Tempestade magnética atinge a Terra nesta sexta-feira

GSFC / NASA

Além das superstições inerentes à data, esta sexta-feira 13 ficará marcada por uma tempestade magnética. A tempestade é provocada pela chegada de vento solar ao nosso planeta. Com magnitude 4 em uma escala até 10, a tempestade magnética ocorrerá nos dias 13 e 14.

Segundo a agência de notícias TASS, o fenômeno teve início no dia 6 de setembro, quando as primeiras partículas de plasma solar escaparam da gravidade do Sol após uma sucessão de fortes erupções na atmosfera, e tem seu auge entre os dias 12 e 15 de outubro.

Neste período, em particular nos dias 13 e 14, espera-se que possa haver alterações significativas na magnetosfera, o escudo magnético que envolve a Terra e a protege das “agressões” da radiação solar. Em junho de 2015, uma forte tempestade solar causou uma fenda no campo magnético da Terra, nossa primeira linha de defesa contra a radiação.

NASA Goddard / Flickr

Conceito artístico do campo magnético da Terra

Os meteorologistas alertam para o fato de este fenômeno poder causar falhas nos dispositivos eletrônicos e aumentar o risco de acidentes, por poder desencadear problemas de navegação e nos equipamentos de telecomunicações.

Apesar de não ter repercussões no clima, as pessoas mais sensíveis aos fenômenos meteorológicos poderão sofrer algum desconforto físico, dores de cabeça, irritabilidade ou ansiedade.

O astrônomo Sergei Popov explica ao portal Ridus que os seres humanos “sempre coexistiram com as tempestades magnéticas, mesmo quando não tinham conhecimento da atividade solar e do campo geomagnético” da Terra.

No entanto, Popov explica que “é impossível prever com precisão como é que a tempestade pode afetar as pessoas”, acrescentando que, por uma questão de precaução, importa ter em consideração a magnitude, “a temperatura ambiente e a pressão atmosférica” durante os dias de tempestade.

O fenômeno é resultado da reação do nosso planeta às erupções solares, que expulsam bilhões de partículas que atingem a Terra em forma de vento solar.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Farmacêutico dos EUA que danificou centenas de doses da Moderna declarou-se culpado

O farmacêutico que tentou sabotar quase 600 doses da vacina da Moderna do Aurora Medical Center, no estado norte-americano de Wisconsin, se declarou culpado. O farmacêutico norte-americano Steven Brandenburg, de 46 anos, se declarou culpado por …

Cepa brasileira eleva preocupação mundial com mutações do coronavírus

A variante do coronavírus do Amazonas, assim conhecida por ter sido detectada pela primeira vez em pessoas que estiveram no estado brasileiro, ao lado de cepas identificadas no Reino Unido e na África do Sul, …

AstraZeneca nega que venderá vacinas ao setor privado

A farmacêutica soltou um comunicado após o governo federal brasileiro ter dado aval para empresas privadas adquirirem um lote de 33 milhões de doses do imunizante. Mais cedo, o presidente Jair Bolsonaro comemorou a possibilidade. A …

Islândia começa a emitir 'passaportes de vacinação' em meio à polêmica na UE

A Islândia emitiu seus primeiros "certificados" de vacinação destinados a facilitar as viagens de pessoas vacinadas contra a Covid-19, os chamados "passaportes de vacinação", segundo informações das autoridades nesta terça-feira. Ela se tornou um …

Governo alemão rejeita especulações sobre baixa eficácia da vacina de Oxford

Ministério da Saúde sugere que jornais confundiram proporção de idosos no estudo da AstraZeneca com percentual de eficácia em pessoas acima de 65 anos. Imbróglio deve ser esclarecido com análise de reguladores europeus. O ministro da …

Cidade é a 1 ª da América do Norte a ter doação automática de órgãos

A Nova Escócia acaba de se tornar a primeira jurisdição na América do Norte a implementar a doação automática de órgãos para quem vive na região. A nova Lei de Doação de Órgãos e Tecidos Humanos …

O maior mar da lua Titã pode ter mais de 300 metros de profundidade

Os oceanos da Terra não são os únicos que guardam vários mistérios ainda não explorados: os lagos e mares de Titã, a maior lua de Saturno, também são enigmáticos. Assim, em um novo estudo, astrônomos …

Xi deixa alerta para Biden: protecionismo norte-americano pode gerar 'nova Guerra Fria'

O líder chinês deixou um aviso para o presidente norte-americano, Joe Biden: os EUA arriscam entrar em uma nova Guerra Fria se continuarem com as políticas protecionistas do ex-presidente Donald Trump. Em um discurso virtual na …

Polícia prende ladrões que abriam túmulos e roubavam crânios para rituais nos EUA

A polícia do condado de Lake, no estado da Flórida, nos EUA, prendeu dois homens acusado de violarem sepulturas e roubarem crânios e ossos no cemitério Edgewood, na região. A investigação utilizou DNA encontrado em charuto, …

Instituto Pasteur abandona projeto de vacina contra Covid-19

O Instituto Pasteur da França anunciou nesta segunda-feira o abandono do seu principal projeto de vacina contra a Covid-19, após os resultados decepcionantes dos primeiros testes clínicos. "As respostas imunológicas induzidas foram inferiores às observadas …