Traficante internacional de armas que se passou por pastor é preso no Rio

(dr)

Sebastião Braz da Fonseca Neto

Sebastião Braz da Fonseca Neto

Policiais da Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (Desarme) do Rio de Janeiro prenderam o traficante internacional de armas Sebastião Braz da Fonseca Neto, de 49 anos, em Pedra de Guaratiba, na zona oeste da cidade.

O traficante internacional Sebastião Braz da Fonseca Neto, de 49 anos, que dizia ser pastor, tinha uma condenação de sete anos e seis meses de prisão por tráfico de armas expedido pela Justiça Federal. O traficante já tinha uma condenação de sete anos e seis meses de reclusão.

O titular da Desarme, Fabrício Oliveira, disse que a prisão do criminoso, na noite de ontem (16),  foi a conclusão de uma série de diligências na região que os agentes fizeram ao longo dessa semana.

“A gente percebe, que em razão de as penas não serem muito elevadas, isso acaba estimulando esse tipo de crime. Muitas pessoas que já foram presas em situação de tráfico de armas continuam praticando esse tipo de crime e continuam integrando organizações criminosas. Então, para a gente é muito importante capturar essas pessoas”, disse em entrevista à Agência Brasil.

O traficante tinha sido preso, em 2010, na BR-262, entre Miranda e Corumbá, em Mato Grosso do Sul, na companhia de Francisco Ferreira Moura, de 43 anos, quando transportava sete fuzis Bushmaster, modelo M-15, fabricados nos Estados Unidos. Na ocasião, eles se identificaram como pastores de uma Igreja evangélica.

“Ele estava em liberdade e considerado foragido com esse mandado de prisão em aberto”, destacou Oliveira.

As investigações mostraram que os fuzis foram comprados na Bolívia e seriam entregues no Morro do Martins, em Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro. Pela operação, os criminosos receberiam R$ 20 mil.

“Tinha integrantes da quadrilha que moram em Niterói. A gente sabe que muitas vezes os fuzis chegavam e iam direto para Niterói, de onde eram distribuídos para diversos locais do Rio, inclusive, diversas facções e diversas comunidades”, disse o delegado.

“Eles eram na verdade, grandes traficantes de armas e para eles não interessava qual era a facção ou qual era a localidade. Queriam vender as armas e lucrar altos valores com o tráfico”, acrescentou. De acordo com o Oliveira, as investigações avançam para apurar o envolvimento de Sebastião Braz com outros traficantes de armas.

“Há indícios de que ele pertencia a uma organização criminosa de tráfico internacional de armas e as pessoas que compõem essas organizações não param de exercer as atividades ilícitas, então, isso demonstra a importância dessa captura”, afirmou. As operações da polícia estão sob sigilo.

Fabrício Oliveira disse também, que, em princípio, não há informação sobre um possível relacionamento de Sebastião Braz com o traficante brasileiro que mora em Miami, nos Estados Unidos, envolvido na operação para exportação de 60 fuzis de alto poder bélico apreendidos, no início deste mês, no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro.

“Em princípio o que demonstra para a gente é que são esquemas diferentes para trazer armas para o Rio de Janeiro”.

O delegado informou ainda que as investigações sobre os fuzis apreendidos no aeroporto, pelo fato de o caso ter sido configurado tráfico internacional, passaram para a esfera federal, mas a Desarme, junto com a Delegacia de Roubos e Furtos de Carga (DRFC), continua a fazer diligências para que os envolvidos possam ser denunciados pelo Ministério Público Federal.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …