China critica reeleição de Tsai Ing-wen em Taiwan

CSIS / Flickr

A presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen

A China, cujo objetivo é reintegrar Taiwan sob a sua jurisdição política e administrativa, criticou a reeleição da Senhora Tsai Ing-wen à presidência da ilha chinesa rebelde, bem como os Estados Unidos e demais países que se congratularam pelo novo mandato de Ing-wen.

Segundo os analistas, as autoridades de Pequim poderiam intensificar a campanha contra Tsai Ing-wen, acusada pela imprensa chinesa de ter manipulado as eleições.

Reeleita com 57% dos votos à presidência de Taiwan, Tsai Ing-wen tornou-se o alvo das críticas do governo de Pequim e da imprensa chinesa.

Esta última acusa, a Senhora Ing-wen, chefe do Partido Democrático Progressista e favorável à independência da ilha que a China tenciona recuperar, de trapaça e de recorrer a táticas sujas, como a intimidação, para arrecadar votos.

Porta-estandarte da democracia liberal em Taiwan, Tsai Ing-Wen recusa-se a reconhecer a ideia de que a ilha é parte integrante do território da China.

Ing-Wen tem sido acusada por Pequim de servir-se das manifestações em Hong-Kong para espalhar o medo no seio da população da ilha, também conhecida pelos nomes de Formosa e República da China.

O porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês, Geng Shuang, sublinhou que a vitória eleitoral da senhora Ing-wen não muda nada, no que toca ao objectivo de Pequim, que é a reintegração de Taiwan na China.

Shuang afirmou que existe uma única China e Taiwan é parte integrante da mesma. Ele criticou igualmente os Estados Unidos, a Grã-Bretanha e o Japão que congratularam Tsai Ing-wen pela sua reeleição à presidência de Taiwan.

Geng Shuang declarou que a China opõe-se a todo e qualquer contacto oficial entre Taiwan e países que estabeleceram relações diplomáticas com Pequim.

A Xinhua, agência de notícias chinesa, qualificou de acaso a vitória de Tsai Ing-wen e afirmou que o resultado da eleição presidencial de Taiwan é uma anomalia que, a longo prazo, pesará nas relações entre Taiwan e a China continental.

Taiwan separou-se da China continental em 1949, após a derrota dos nacionalistas do Kuomintang, que dominavam até então a vida política da República da China, frente aos comunistas na guerra civil.

Os comunistas criaram a atual República Popular da China, enquanto os nacionalistas liderados por Chiang Kai-shek refugiaram-se em Taiwan e constituíram na ilha, que esteve sob o domínio do Japão de 1937 a 1945, a República da China.

A República da China, cuja capital é Taipé, foi excluída em 1971, por pressão de Pequim, da Organização das Nações Unidas e é atualmente reconhecida, no mundo, por apenas 18 países.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Receita afirma que "só rico lê" e reforça preconceito de classe brasileiro

A Receita Federal deseja manter o projeto que cobra impostos sobre livros. Através da mesclagem entre PIS e Cofins, a nova CBS (Contribuição sobre bens e serviços), uma espécie de imposto sobre valor agregado, o …

Tribunal europeu dá aval a vacinação obrigatória

Corte de direitos humanos diz que medida pode ser necessária em sociedades democráticas e abre precedente no combate à covid-19. Tribunal julgava ação de famílias tchecas que se recusaram a vacinar os filhos. O Tribunal Europeu …

Covid-19: Governo chinês recompensa quem se vacina distribuindo ovos

Primeiro país afetado pela Covid-19, mas também o primeiro a se recuperar da pandemia, a China ainda encontra dificuldades para convencer sua população a se vacinar contra o coronavírus. O governo em algumas regiões …

Bloomberg revela planos de Biden de cortar orçamento do Pentágono

A administração Biden alegadamente pretende propor ao Pentágono um orçamento menor do que sob a administração Trump, reportou a agência Bloomberg citando três fontes. De acordo com agência, o orçamento será US$ 7 bilhões menor (cerca …

Cientistas revelam ameaça de grande desabamento de plataformas de gelo na Antártida

Novo estudo demonstrou que mais de um terço da área das plataformas de gelo na Antártida pode cair no mar se as temperaturas globais aumentarem em quatro graus, em comparação com o nível pré-industrial. De acordo …

“É como um lindo instrumento”: mais de 2 mil microfones desvendam o mistério o zunido dos beija-flores

O beija-flor faz um agradável zumbido quando paira na frente das flores para se alimentar. Mas só agora ficou claro como suas asas gera o som harmônico enquanto bate suas asas a impressionantes 40 vezes …

Barroso determina que presidente do Senado instale "CPI da covid"

Pedido para criar a comissão foi protocolado no início de fevereiro, mas Rodrigo Pacheco resistia. Colegiado deve apurar irregularidades e pode gerar desgaste ao governo. O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou …

Cientistas descobrem segredo do computador de mais de 2 mil anos

A Máquina de Anticítera permanecia há mais de um século como um dos grandes mistérios do planeta até março desse ano: espécie de primeiro computador da história, o mecanismo com mais de 2 mil anos …

Família real britânica: morre príncipe Philip, marido da rainha Elizabeth 2ª

O príncipe Philip, marido da rainha Elizabeth 2ª, morreu nesta sexta-feira (09/04) aos 99 anos, anunciou o Palácio de Buckingham. Em um comunicado, o palácio disse: "É com profunda tristeza que Sua Majestade a Rainha anunciou …

Dinamarca suspende vistos e se torna 1° país europeu a ordenar retorno de refugiados à Síria

A Dinamarca acredita que a situação na província de Damasco se encontra atualmente estabilizada e decidiu suspender as autorizações de residência temporária de várias centenas de sírios. Trata-se do primeiro país europeu a ordenar …