Assim Taiwan conseguiu conter o surto de coronavírus

(dr)

Mesmo ficando ao lado da China, ilha tem menos de 50 casos de covid-19. Especialistas dizem que ação rápida e efetiva do governo e cooperação da população ajudaram a conter novo coronavírus.

Dois meses e meio após um agressivo novo coronavírus se espalhar por todo o mundo a partir da cidade chinesa de Wuhan, mais de 100 mil pessoas em dezenas de países ao redor do planeta já foram infectadas.

Mas a epidemia praticamente passou ao largo de Taiwan, apesar da proximidade da ilha com o epicentro do vírus.

Quando o surto começou, em janeiro, alguns especialistas previram que Taiwan, com 23,7 milhões de habitantes e a apenas 130 km do litoral chinês, logo teria o maior número de casos fora da China continental. Muitos taiwaneses têm parentes ou trabalham na China e viajam com frequência para lá.

No entanto, enquanto a China continental já registrou mais de 80 mil casos de covid-19 até o momento, Taiwan manteve seu número de casos confirmados abaixo de meros 50. Alguns especialistas internacionais em saúde atribuem isso à rápida preparação e intervenção precoce do governo insular.

O especialista em política de saúde pública Jason Wang, da Universidade Stanford, nos EUA, disse que, desde o início, Taiwan reconheceu a potencial dimensão da crise e foi capaz de se antecipar.

“Após a epidemia de Sars em 2002 e 2003, Taiwan instalou o Centro de Comando de Saúde Nacional (NHCC). Isso foi um preparativo para a próxima crise“, disse Wang, acrescentando que o NHCC reúne dados, facilitando a cooperação entre especialistas.

O governo de Taiwan introduziu uma proibição de entrada para visitantes de China, Hong Kong e Macau logo após o aumento do número de casos de covid-19 na China continental.

Além disso, o governo proibiu a exportação de máscaras de proteção em janeiro, garantindo um estoque em Taiwan. Em fevereiro, implementou um sistema de racionamento de duas máscaras por semana por pessoa. Governo e setor privado trabalharam juntos para criar 60 linhas de produção de máscaras para atender à demanda.

Segundo Wang, novas leis de saúde pública deram poder adicional ao governo taiwanês para alocar recursos.

“O governo taiwanês cruzou dados do sistema de seguridade nacional de saúde com dados de imigração e alfândega”, explica Wang. “Isso permitiu que o pessoal médico da linha de frente identificasse os possíveis pacientes após examinar seus históricos de viagens”, apontou Wang.

O governo do país insular também criou um software que permitiu às pessoas relatarem históricos de viagens e sintomas de doenças, escaneando um código QR ao chegarem a Taiwan. Os viajantes recebem uma mensagem de texto com seu status de saúde, o que possibilita aos funcionários da alfândega ignorar os passageiros de baixo risco e concentrar-se naqueles com alto risco de infecção.

“O governo de Taiwan conseguiu fazer muitas coisas com as novas tecnologias, e essas práticas permitem triar as pessoas adequadamente e depois oferecer os devidos cuidados”, disse o especialista da Universidade de Stanford.

A disposição da população em seguir as regulamentações governamentais também ajudou as autoridades taiwanesas a responder ao surto de coronavírus.

“A maioria dos taiwaneses vivenciou dificuldades e interrupções durante a epidemia de Sars, então isso ainda está fresco na memória e ajuda a promover um senso de comunidade”, afirma o professor de saúde pública Chunhuei Chi, da Universidade do Óregon, nos EUA. “Todos sabem que estão no mesmo barco, e isso os torna dispostos a cumprir as medidas estabelecidas pelo governo.”

// DW

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …