Macron afirma que Otan está em estado de “morte cerebral”

franceintheus / Flickr

O presidente da França, Emmanuel Macron

Em uma entrevista publicada nesta quinta-feira (07/11) pela revista The Economist, o presidente da França, Emmanuel Macron, afirmou considerar que a Otan está em situação de “morte cerebral”. A opinião foi prontamente rebatida pela chanceler federal da Alemanha, Angela Merkel.

Macron ainda alertou para a “extraordinária fragilidade” da Europa, que não pode mais contar com os Estados Unidos para se defender, e sugeriu que os governos do continente devem começar a refletir “como uma potência no mundo”.

Ele ainda criticou o que diz ser uma falta de coordenação entre a Europa e os Estados Unidos, e condenou as ações agressivas na Síria por parte da Turquia, que detém o segundo maior exército da aliança.

“Não há nenhuma coordenação na tomada de decisões estratégicas entre Estados Unidos e seus aliados da Otan. Nenhuma. Há uma ação agressiva, descoordenada, de outro aliado da Otan, a Turquia, em uma zona em que nossos interesses estão em jogo”, declarou.

Ele ainda descreveu como um “pequeno milagre” que, nas últimas sete décadas, o mundo tenha construído “uma equação política sem hegemonia, permitindo a paz”.

“Mas agora há uma série de fenômenos que nos coloca à beira do precipício”, afirmou Macron, pedindo para que a Europa se mexa e comece a agir “como uma potência, pois, caso contrário, desaparecerá”.

O presidente francês afirmou que, em sua opinião, a construção do continente europeu concentrou-se em um alargamento constante, o que significa “um erro profundo, pois reduziu o propósito político de seu projeto desde a década de 1990”.

Paralelamente, os EUA, que nas palavras de Macron são “grandes aliados da Europa”, começaram a olhar mais para a China, um movimento iniciado no governo de Barack Obama. Mas, de acordo com o mandatário francês, “Donald Trump é o primeiro presidente que não compartilha da ideia do projeto europeu e se afasta dele”.

Logo após tomar conhecimento das declarações de Macron, a chanceler federal alemã, que nesta quinta-feira se encontrou em Berlim com o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, disse não compartilhar da opinião do francês.

“Macron escolheu palavras drásticas, não é a visão que eu tenho da Otan. A Otan é indispensável, devemos tomar em nossas mãos o destino da Europa, mas acredito que a Otan avançou e tem um trabalho muito mais político do que anos atrás”, afirmou.

Merkel também reiterou o compromisso de seu país de atingir a meta de dedicar 1,5% de seu PIB com gastos militares até 2024. “Aumentamos significativamente nossas despesas militares e atualmente estamos negociando os orçamentos do ano que vem”.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Achado 'elo perdido' bacteriano fundamental a pensamento e memória do ser humano

Os canais de cálcio que se abrem e fecham em resposta a sinais elétricos no cérebro são essenciais para o pensamento, memória e contrações musculares. A descoberta de um canal de cálcio que é possivelmente um …

Novo estudo aponta Uber e Lyft como responsáveis por aumento de 70% da poluição

Um novo estudo divulgado pela Union of Concerned Scientists nesta terça-feira (25) afirma que as viagens feitas em carros de apps como o Uber e o Lyft foram responsáveis por um aumento de 69% nos …

Brasil tem primeiro teste positivo para coronavírus

Pela primeira vez, o teste em um paciente no Brasil deu positivo para o novo coronavírus causador da doença Covid-19. Segundo divulgou o Ministério da Saúde nesta terça-feira (25/02), trata-se de um homem de 61 …

Tese diz que ‘Parasita’ se inspirou em filme de Sérgio Mallandro e assusta por coerência

E se toda a inspiração do mago do cinema Bong Joon Ho viesse das grandes pérolas do nosso cinema dos anos 90? O diretor e roteirista de parasita já se declarou um fã da sétima …

Cientistas: a primeira vida alienígena que encontrarmos provavelmente será inteligente

Segundo cientistas do SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence), é mais provável que encontremos evidências de vida extraterrestre inteligente antes de encontrarmos microrganismos aliens, por exemplo. Por quê? Se você costuma ler notícias sobre a busca científica …

'Marte está vivo': sonda da NASA registra sismos no Planeta Vermelho

Os resultados dos primeiros 10 meses de observações da sonda InSight da NASA em Marte conseguiram revelar que o Planeta Vermelho é um mundo sismicamente ativo. "Marte está vivo", comentou a missão InSight no Twitter, acrescentando …

Brasileiro cria app para ajudar conterrâneos imigrantes nos Estados Unidos

Mudar-se para outro país pode ser uma das experiências mais desafiadoras até mesmo para quem tem conhecimento da língua e da região onde vai morar. Contudo, isso pode ficar mais fácil com uma ajudinha de …

Em visita à Índia, Trump é homenageado em evento “Namaste Trump”

O presidente americano Donald Trump e o primeiro-ministro indiano Narendra Modi celebraram, nesta segunda-feira, um comício para 100.000 pessoas em um estádio de críquete. O evento, chamado de “Namaste Trump”, é considerado o momento …

Harvey Weinstein é condenado por estupro e abuso sexual

O ex-produtor de cinema Harvey Weinstein foi condenado pelos crimes de estupro e abuso sexual por um tribunal em Nova York nesta segunda-feira (24/02) – um marco para o movimento #MeToo, que inspirou mulheres a …

Barbie apresenta coleção inspirada nos Jogos Olímpicos

Os Jogos Olímpicos de Tokyo 2020 já estão batendo na porta. Além de novas modalidades como Baseball, Softball, Surfe, Escalada, Karatê e Skate, novos produtos licenciados do maior evento esportivo de todo o mundo já …