Suspeito de atentado contra Maduro morre; governo afirma que ele se suicidou

Miguel Gutiérrez / EPA

Fernando Albán, político e líder opositor de Nicolás Maduro, morreu na noite desta segunda-feira (8) nas instalações do Serviço Bolivariano de Inteligência Nacional (Sebin) da Venezuela. As autoridades afirmam que se tratou de suicídio, mas a oposição não aceita esta versão.

A tese das autoridades é compartilhada pelo próprio procurador-geral da Venezuela. Tarek William Saab reforçou nesta terça-feira (9) a informação das autoridades oficiais de que o líder opositor Fernando Albán cometeu suicídio, após a oposição acusar o regime de tê-lo assassinado.

De acordo com Saab, que falou à televisão estatal VTV, “o cidadão pediu para ir ao banheiro e, de lá, se jogou do décimo andar” da sede do Serviço Bolivariano de Inteligência. O procurador-geral anunciou que haverá uma “investigação completa”.

O ministro do Interior e da Justiça, Nestor Reverol, disse que Fernando Albán cometeu suicídio quando ia ser transferido para o tribunal, referindo ainda que o opositor estava “envolvido em atos de desestabilização dirigidos do estrangeiro”.

Fernando Albán estava preso desde 5 de outubro, sendo acusado de envolvimento no suposto atentado contra o presidente Nicolás Maduro, em agosto passado.

(dv) Fernando Albán / Twitter

Fernando Albán

“Não é suicídio, é homicídio”

Nesta segunda-feira à noite, dezenas de pessoas participaram de uma vigília com velas em frente à sede da polícia secreta enquanto gritavam, sob a vigilância de policiais que os cercavam: “não é um suicídio, é um homicídio”.

O partido da oposição venezuelano Primeiro Justiça (PJ), do vereador Fernando Albán, assegurou que o político foi “assassinado às mãos do regime de Nicolás Maduro”, recusando aceitar a tese de suicídio.

“Com profunda dor e sede de justiça nos dirigimos ao povo da Venezuela, especialmente aos justiceiros de todo o país, para informar que o vereador Fernando Albán morreu assassinado às mãos do regime de Nicolás Maduro nos Serviços Secretos da Plaza Venezuela”, disse o partido em breve comunicado.

No comunicado, o partido indicou que Albán “era um homem forte e de profundos valores cristãos”, e acusou o procurador Tarek Saab de ser um “reconhecido carrasco da ditadura”.

Júlio Borges, fundador do partido Primeiro Justiça e atualmente exilado na Colômbia, disse, citado pela rádio portuguesa Renascença, que o líder da oposição estaria pressionado a denunciar “uma série” de pessoas.

“É impossível que uma pessoa de profunda convicção católica tenha se suicidado. Todos os que falaram com [Albán] o viram sólido, forte e com convicções”, disse o dirigente da oposição venezuelana.

“Exigimos a verdade das coisas e declaramos que essa dolorosa situação demonstra o pior da ditadura: um sistema de morte que penetra na consciência de quem defende a liberdade na Venezuela”, afirmou o partido, que também pede justiça.

Albán era vereador no município de Libertador, nos arredores da capital venezuelana, Caracas, sede de todos os poderes públicos e território considerado sede do chavismo governante.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …