A Tesla não vê os atuais para-brisas como a melhor opção para limpar os vidros de seus carros. Por isso, uma solução, digamos, “mais tecnológica” foi flagrada em um registro de patente para esse fim.
Cadastrado na metade deste ano, o documento traz um sistema que usa raios laser para remover os detritos do painel.
A papelada é assinada por Phiroze Dalal, especialista em imagens industriais da Tesla. Ele descreve o projeto como “um sistema de limpeza de veículo com um dispositivo de feixe óptico que emite um feixe de laser para irradiar uma região em um artigo de vidro do veículo, um circuito de detecção de detritos que detecta detritos acumulados na região e um circuito de controle”.
Segundo Dalal, um sensor calibrado por um “conjunto de parâmetros associados ao feixe de laser” seria o responsável por detectar o acúmulo de sujeira e controlar o nível de exposição dos lasers nesse material.
A ideia é que tudo o que puder obstruir a visão do motorista seja removido automaticamente, com ajuda das várias câmeras e sensores do veículo. Além disso, esse mesmo sistema poderia ser usado para limpar os painéis solares da própria Tesla.
Como muitas vezes acontece com todo registro de patente, pode ser esse que nunca saia do papel. Mas, e aí, o que achou da ideia? Gostaria de ter um “para-brisa laser” para limpar o vidro do seu carro?
// CanalTech