Trump confirma ter interesse em comprar Groenlândia

(dr) Boris Baldinger / Fórum Econômico Mundial Copyright do Fórum Econômico Mundial / Boris Baldinger

O presidente dos EUA, Donald Trump, confirmou em entrevista com jornalistas que tem interesse na compra da Groenlândia. O cientista político Vladimir Shapovalov comenta a declaração do líder norte-americano em entrevista ao serviço russo da Rádio Sputnik.

Os políticos dinamarqueses ficaram indignados com os planos de Donald Trump. A primeira-ministra da Dinamarca, Mette Frederiksen, chamou esses planos dos EUA de “brincadeira”.

“A Groenlândia não é dinamarquesa. A Groenlândia é groenlandesa. Na verdade espero que tudo isso [os planos de compra] não seja sério”, disse a primeira-ministra.

O cientista político russo Vladimir Shapovalov, vice-diretor do Instituto de História e Política da Universidade Estatal de Pedagogia de Moscou, comentou a declaração de Donald Trump em entrevista ao serviço russo da Rádio Sputnik.

Não é brincadeira nenhuma, porque o plano surge pela terceira vez – os EUA anunciaram suas pretensões à compra da Groenlândia. Por isso não é brincadeira, e a resposta da primeira-ministra da Dinamarca é uma tentativa de sair desta situação embaraçosa. Quanto à posição de Donald Trump, ele confirmou isso e agora está completamente claro que não é uma notícia falsa, mas a posição do presidente norte-americano. Os EUA tencionaram estabelecer o controle sobre a Groenlândia, que tem um significado extremamente importante nos aspetos militar e econômico“, disse ele.

Segundo o cientista político, o comportamento de Donald Trump neste assunto está conforme com a sua tática habitual.

“Neste caso vemos a tática habitual de Donald Trump. É uma chantagem pública sobre a Dinamarca para reforçar a sua posição negocial nesta matéria. Provavelmente, o presidente dos EUA está tomando tais medidas de propósito. Não é por acaso que ele comparou a compra da Groenlândia com um negócio, é desta maneira agressiva que Trump realizava suas estratégias nos negócios quando era empresário. É assim que Trump se comporta na arena mundial, violando todas as normas e cânones das relações diplomáticas”, acha Vladimir Shapovalov.

O interesse do Trump na compra da Groenlândia foi anunciado por fontes informadas, citadas pelo jornal Wall Street Journal. Antes, o presidente dos EUA havia afirmado em entrevista que ele tinha interesse nesse assunto “estratégico”. Em particular, tal permitiria ampliar a presença militar norte-americana no Ártico.

Por sua vez, o Ministério das Relações Exteriores da Groenlândia declarou que a ilha está aberta “para os negócios, mas não para venda”.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Tiroteio deixa morto e vários feridos em Washington

Uma pessoa morreu e várias outras ficaram feridas em um tiroteio ocorrido na noite desta quinta-feira nas ruas de Washington, D.C., conforme relatou a imprensa local. Até o momento, são poucas as informações disponíveis sobre o …

Nada de ETs: escurecimento da estrela mais estranha da galáxia poderia ter outra explicação

Astrofísicos teriam desvendado misterioso escurecimento da estrela de Tabby após levantarem hipótese de ação alienígena e de cometas. Trata-se da estrela mais estranha da Via Láctea. Desde o fim do século XIX, a estrela de Tabby …

Ex-ditador da Tunísia Ben Ali morre aos 83 anos na Arábia Saudita

O ex-presidente da Tunísia Zine Ben Ali, 83 anos, morreu nesta quinta-feira. Ben Ali sofria de câncer e estava hospitalizado há uma semana, informou seu advogado Mounir Ben Salha. O ex-ditador tunisiano vivia exilado em Jeddah …

A luta pela vida de bebê com doença rara que recebeu doações de quase 1 em cada 10 belgas

Quase um em cada dez belgas colaborou com a campanha de um casal para arrecadar 1,9 milhão de euros (cerca de R$ 8,6 milhões) e salvar a vida de seu bebê. Pia, de nove meses, tem …

Fukushima: absolvidos três ex-dirigentes da empresa Tepco

Três ex-dirigentes da empresa Tepco foram absolvidos nesta quinta-feira (19), por um tribunal de Tóquio, que determinou que não podem ser considerados culpados pelas consequências da catástrofe nuclear ocorrida em Fukushima em 2011, após um …

Israel vive impasse político após eleição sem vencedor claro

Resultado oficial confirma que nenhum partido conseguiu obter maioria e indica cenário complicado para a formação de coalizões estáveis. Proposta de governo de unidade nacional levanta dúvidas sobre futuro de Netanyahu. Um dia após as eleições …

Rússia e China criarão frota de satélites que darão Internet rápida à Terra

Em projeto conjunto, Rússia e China irão desenvolver uma frota de satélites que deverá fornecer Internet rápida ao nosso planeta. A notícia foi dada pelo vice-premiê russo, Maksim Akimov, durante fala a jornalistas. De acordo com …

Vídeos de OVNIs são reais, afirma Marinha dos EUA

Os três vídeos feitos pelos militares dos EUA, que mostram imagens de “fenômeno aéreo não identificado”, são verdadeiros, de acordo com declarações da Marinha do país obtidas pelo The Black Vault, um site dedicado a …

DNA preservado em museu ajuda a identificar maior anfíbio do mundo

Um anfíbio recém-identificado é possivelmente o maior do planeta. Pesquisadores chegaram a essa conclusão com o auxílio do DNA coletado em um espécime que está preservado em um museu. Atingindo quase dois metros de comprimento, a …

Primeira relação sexual de uma a cada 16 americanas é sem consentimento

Um estudo publicado pela Associação Americana de Medicina mostrou que uma a cada 16 jovens do país teve a primeira relação sexual sem consentimento. A pesquisa também mostra os efeitos negativos a longo prazo deste …