Trump avisa ex-diretor do FBI para não falar à imprensa porque pode haver “certas gravações”

Gage Skidmore / Flickr

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

O presidente norte-americano que, na noite de terça-feira (9), demitiu de forma inesperada o chefe do FBI, James Comey, fez um comentário, em tom de aviso, a James Comey.

“James Comey pode torcer para que não haja ‘registros’ das nossas conversas antes de começar a fazer revelações à imprensa”, assinalou Donald Trump em uma série de tweets divulgados na manhã desta sexta-feira (12).

Na quinta-feira (11), o presidente indicou em entrevista à NBC ter mantido duas conservações telefônicas, e um jantar, com Comey em que teria perguntado se estava sendo visado pelo inquérito do FBI sobre uma conspiração com a Rússia.

“Disse a ele: ‘Se for possível, pode me dizer se existe um inquérito sobre mim?’. Ele me disse que não havia um inquérito sobre mim”, explicou Trump à cadeia televisiva, em uma referência ao inquérito em curso no FBI sobre possíveis ligações entre seu círculo mais próximo e responsáveis russos durante a campanha eleitoral de 2016.

Dois inquéritos decorrem igualmenteno Congresso americano para determinar se existiu uma conspiração com a Rússia para favorecer a candidatura do republicano em detrimento da sua adversária democrata Hillary Clinton.

Hoje, Trump também reagiu às críticas relacionadas com a comunicação emitida pelas suas equipes depois do afastamento inesperado de Comey. Durante alguns dias, foram divulgadas diversas versões que diferiam em função dos interlocutores.

“Na qualidade de presidente muito ativo e com numerosas situações a decorrer, nem sempre é possível às minhas equipes que subam a um estrado com uma perfeita exatidão”, justificou o multimilionário.

“Talvez fosse melhor anular no futuro todos os ‘briefing com a imprensa’ e remeter as respostas por escrito para garantir maior exatidão”, prosseguiu.

“Presságio da sua queda”

O New York Times divulgou que Trump exigiu “lealdade” a Comey, quando chegou à Casa Branca, mas o ex-diretor teria oferecido apenas “honestidade” ao presidente, o que teria custado seu cargo.

A conversa aconteceu durante um jantar privado, uma semana depois da posse de Trump, segundo explicou Comey a alguns colegas seus que, após a demissão, falaram ao jornal norte-americano sob a condição de anonimato.

Segundo as fontes, em um determinado momento da conversa, depois de se gabar da vitória nas eleições e das “multidões” que juntava nos comícios, Trump pediu a Comey que “jurasse lealdade”, o que Comey negou, prometendo, em vez disso, que seria sempre “honesto” com ele.

Insatisfeito com a resposta, Trump insistiu na questão mais duas vezes, mas Comey não cedeu, sempre de acordo com a versão do ex-diretor do FBI relatada por colegas ao New York Times.

O ex-diretor do FBI acredita agora que o jantar foi “um presságio da sua queda”, segundo o jornal nova-iorquino.

Sarah Huckabee Sanders, porta-voz da Casa Branca, disse ao diário que a versão do ex-diretor não é um “relato preciso” do que houve no jantar e que o presidente dos EUA nunca exigiria “lealdade pessoal”, mas sim lealdade ao povo e à pátria.

A decisão do presidente suscitou uma onda de indignação particularmente entre os representantes do Partido Democrata e colunistas de opinião na imprensa norte-americana. O Partido Democrata chegou a comparar o episódio à tentativa de encobrimento feita pelo presidente Richard Nixon no famoso “caso Watergate”.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …