Ter um filho pode ser mais deprimente que um divórcio ou uma morte

Um novo estudo feito na Alemanha afirmou que ter um bebê pode ser pior para o bem-estar mental de uma pessoa do que o divórcio ou a morte de um parceiro.

Parece horrível, não é mesmo? Como assim ter um filho é deprimente?

Bom, é cedo para tirar quaisquer conclusões do estudo, que precisa ser replicado para ser corroborado. Mas os resultados são intrigantes e podem servir como base para refletirmos sobre a fenômeno de formação de famílias no mundo atual.

O principal objetivo do estudo, desenvolvido por Rachel Margolis e Mikko Myrskylä e publicado na revista Demography, era explorar por que a taxa de natalidade em muitos países desenvolvidos caiu e manteve-se baixa.

Além disso, a pesquisa queria descobrir porque muitas vezes há uma disparidade entre o número de filhos que as pessoas dizem que querem ter, e quantos elas realmente têm.

Os pesquisadores acompanharam 2.016 casais alemães sem filhos do nascimento de seu primeiro bebê até cerca de dois anos depois. Eles tiveram que responder repetidamente a pergunta “Quão satisfeito você está com sua vida, considerando todas as coisas?”, sendo que a resposta ia de 0 (totalmente insatisfeito) a 10 (totalmente satisfeito).

Os casais estavam em geral satisfeitos antes do nascimento de seu bebê, com a felicidade crescendo em antecipação à gravidez. No entanto, após o nascimento da criança, apenas 30% dos pais relataram os mesmos ou maiores níveis de satisfação. O resto – 70% – disse que a sua felicidade tinha diminuído.

Entre as novas mães e pais que ficaram menos felizes, 37% (742) reportaram uma queda de uma unidade, 19% (383) uma queda de duas unidades, e 17% (341) uma queda de três unidades. Isso é considerado muito grave.

Por que tão triste?

Por que ter um recém-nascido vem com tanto descontentamento? Provavelmente, porque esses primeiros anos são difíceis, repletos de noites sem dormir e desafios anteriormente desconhecidos.

Aliás, outro estudo de 2011, publicado no Population and Development Review, mostrou que ter filhos vem com uma queda de felicidade nos primeiros anos, mas com um aumento na felicidade geral bem mais tarde, quando eles já não dependem mais dos pais (e param de sugar toda a alegria de suas almas).

No novo estudo alemão, os desafios da paternidade foram divididos em três categorias que afetaram o desejo de reproduzir de novo: primeiro foram considerados problemas de saúde na gravidez (sentidos por ambos os sexos), e depois complicações durante o parto. O terceiro era o desafio contínuo da educação dos filhos.

Os pais relataram cansaço devido a problemas amamentação, privação do sono, depressão, isolamento doméstico e piora do relacionamento conjugal.

Outra descoberta surpreende da nova pesquisa é que a queda de felicidade vista foi extrema em comparação a outros estudos que utilizaram as mesmas medidas. O divórcio foi medido com uma queda de 0,6 na felicidade, por exemplo, e a morte de um cônjuge ou parceiro a 1,0.

Já ter um bebê levou a uma queda média de 1,4 na felicidade das pessoas, e muitos pais que haviam indicado o desejo de ter mais filhos pararam depois do primeiro. A associação de negatividade foi particularmente elevada para pais mais velhos e aqueles com níveis mais elevados de educação.

A conclusão da pesquisa é de que os casais devem considerar a mudança que sua vida sofrerá antes de tomar a decisão de ter um filho. Expectativas um pouco mais realistas podem evitar uma queda tão grande em felicidade.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …