Especialista explica por que o Super Tucano é o avião ideal para combater o Boko Haram

Na semana passada o governo da Nigéria revelou a intenção de dar encaminhamento a aquisição de 12 aviões de ataque leve A-29 Super Tucano, da brasileira Embraer Defesa & Segurança (EDS).

A intenção com a compra da aeronave turboélice brasileira é empregá-la em missões contra o grupo terrorista Boko Haram. O valor do negócio ainda não foi divulgado oficialmente, mas especialistas estimam que o valor chegue a US$ 250 milhões.

Em entrevista à Sputnik News, Roberto Godoy, jornalista especializado em armamento e defesa, diz que a história de combate da aeronave brasileira faz com que ela seja ideal para as operações contra a organização extremista islâmica.

Segundo ele, o Super Tucano teve muito sucesso em operações contra as Farc, na Colômbia, e há similaridades entre os dois países.

Em certa medida o cenário é parecido. Mata fechada, selva, clima tropical, condições meteorológicas adversas, nem sempre você tem base operacional em boas condições de uso, na Nigéria há muitas situações em que as pistas não são pavimentadas, por exemplo”, citou, fazendo referência às condições de algumas pistas brasileiras.

O Super Tucano é usado por 14 forças armadas ao redor do mundo e acumula 46 mil horas de combate e 360 mil horas de voo. Pode levar até 1,5 tonelada de foguetes ar-terra e bombas guiadas, inteligentes. Nas asas, duas metralhadoras.50.

“O fato de o Super Tucano incorporar tecnologias digitais e eletrônicas de bordo ajuda extraordinariamente. É como se você tivesse os recursos tecnológicos de combate de um caça supersônico avançado em um avião pequeno, leve a um custo relativamente barato”, afirmou Godoy. Estima-se que a hora de voo de um Super Tucano custe algo em torno de R$ 1500.

O pacote definido entre a Embraer e a Nigéria inclui equipamento de instrução de manutenção, simulador de voo, peças e componentes, sistemas de missão — primária e alternativa, além de amplo programa de serviços logísticos.

“É um avião muito ágil, embora ele não tenha uma velocidade final extraordinária, ele voa na faixa de 590 km/h, ele consegue otimizar as condições de uso do armamento que ele leva. Uma bomba de precisão, por exemplo, pode ser disparada com maior precisão ainda a partir dele”, disse o jornalista.

As Forças Armadas da Nigéria têm falhado no combate ao Boko Haram, principalmente na região norte do país, controlada pelo grupo.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …