Trump admite pela primeira vez que Biden venceu, mas logo recua

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pareceu reconhecer pela primeira vez publicamente a vitória do democrata Joe Biden nas eleições presidenciais de 3 de novembro. Contudo, o republicano foi rápido em voltar atrás e dizer que “não concede nada”.

“Ele ganhou porque a eleição foi fraudada”, escreveu Trump no Twitter, junto com teorias infundadas sobre o acesso de observadores nas eleições e contagens de votos.

Pouco mais de uma hora depois, ele se corrigiu, reiterando que não reconhece a derrota. “Ele só venceu aos olhos da imprensa fake news. Eu não concedo nada! Temos um longo caminho pela frente. Foi uma eleição fraudada”, tuitou o presidente.

Como se tornou comum entre as postagens de Trump durante o processo eleitoral, os tuítes receberam alerta sobre a veracidade, com a rede social indicando que a alegação feita pelo líder americano “é contestada”.

Diversas outras publicações de Trump deste domingo também ganharam a mesma observação, sobre se tratar de uma versão não confirmada sobre a realização do pleito.

Ele ainda compartilhou trechos de vídeos veiculados pela emissora Fox News, que o apoia declaradamente, em que o comentarista político Jesse Waters afirma, sem apresentar qualquer prova, que Biden venceu por causa de uma fraude.

Nos tuítes, Trump ainda escreve que “a votação foi tabulada por uma empresa privada de esquerda radical, Dominion, com uma má reputação e equipamento vagabundo que nem sequer se qualificava para o Texas”, estado onde ele venceu.

Nessa mensagem, o presidente dá eco a uma teoria promovida na internet pelo movimento de extrema direita QAnon, que aponta para uma fraude relacionada à empresa Dominion Voting Systems, fabricante das máquinas utilizadas para apurar os votos.

Na quinta-feira, Trump mencionou a acusação, garantindo que a companhia descartou milhões de votos que o favoreciam. Na mensagem, foi incluído o link de um artigo publicada pelo site de notícias One America News Network, apontado como ferramenta de grupos conservadores.

A ONG Advance Democracy, que analisa casos de desinformação, indicou que, desde 5 de novembro, uma em cada sete mensagens no Twitter com a hashtag #Dominion teve origem em contas que se identificam com o QAnon, que alega, entre outras coisas, que o mundo é dirigido por uma organização de pedófilos satanistas.

Segundo projeções da imprensa americana, Biden conquistou um total de 306 votos no Colégio Eleitoral, contra 232 de Trump. Como são necessários 270 votos para ganhar a eleição, o democrata foi declarado vencedor por essas mesmas projeções.

Trump não só não reconheceu o resultado como, pouco depois do pleito, chegou a declarar vitória prematuramente, muito antes da apuração completa dos votos, e denunciou repetidas vezes, sem apresentar provas, que está sendo vítima de fraude eleitoral generalizada.

Autoridades eleitorais federais e estaduais, incluindo uma importante agência de segurança cibernética e 16 promotores federais designados para monitorar as eleições, rejeitaram qualquer alegação de violação ou manipulação generalizada do pleito.

O presidente já deixou claro que pretende contestar o resultado nos tribunais, especialmente na Suprema Corte, onde o republicano indicou três dos nove juízes. Sua campanha também chegou a pedir recontagens em vários estados-chave, mas não foi bem-sucedida.

Na Justiça, Trump conseguiu apenas algumas pequenas vitórias, sendo que nesta semana sofreu diversas derrotas, como a negativa para seis denúncias apresentadas no estado da Pensilvânia, onde foi derrotado por 60 mil votos.

// DW

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …