Trump avisa ex-diretor do FBI para não falar à imprensa porque pode haver “certas gravações”

Gage Skidmore / Flickr

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

O presidente norte-americano que, na noite de terça-feira (9), demitiu de forma inesperada o chefe do FBI, James Comey, fez um comentário, em tom de aviso, a James Comey.

“James Comey pode torcer para que não haja ‘registros’ das nossas conversas antes de começar a fazer revelações à imprensa”, assinalou Donald Trump em uma série de tweets divulgados na manhã desta sexta-feira (12).

Na quinta-feira (11), o presidente indicou em entrevista à NBC ter mantido duas conservações telefônicas, e um jantar, com Comey em que teria perguntado se estava sendo visado pelo inquérito do FBI sobre uma conspiração com a Rússia.

“Disse a ele: ‘Se for possível, pode me dizer se existe um inquérito sobre mim?’. Ele me disse que não havia um inquérito sobre mim”, explicou Trump à cadeia televisiva, em uma referência ao inquérito em curso no FBI sobre possíveis ligações entre seu círculo mais próximo e responsáveis russos durante a campanha eleitoral de 2016.

Dois inquéritos decorrem igualmenteno Congresso americano para determinar se existiu uma conspiração com a Rússia para favorecer a candidatura do republicano em detrimento da sua adversária democrata Hillary Clinton.

Hoje, Trump também reagiu às críticas relacionadas com a comunicação emitida pelas suas equipes depois do afastamento inesperado de Comey. Durante alguns dias, foram divulgadas diversas versões que diferiam em função dos interlocutores.

“Na qualidade de presidente muito ativo e com numerosas situações a decorrer, nem sempre é possível às minhas equipes que subam a um estrado com uma perfeita exatidão”, justificou o multimilionário.

“Talvez fosse melhor anular no futuro todos os ‘briefing com a imprensa’ e remeter as respostas por escrito para garantir maior exatidão”, prosseguiu.

“Presságio da sua queda”

O New York Times divulgou que Trump exigiu “lealdade” a Comey, quando chegou à Casa Branca, mas o ex-diretor teria oferecido apenas “honestidade” ao presidente, o que teria custado seu cargo.

A conversa aconteceu durante um jantar privado, uma semana depois da posse de Trump, segundo explicou Comey a alguns colegas seus que, após a demissão, falaram ao jornal norte-americano sob a condição de anonimato.

Segundo as fontes, em um determinado momento da conversa, depois de se gabar da vitória nas eleições e das “multidões” que juntava nos comícios, Trump pediu a Comey que “jurasse lealdade”, o que Comey negou, prometendo, em vez disso, que seria sempre “honesto” com ele.

Insatisfeito com a resposta, Trump insistiu na questão mais duas vezes, mas Comey não cedeu, sempre de acordo com a versão do ex-diretor do FBI relatada por colegas ao New York Times.

O ex-diretor do FBI acredita agora que o jantar foi “um presságio da sua queda”, segundo o jornal nova-iorquino.

Sarah Huckabee Sanders, porta-voz da Casa Branca, disse ao diário que a versão do ex-diretor não é um “relato preciso” do que houve no jantar e que o presidente dos EUA nunca exigiria “lealdade pessoal”, mas sim lealdade ao povo e à pátria.

A decisão do presidente suscitou uma onda de indignação particularmente entre os representantes do Partido Democrata e colunistas de opinião na imprensa norte-americana. O Partido Democrata chegou a comparar o episódio à tentativa de encobrimento feita pelo presidente Richard Nixon no famoso “caso Watergate”.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …