Telescópio gigante na China acabou de detectar sinais repetitivos distantes

(dr) Liu Xu / Xinhua

O Radiotelescópio FAST (Five Hundred Metre Aperture Spherical Telescope) é o maior do mundo com 500 metros de diâmetro.

O Aperture Spherical Telescope, conhecido como FAST, identificou sinais repetitivos vindos do espaço. Viajaram aproximadamente 3 bilhões de anos-luz até chegar à Terra.

Em julho de 2016 a China apresentou o maior radiotelescópio do mundo, com o comprimento de 30 campos de futebol (veja modelo do telescópio na imagem principal). Este telescópio fica ao lado de uma cadeia de montanhas na província Guizhou do sudoeste Chinês. Pois o Aperture Spherical Telescope, chamado de FAST, acabou de identificar sinais repetitivos do tipo rajada rápida de rádio (FRB).

As FRBs são um fenômeno astrofísico de alta energia com pulsos de poucos milissegundos. Esses sinais viajam de partes distantes do universo. O primeiro deles foi captado em 2007, mas outros foram detectados desde então.

Apesar de astrônomos terem feito progresso impressionante na detecção de FRBs, ainda  não sabemos muito sobre a origem delas. É possível que essas rajadas se originem de buracos negros ou talvez de estrelas de nêutrons.

O que é empolgante sobre a detecção feita nestes últimos meses de agosto e setembro pelo radiotelescópio FAST é que esses sinais têm sido repetitivos. Essa rajada foi batizada de FRB 121102. Ela foi identificada pela primeira vez em 2012 pelo Observatório Arecibo em Porto Rico.

Pesquisadores apontam que este sinal viajou aproximadamente 3 bilhões de anos-luz através do universo para nos alcançar.

O FRB 121102 foi detectado recentemente pelo FAST no dia 30 de agosto e depois no dia 3 de setembro, quando mais de 20 pulsos foram registrados. Isso caracteriza este sinal como particularmente persistente.

“Eu acho que é incrível que a natureza produza algo assim. Também acho que tem alguma informação muito importante nessa estrutura que nós temos que descobrir como codificá-la. Tem sido muito divertido tentar descobrir exatamente o que isso é”, afirmou ao ScienceAlert o físico Ziggy Pleunis, da Universidade McGill (Canadá). Pleunis ajudou a detalhar oito novos FRBs em um artigo publicado em agosto.

Além das hipóteses da origem dos pulsos em buracos negros ou estrelas de nêutrons, outros astrônomos argumentam que podem haver razões diferentes para a existência desses pulsos, o que poderia explicar porque o FRB 121102 se repete o outros não fazem isso.

A boa notícia é que a equipe que trabalha no FAST já conseguiu eliminar interferência de satélites e de aeronaves sobre as medições realizadas.

Com a coleta de dados feitos com a ajuda do FAST, nossa base de dados sobre esses sinais intrigantes está crescendo, e esperamos que este mistério possa ser resolvido nos próximos anos.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

George W. Bush: o suposto plano para matar ex-presidente dos EUA desbaratado pelo FBI

Um simpatizante do Estado Islâmico planejava assassinar o ex-presidente dos EUA George W. Bush, mas o plano foi descoberto pelo FBI (polícia federal americana), segundo autoridades dos Estados Unidos. O suspeito, um residente de Ohio, supostamente …

O que se sabe sobre misterioso surto de varíola dos macacos

Casos recentes da doença na América do Norte e Europa acenderam o alerta entre especialistas. Endêmico na África, vírus é transmitido por animais contaminados e por contato próximo prolongado entre pessoas. Autoridades de saúde na América …

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …