Trump ameaça retirar os EUA da Otan: “Nós aguentamos sozinhos”

NATO / Flickr

Donald Trump em Bruxelas para a cúpula da Otan

O presidente dos EUA, Donald Trump, ameaçou nesta quinta-feira (12) abandonar a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), caso os países aliados não aumentassem as contribuições para a organização, criando assim uma “situação de emergência”.

Donal Trump teria dito aos parceiros que, caso não se comprometessem imediatamente com o aumento das suas contribuições financeiras para a defesa comum, o país abandonaria a organização e conduziria a própria política de segurança e defesa unilateralmente, de acordo com o Público.

Em discurso duro, dirigido aos aliados da Otan, Trump considerou que esses países não têm legitimidade porque não pagam os valores devidos. “Nós aguentamos sozinhos“, sustentou o presidente norte-americano.

Dessa forma, a reunião dos 29 chefes de Estado e do governo da Otan acaba de assumir caráter de emergência, após o presidente dos EUA ameaçar retirar o país da aliança atlântica.

De acordo com o jornal, fontes diplomáticas confirmaram a convocatória de uma reunião de emergência pelo secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, depois de  Trump ter dito que a aliança não tinha legitimidade por causa da desigualdade entre os vários parceiros no compartilhamento de custos.

Membros da equipe de comunicações da Casa Branca disseram que o presidente apenas usou uma linguagem mais dura, avisando os aliados das “graves consequências” de não decidirem, já nesta reunião, elevar seu investimento em despesas militares para a meta dos 2% do PIB ainda este ano.

No entanto, e de acordo com fontes diplomáticas, os líderes presentes na sala interpretaram o discurso de Trump como uma clara ameaça à integridade da aliança.

Compromisso continua “muito forte”

Questionado pelos jornalistas após a reunião de emergência que decorreu nesta manhã, Trump disse que tem sido “muito duro” com os países e que, nesta quarta-feira (11), foi “um pouco mais duro”, mas afirmou que acredita na Otan.

“As pessoas estão finalmente pagando o que não pagavam ontem e os EUA estão sendo melhor tratados e a Otan é uma máquina bem afinada”, argumentou Trump.

“Agora, estou muito contente“, afirmou o presidente norte-americano, depois de ter revelado as garantias dos outros países da aliança. O compromisso dos EUA com a Otan “continua muito forte“, assegurou. “A Otan está muito mais forte agora do que há dois dias”, concluiu, descrevendo a reunião de emergência desta manhã como “fantástica”.

O presidente dos EUA não teria gostado da forma como a mídia estava a retratando o primeiro dia de reuniões, dando a ideia de que tudo estava decorrendo com normalidade, aponta o Observador.

Já na chegada a Bruxelas, para o primeiro dia da reunião, Trump já tinha deixado claro que tinha viajado até o centro da Europa para acertar contas com os parceiros Otan e para exigir que os gastos com o setor militar sejam aumentados para 4% do PIB.

Essa não é a primeira vez que o executivo norte-americano aponta os dedos aos demais aliados, pedindo por mais e maiores contribuições financeiras.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …