Astrônomos estão perplexos com “The Cow”: o mais recente (e misterioso) objeto espacial

Stephen Smartt / ATLAS

Foi avistado no céu havaiano um misterioso flash em uma galáxia vizinha. Astrônomos de todo o mundo buscam arduamente entender a origem desse misterioso objeto, incrivelmente brilhante.

“Nunca vi nada assim”, disse Stephen Smartt, astrofísico da Queen’s University, em Belfast. A detecção, no dia 16 de junho, foi descrita no Astronomer’s Telegram, um serviço online para astrônomos relatarem de imediato suas observações de última hora que podem ter interesse científico.

Smartt, líder da equipe de cientistas do projeto ATLAS, do Havaí, registrou a observação nesse mesmo serviço e, graças ao sistema de nomes aleatórios de três letras que o site proporciona para batizar as descobertas, o objeto foi apelidado de AT2018cow, ou “The Cow”.

O objeto espacial captou desde o início a atenção do astrofísico, por ser tão diferente de uma estrela explosiva padrão. A maioria desses eventos espaciais demora várias semanas para atingir o pico de luminosidade, algo que não aconteceu dessa vez.

“The Cow” demorou apenas três dias para se tornar cerca de dez vezes mais brilhante do que uma supernova.

Smartt deixou de ser o único rendido. O objeto captou rapidamente a atenção de outros astrônomos. Na semana seguinte, a observação do ATLAS foi acompanhada por cerca de duas dúzias de equipes de astrônomos, que utilizaram telescópios nos quatro continentes e até no espaço.

Smartt suspeitou desde o início que a luminosidade do objeto celeste deveria ser originária de algum objeto da nossa própria galáxia, por ser tão brilhante.

No entanto, quando outros cientistas conduziram análises espectroscópicas do objeto, separando a luz por comprimentos de onda, descobriu-se que “The Cow” tinha características associadas à CGCG 137-068, uma galáxia na constelação de Hércules.

A luz tinha a assinatura de ter sido estendida ao longo de uma extenuante jornada de cerca de 200 milhões de anos-luz, daquela galáxia até a Terra.

Mas, em termos astronômicos, a distância não é tão longe assim, o que significa que a explosão pode ter produzido ondas gravitacionais detectáveis. Todavia, os detectores LIGO, em Washington e Lousiana, passam por algumas alterações, deixando assim em aberto a questão de saber se alguém notou (ou não) os tais sinais.

No entanto, os destalhes surpreendentes não param: o objeto era extraordinariamente brilhante em todas as partes do espetro eletromagnético – dos raios-X até as ondas de rádio –, ao contrário do que acontece com a maioria das supernovas, que têm assinaturas espectrais chamadas “linhas de absorção”, pois absorvem os comprimentos de onda da luz.

Apesar de características fora do comum, o AT2018cow já começou a diminuir seu brilho (sem perder, contudo, seu interesse).

Em cima da mesa estão ainda várias hipóteses. “The Cow” pode ser uma supernova Tipo 1c, causada pelo colapso do núcleo de uma estrela massiva, que já perdeu sua camada externa de hidrogênio e hélio. Ou, em vez disso, há cientistas que sugerem: a explosão pode ter produzido um jato de partículas que se movem à velocidade da luz (ou muito perto disso).

“É, sem dúvida, um objeto muito raro. Só o fato de ser detectado em todos os comprimentos de onda deixa muita física por entender“, afirma Smartt.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …