ter condições eventuais para abrigar água líquida na superfície, essencial para a existência da vida como se conhece.

Ciberia, Lusa // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

EUA: conheça a região com a maior taxa de mortalidade por Covid-19 no mundo

Mais de 12 milhões de pessoas estão contaminadas pela Covid-19 nos Estados Unidos. Mas o vírus não ataca o país de maneira equitativa. Os estados do centro assistem a uma progressão acelerada da epidemia …

Osmar Terra, negacionista da pandemia, está internado com covid-19 em UTI

O deputado federal Osmar Terra (MDB-RS), um dos maiores negacionistas da pandemia e fomentador de fake news sobre o novo coronavírus, está internado com covid-19 em um hospital em Porto Alegre. Segundo comunicado do Hospital São …

Detalhe microscópico revela segredos de retratos egípcios de 1.800 anos

Análise das partículas da tinta revelou novas informações sobre os retratos enterrados ao lado das múmias egípcias há mais de 1.800 anos. A pintura Retrato do Homem Barbudo foi feita entre 170 e 180 d.C. e …

Ação da polícia contra migrantes em Paris gera críticas

Forças de segurança desmontam de forma violenta acampamento improvisado no centro da capital francesa. Ministro do Interior diz que imagens são chocantes. Ação ocorre na véspera de votação de lei que favorece polícia. A ação da …

Pandemia gera escassez de matéria-prima e faz preços subirem no Brasil

Por três vezes ao longo do mês de outubro, Diogo Murrieta, dono da pizzaria La-Nápoles, em Belém do Pará, tentou comprar as embalagens de papelão nas quais suas pizzas são entregues aos clientes e não …

Quando as crianças dominaram o mundo: uma sociedade paralela que parece saída da ficção

Na virada do século XIX para o século XX, os jovens, aqueles que já não mais eram crianças mas ainda não haviam entrado para o mercado de trabalho e se tornado adultos, sequer eram vistos …

Sem reconhecer derrota, Trump autoriza início de transição para administração Biden

Mais de duas semanas após o anúncio da vitória de Joe Biden na eleição presidencial americana, Donald Trump autorizou nessa segunda-feira o início do processo de transição para a administração do democrata, mas não …

Os estados quânticos mais extremos são descobertos por cientistas

Pela primeira vez, físicos descobriram uma maneira de definir matematicamente o grau de quanticidade que qualquer coisa — seja partícula, átomo, molécula ou mesmo um planeta — exibe A partícula de luz é uma bola zunindo …

Itália supera a marca de 50 mil mortos por COVID-19

Primeiro país ocidental a registrar casos da doença torna-se o sexto do mundo a alcançar esta marca. País é o que mais teve mortes no continente nos últimos dias. O governo italiano informou nesta segunda-feira (23) …

Covid-19: EUA pretendem lançar campanha de vacinação em dezembro

O país, o mais atingido pela epidemia no mundo, espera vacinar sua população 24 horas após a concessão da autorização de emergência pelo FDA, a agência americana reguladora de medicamentos. A reunião pública de …