Fim do mundo: conseguirá Terra sobreviver à explosão do Sol?

Planetas rochosos formados por elementos densos são os mundos que mais provavelmente sobreviveriam à morte explosiva de uma estrela, descobriram os astrônomos, mas o que isso significa para o futuro da Terra?

Quando uma estrela com pouca massa, como o Sol, queima o todo o seu combustível, ela expande suas camadas externas até se transformar em uma gigante vermelha. Essas camadas externas se espalham nas proximidades da estrela, ameaçando causar a completa destruição de qualquer planeta que esteja no seu caminho.

Após isso, a gigante vermelha se encolhe e transforma em uma estrela altamente densa, chamada anã branca, que irá aos poucos perdendo o calor durante trilhões de anos.

Qualquer planeta que ficar no seu caminho durante este cataclismo cósmico seria extremamente afortunado se conseguisse sobreviver. Mas existem vários planetas em particular que estão melhor adaptados para resistir a essa tempestade.

Astrônomos da Universidade de Warwick, no Reino Unido, descobriram que os pequenos planetas rochosos são os que têm mais probabilidades de sobreviver à morte explosiva de uma estrela. Esses incríveis resultados foram publicados no jornal Monthly Notices da Real Sociedade Astronômica britânica.

Os astrônomos investigaram os efeitos da morte estelar em planetas de vários tamanhos, desde os assim chamados planetas superterras até aos pequenos exoplanetas.

Dimitri Veras, do Departamento de Física do Instituto de Warwick, disse que o estudo realizado é o primeiro estudo específico dedicado à investigação dos efeitos dos fluxos entre as anãs brancas e os planetas, informa Daily Express. O que os resultados da pesquisa podem significar para a futura segurança da Terra?

Astrônomos preveem que o nosso Sol, que tem 4,6 bilhões de anos, continuará queimando as suas reservas de energia por mais 5 bilhões de anos até se transformar em uma gigante vermelha. Mas quando isso acontecer os astrônomos não estão absolutamente certos do que irá acontecer com um planeta de “multicamadas” como a nossa Terra.

Mas na sua essência os planetas uniformes constituídos majoritariamente de elementos mais densos e mais pesados, tais como metais pesados, têm boas possibilidades de sobrevivência.

Outro fator que é preciso ter em conta é a distância a que o planeta se localiza da estrela moribunda. A Terra está a 149,6 milhões de quilômetros do Sol, uma distância que é conhecida como unidade astronômica.

Os astrônomos da Universidade pensam que a distância segura até à estrela é de um terço da distância entre o Sol e Mercúrio. Mercúrio se localiza a uma distância de 57,9 milhões de quilômetros do Sol.

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …