Suspeito de atentado contra Maduro morre; governo afirma que ele se suicidou

Miguel Gutiérrez / EPA

Fernando Albán, político e líder opositor de Nicolás Maduro, morreu na noite desta segunda-feira (8) nas instalações do Serviço Bolivariano de Inteligência Nacional (Sebin) da Venezuela. As autoridades afirmam que se tratou de suicídio, mas a oposição não aceita esta versão.

A tese das autoridades é compartilhada pelo próprio procurador-geral da Venezuela. Tarek William Saab reforçou nesta terça-feira (9) a informação das autoridades oficiais de que o líder opositor Fernando Albán cometeu suicídio, após a oposição acusar o regime de tê-lo assassinado.

De acordo com Saab, que falou à televisão estatal VTV, “o cidadão pediu para ir ao banheiro e, de lá, se jogou do décimo andar” da sede do Serviço Bolivariano de Inteligência. O procurador-geral anunciou que haverá uma “investigação completa”.

O ministro do Interior e da Justiça, Nestor Reverol, disse que Fernando Albán cometeu suicídio quando ia ser transferido para o tribunal, referindo ainda que o opositor estava “envolvido em atos de desestabilização dirigidos do estrangeiro”.

Fernando Albán estava preso desde 5 de outubro, sendo acusado de envolvimento no suposto atentado contra o presidente Nicolás Maduro, em agosto passado.

(dv) Fernando Albán / Twitter

Fernando Albán

“Não é suicídio, é homicídio”

Nesta segunda-feira à noite, dezenas de pessoas participaram de uma vigília com velas em frente à sede da polícia secreta enquanto gritavam, sob a vigilância de policiais que os cercavam: “não é um suicídio, é um homicídio”.

O partido da oposição venezuelano Primeiro Justiça (PJ), do vereador Fernando Albán, assegurou que o político foi “assassinado às mãos do regime de Nicolás Maduro”, recusando aceitar a tese de suicídio.

“Com profunda dor e sede de justiça nos dirigimos ao povo da Venezuela, especialmente aos justiceiros de todo o país, para informar que o vereador Fernando Albán morreu assassinado às mãos do regime de Nicolás Maduro nos Serviços Secretos da Plaza Venezuela”, disse o partido em breve comunicado.

No comunicado, o partido indicou que Albán “era um homem forte e de profundos valores cristãos”, e acusou o procurador Tarek Saab de ser um “reconhecido carrasco da ditadura”.

Júlio Borges, fundador do partido Primeiro Justiça e atualmente exilado na Colômbia, disse, citado pela rádio portuguesa Renascença, que o líder da oposição estaria pressionado a denunciar “uma série” de pessoas.

“É impossível que uma pessoa de profunda convicção católica tenha se suicidado. Todos os que falaram com [Albán] o viram sólido, forte e com convicções”, disse o dirigente da oposição venezuelana.

“Exigimos a verdade das coisas e declaramos que essa dolorosa situação demonstra o pior da ditadura: um sistema de morte que penetra na consciência de quem defende a liberdade na Venezuela”, afirmou o partido, que também pede justiça.

Albán era vereador no município de Libertador, nos arredores da capital venezuelana, Caracas, sede de todos os poderes públicos e território considerado sede do chavismo governante.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Receita afirma que "só rico lê" e reforça preconceito de classe brasileiro

A Receita Federal deseja manter o projeto que cobra impostos sobre livros. Através da mesclagem entre PIS e Cofins, a nova CBS (Contribuição sobre bens e serviços), uma espécie de imposto sobre valor agregado, o …

Tribunal europeu dá aval a vacinação obrigatória

Corte de direitos humanos diz que medida pode ser necessária em sociedades democráticas e abre precedente no combate à covid-19. Tribunal julgava ação de famílias tchecas que se recusaram a vacinar os filhos. O Tribunal Europeu …

Covid-19: Governo chinês recompensa quem se vacina distribuindo ovos

Primeiro país afetado pela Covid-19, mas também o primeiro a se recuperar da pandemia, a China ainda encontra dificuldades para convencer sua população a se vacinar contra o coronavírus. O governo em algumas regiões …

Bloomberg revela planos de Biden de cortar orçamento do Pentágono

A administração Biden alegadamente pretende propor ao Pentágono um orçamento menor do que sob a administração Trump, reportou a agência Bloomberg citando três fontes. De acordo com agência, o orçamento será US$ 7 bilhões menor (cerca …

Cientistas revelam ameaça de grande desabamento de plataformas de gelo na Antártida

Novo estudo demonstrou que mais de um terço da área das plataformas de gelo na Antártida pode cair no mar se as temperaturas globais aumentarem em quatro graus, em comparação com o nível pré-industrial. De acordo …

“É como um lindo instrumento”: mais de 2 mil microfones desvendam o mistério o zunido dos beija-flores

O beija-flor faz um agradável zumbido quando paira na frente das flores para se alimentar. Mas só agora ficou claro como suas asas gera o som harmônico enquanto bate suas asas a impressionantes 40 vezes …

Barroso determina que presidente do Senado instale "CPI da covid"

Pedido para criar a comissão foi protocolado no início de fevereiro, mas Rodrigo Pacheco resistia. Colegiado deve apurar irregularidades e pode gerar desgaste ao governo. O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou …

Cientistas descobrem segredo do computador de mais de 2 mil anos

A Máquina de Anticítera permanecia há mais de um século como um dos grandes mistérios do planeta até março desse ano: espécie de primeiro computador da história, o mecanismo com mais de 2 mil anos …

Família real britânica: morre príncipe Philip, marido da rainha Elizabeth 2ª

O príncipe Philip, marido da rainha Elizabeth 2ª, morreu nesta sexta-feira (09/04) aos 99 anos, anunciou o Palácio de Buckingham. Em um comunicado, o palácio disse: "É com profunda tristeza que Sua Majestade a Rainha anunciou …

Dinamarca suspende vistos e se torna 1° país europeu a ordenar retorno de refugiados à Síria

A Dinamarca acredita que a situação na província de Damasco se encontra atualmente estabilizada e decidiu suspender as autorizações de residência temporária de várias centenas de sírios. Trata-se do primeiro país europeu a ordenar …