Especialista explica por que o Super Tucano é o avião ideal para combater o Boko Haram

Na semana passada o governo da Nigéria revelou a intenção de dar encaminhamento a aquisição de 12 aviões de ataque leve A-29 Super Tucano, da brasileira Embraer Defesa & Segurança (EDS).

A intenção com a compra da aeronave turboélice brasileira é empregá-la em missões contra o grupo terrorista Boko Haram. O valor do negócio ainda não foi divulgado oficialmente, mas especialistas estimam que o valor chegue a US$ 250 milhões.

Em entrevista à Sputnik News, Roberto Godoy, jornalista especializado em armamento e defesa, diz que a história de combate da aeronave brasileira faz com que ela seja ideal para as operações contra a organização extremista islâmica.

Segundo ele, o Super Tucano teve muito sucesso em operações contra as Farc, na Colômbia, e há similaridades entre os dois países.

Em certa medida o cenário é parecido. Mata fechada, selva, clima tropical, condições meteorológicas adversas, nem sempre você tem base operacional em boas condições de uso, na Nigéria há muitas situações em que as pistas não são pavimentadas, por exemplo”, citou, fazendo referência às condições de algumas pistas brasileiras.

O Super Tucano é usado por 14 forças armadas ao redor do mundo e acumula 46 mil horas de combate e 360 mil horas de voo. Pode levar até 1,5 tonelada de foguetes ar-terra e bombas guiadas, inteligentes. Nas asas, duas metralhadoras.50.

“O fato de o Super Tucano incorporar tecnologias digitais e eletrônicas de bordo ajuda extraordinariamente. É como se você tivesse os recursos tecnológicos de combate de um caça supersônico avançado em um avião pequeno, leve a um custo relativamente barato”, afirmou Godoy. Estima-se que a hora de voo de um Super Tucano custe algo em torno de R$ 1500.

O pacote definido entre a Embraer e a Nigéria inclui equipamento de instrução de manutenção, simulador de voo, peças e componentes, sistemas de missão — primária e alternativa, além de amplo programa de serviços logísticos.

“É um avião muito ágil, embora ele não tenha uma velocidade final extraordinária, ele voa na faixa de 590 km/h, ele consegue otimizar as condições de uso do armamento que ele leva. Uma bomba de precisão, por exemplo, pode ser disparada com maior precisão ainda a partir dele”, disse o jornalista.

As Forças Armadas da Nigéria têm falhado no combate ao Boko Haram, principalmente na região norte do país, controlada pelo grupo.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Calheiros anuncia nome das 14 pessoas que passaram de testemunhas a investigados na CPI da Covid

Segundo senador, é preciso mudar o "patamar" da investigação pois já há provas e indícios concretos contra as pessoas inseridas na lista, que agora será encaminhada ao presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM). Nesta sexta-feira (18), …

Turistas “madrugam” para visitar Disneyland Paris, que reabre após oito meses por causa da pandemia

Depois de oito meses de portas fechadas, o parque Disneyland Paris reabriu para o público nesta quinta-feira (17). A atração, um dos principais destinos turísticos da Europa, volta a funcionar, mas mantém medidas sanitárias …

Cientistas desvendam mistério de 'apagamento' de estrela gigante Betelgeuse

Astrônomos dizem que solucionaram o mistério sobre por que uma das mais conhecidas estrelas que iluminava o céu à noite começou a perder o brilho há cerca de um ano. Betelgeuse, uma supergigante vermelha da …

Portugal isola Lisboa para conter disseminação de variante

Em meio a alta de casos e difusão da variante delta do coronavírus, detectada inicialmente na Índia, governo português restringe circulação para dentro e para fora da região metropolitana da capital no fim de semana. Em …

Astrônomos descobrem as maiores estruturas giratórias conhecidas no universo

Tentáculos de galáxias com centenas de milhões de anos-luz de comprimento podem ser os maiores objetos giratórios do universo, um novo estudo descobriu. Corpos celestes muitas vezes giram, planetas, estrelas e galáxias. No entanto, aglomerados gigantes …

Facebook implementa software de IA capaz de detectar fotos e vídeos falsos

Os deepfakes são arquivos de mídia, incluindo fotos, vídeos e áudio, editados através de inteligência artificial (IA), que fornecem alto realismo e muitas vezes causam confusão após serem compartilhados nas redes sociais. Na quarta-feira (16), os …

China envia três astronautas para sua estação espacial

Grupo deverá ficar três meses no espaço e colocar em funcionamento o módulo central da estação espacial Tiangong. China não participa da ISS por decisão dos EUA. A primeira missão tripulada enviada pela China para a …

Putin “não quer Guerra Fria com EUA”, diz Biden após encontro com presidente russo

Os presidentes dos Estados Unidos, Joe Biden, e da Rússia, Vladimir Putin, participaram nesta quarta-feira (16) de uma esperada reunião bilateral. O encontro realizado em Genebra acontece em um contexto de forte tensão entre …

Variante lambda do coronavírus: o que se sabe sobre mutação que se espalha pela América do Sul e preocupa OMS

Os vírus usam técnicas diferentes para continuar infectando as pessoas. E o caso da covid-19 não é exceção. As versões atuais da doença estão se espalhando muito mais facilmente do que a original, que surgiu na …

Embaixadores da Rússia e dos EUA "regressam ao trabalho", diz Putin após cúpula com Biden

A Rússia e os EUA acordaram o regresso de seus embaixadores, informou Vladimir Putin. Vladimir Putin, presidente da Rússia, disse, após conversas com seu homólogo americano Joe Biden, que os embaixadores russo e norte-americano voltam …