Telescópio gigante na China acabou de detectar sinais repetitivos distantes

(dr) Liu Xu / Xinhua

O Radiotelescópio FAST (Five Hundred Metre Aperture Spherical Telescope) é o maior do mundo com 500 metros de diâmetro.

O Aperture Spherical Telescope, conhecido como FAST, identificou sinais repetitivos vindos do espaço. Viajaram aproximadamente 3 bilhões de anos-luz até chegar à Terra.

Em julho de 2016 a China apresentou o maior radiotelescópio do mundo, com o comprimento de 30 campos de futebol (veja modelo do telescópio na imagem principal). Este telescópio fica ao lado de uma cadeia de montanhas na província Guizhou do sudoeste Chinês. Pois o Aperture Spherical Telescope, chamado de FAST, acabou de identificar sinais repetitivos do tipo rajada rápida de rádio (FRB).

As FRBs são um fenômeno astrofísico de alta energia com pulsos de poucos milissegundos. Esses sinais viajam de partes distantes do universo. O primeiro deles foi captado em 2007, mas outros foram detectados desde então.

Apesar de astrônomos terem feito progresso impressionante na detecção de FRBs, ainda  não sabemos muito sobre a origem delas. É possível que essas rajadas se originem de buracos negros ou talvez de estrelas de nêutrons.

O que é empolgante sobre a detecção feita nestes últimos meses de agosto e setembro pelo radiotelescópio FAST é que esses sinais têm sido repetitivos. Essa rajada foi batizada de FRB 121102. Ela foi identificada pela primeira vez em 2012 pelo Observatório Arecibo em Porto Rico.

Pesquisadores apontam que este sinal viajou aproximadamente 3 bilhões de anos-luz através do universo para nos alcançar.

O FRB 121102 foi detectado recentemente pelo FAST no dia 30 de agosto e depois no dia 3 de setembro, quando mais de 20 pulsos foram registrados. Isso caracteriza este sinal como particularmente persistente.

“Eu acho que é incrível que a natureza produza algo assim. Também acho que tem alguma informação muito importante nessa estrutura que nós temos que descobrir como codificá-la. Tem sido muito divertido tentar descobrir exatamente o que isso é”, afirmou ao ScienceAlert o físico Ziggy Pleunis, da Universidade McGill (Canadá). Pleunis ajudou a detalhar oito novos FRBs em um artigo publicado em agosto.

Além das hipóteses da origem dos pulsos em buracos negros ou estrelas de nêutrons, outros astrônomos argumentam que podem haver razões diferentes para a existência desses pulsos, o que poderia explicar porque o FRB 121102 se repete o outros não fazem isso.

A boa notícia é que a equipe que trabalha no FAST já conseguiu eliminar interferência de satélites e de aeronaves sobre as medições realizadas.

Com a coleta de dados feitos com a ajuda do FAST, nossa base de dados sobre esses sinais intrigantes está crescendo, e esperamos que este mistério possa ser resolvido nos próximos anos.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Defesa de Trump diz que processo de impeachment é ilegal

Em primeira manifestação formal desde o início do julgamento do presidente, defesa acusa oposição democrata de tentar interferir nas eleições de 2020. Os advogados do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disseram neste sábado que o …

Cidade de interior de SP inicia tarifa zero no transporte público

Enquanto diversas capitais ao redor do país aumentam o valor das passagens no transporte público, algumas outras cidades pensam diferente. Se o transporte coletivo gratuito parece um sonho inalcançável e utópico, algumas administrações públicas buscam maneiras …

Quantos anos de vida saudável os ricos ganham em relação aos pobres?

Um novo estudo europeu e americano descobriu que os ricos possuem cerca de nove anos de vida saudável a mais do que os pobres. A pesquisa foi bastante abrangente – os cientistas analisaram dados de mais …

O país sul-americano que deve crescer 14 vezes mais que a China neste ano

A Guiana ganhou na loteria e está prestes a resgatar o prêmio. Seus vizinhos, especialmente a Venezuela, aguardam intrigados para saber em que ela vai gastar. De acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), a economia …

Portugal supera marca histórica de 500 mil imigrantes residindo no país; brasileiros são a maioria

Portugal atingiu um número recorde de imigrantes vivendo no país. O anúncio foi feito pelo governo nesta quarta-feira (15), durante debate no Parlamento sobre o Orçamento de Estado para 2020. "Os dados preliminares levam a dizer …

Papa Francisco nomeia primeira mulher para cargo de alto escalão no Vaticano

Pela primeira vez, uma mulher ocupará um cargo de alto nível no Vaticano. O Papa Francisco nomeou Francesca Di Giovanni para a função de vice-ministra da Secretaria de Estado da Santa Sé, órgão equivalente ao …

Khamenei chama Trump de "palhaço" e exalta ataque a bases dos EUA

Em primeiro sermão desde 2012, líder supremo do Irã afirma que Trump finge apoio ao povo iraniano e pede união após dizer que queda de avião foi "acidente trágico". EUA admitem que militares ficaram feridos. O …

Uma desconhecida explosão de ondas gravitacionais foi detectada na Terra

Os detectores de ondas gravitacionais da Terra, os observatórios LIGO e Virgo, identificaram uma misteriosa “explosão” de ondas gravitacionais não prevista na última terça-feira, 14 de janeiro. As ondas gravitacionais detectadas até hoje foram resultado de …

Twitter pede desculpas por permitir anúncios direcionados a neonazistas

O Twitter emitiu hoje (16), um pedido de desculpas público, logo após a BBC fazer uma denúncia de que a plataforma de anúncios da empresa estava permitindo o direcionamento de conteúdo para neonazistas e outros …

SP quer lei para incentivar uso de veículos híbridos e elétricos

Um novo projeto de lei apresentado em São Paulo pretende combater os problemas ambientais provocados pelos carros à combustão, que utilizam os tão poluentes combustíveis fósseis, através do incentivo ao uso de veículos elétricos ou …