O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (7) através do Twitter que nomeará Christopher A. Wray, “um homem de credenciais impecáveis”, como novo diretor do FBI.
O anúncio de Trump ocorre um dia antes do esperado comparecimento público perante o Senado do ex-diretor do FBI James Comey.
“Nomearei Christopher A. Wray, um homem de credenciais impecáveis, para ser o novo Diretor do FBI. Em breve os detalhes”, antecipou Trump em sua conta pessoal do Twitter.
Wray liderou a divisão criminal do Departamento de Justiça de 2003 a 2005, durante o mandato do então presidente George W. Bush, e atualmente é um dos sócios do escritório de advocacia King & Spalding, onde preside o seu grupo dedicado a investigações governamentais.
Também foi advogado pessoal do governador de Nova Jersey, Chris Christie, no caso conhecido como “Bridgegate”, uma conspiração que levou ao fechamento em 2013 de dois carris da ponte de George Washington a modo de represália política.
No processo de entrevistas a potenciais candidatos para dirigir o FBI, Trump se reuniu na Casa Branca com Wray há apenas uma semana, no dia 30 de maio.
Trump demitiu no começo de maio Comey, que liderava a investigação do FBI sobre os supostos nexos entre funcionários russos e a campanha presidencial do magnata. Comey foi chamado para testemunhar nesta quinta-feira (8) perante o Comitê de Inteligência do Senado em uma audiência pública muito esperada.
Além disso, o vice-procurador geral dos EUA, Rod Rosenstein, e o diretor nacional de Inteligência, Dan Coats, testemunharão hoje perante esse mesmo comitê, um dos que investiga a suposta ingerência russa nas eleições presidenciais de novembro.
// EFE