Trump chama ex-diretor do FBI de “dedo duro”

Depois da intervenção de James Comey no Senado, o presidente dos EUA atacou, esta sexta-feira (9), o ex-diretor do FBI, o acusando de dizer mentiras e o qualificando como “dedo duro”.

“Apesar de tantos falsos testemunhos e mentiras, total e completa justificativa… e WOW, Comey é um ‘leaker’” (“dedo duro” em português), publicou Donald Trump no Twitter.

Esta é a primeira reação do presidente norte-americano em relação à audiência de quinta-feira (8) no Senado dos EUA, na qual o ex-diretor do FBI acusou Trump de dizer “puras e simples mentiras” sobre as razões de sua demissão.

O Governo escolheu me difamar e, de maneira muito mais grave, [difamar] o FBI, ao dizer que a organização estava afundada no caos e que seus funcionários tinham perdido a confiança no seu diretor”, afirmou ainda Comey.

Segundo a imprensa americana, Trump passou a quinta-feira com seu advogado pessoal, Marc Kasowitz, e com o secretário de Defesa, James Mattis, um dos membros do seu gabinete de sua maior confiança.

Apesar de alguns dos assessores de Trump temerem que o presidente reagisse às declarações de Comey enquanto ele falava, Trump se manteve ocupado com vários eventos e reuniões e só viu 45 minutos da audiência que durou duas horas e meia, diz o New York Times.

Na audiência, muito esperada em Washington, Comey disse ainda que Trump pediu a ele “lealdade” e, de acordo com sua opinião, que abandonasse a investigação que fazia sobre ex-assessor Michael Flynn, que se viu obrigado a pedir demissão por ocultar ao vice-presidente, Mike Pence, o conteúdo de seus contatos com a Rússia.

O ex-diretor do FBI contou também que documentou os encontros a sós com o presidente porque tinha medo que, posteriormente, o republicano mentisse sobre o conteúdo dessas conversas. “Estava genuinamente preocupado pelo fato de que ele pudesse mentir sobre a natureza dos nossos encontros. Sabia que podia chegar o dia em que pudesse precisar de um registro do que ocorreu não só para me defender, mas também para defender o FBI”, disse.

Na mesma audiência, o senador Tom Cotton questionou o ex-diretor diretamente: “Acredita que Trump esteve em conluio com a Rússia?”. Mas o ex-diretor do FBI não quis responder: “Essa é uma questão que penso não dever responder em uma reunião aberta”.

O depoimento de Comey causou uma enorme mobilização entre os norte-americanos, que assistiram em massa à sessão pela televisão. Inúmeros restaurantes e bares abriram mais cedo e promoveram festas temáticas, algumas batizadas com o nome “covfefe”.

Com direito a batatas fritas e vodka russa, o evento foi mesmo apelidado de “SuperBowl de Washington”, em uma alusão à final do campeonato de futebol norte-americano que uma vez por ano faz o país parar para assistir ao jogo.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …