Trump confirma ter interesse em comprar Groenlândia

(dr) Boris Baldinger / Fórum Econômico Mundial Copyright do Fórum Econômico Mundial / Boris Baldinger

O presidente dos EUA, Donald Trump, confirmou em entrevista com jornalistas que tem interesse na compra da Groenlândia. O cientista político Vladimir Shapovalov comenta a declaração do líder norte-americano em entrevista ao serviço russo da Rádio Sputnik.

Os políticos dinamarqueses ficaram indignados com os planos de Donald Trump. A primeira-ministra da Dinamarca, Mette Frederiksen, chamou esses planos dos EUA de “brincadeira”.

“A Groenlândia não é dinamarquesa. A Groenlândia é groenlandesa. Na verdade espero que tudo isso [os planos de compra] não seja sério”, disse a primeira-ministra.

O cientista político russo Vladimir Shapovalov, vice-diretor do Instituto de História e Política da Universidade Estatal de Pedagogia de Moscou, comentou a declaração de Donald Trump em entrevista ao serviço russo da Rádio Sputnik.

Não é brincadeira nenhuma, porque o plano surge pela terceira vez – os EUA anunciaram suas pretensões à compra da Groenlândia. Por isso não é brincadeira, e a resposta da primeira-ministra da Dinamarca é uma tentativa de sair desta situação embaraçosa. Quanto à posição de Donald Trump, ele confirmou isso e agora está completamente claro que não é uma notícia falsa, mas a posição do presidente norte-americano. Os EUA tencionaram estabelecer o controle sobre a Groenlândia, que tem um significado extremamente importante nos aspetos militar e econômico“, disse ele.

Segundo o cientista político, o comportamento de Donald Trump neste assunto está conforme com a sua tática habitual.

“Neste caso vemos a tática habitual de Donald Trump. É uma chantagem pública sobre a Dinamarca para reforçar a sua posição negocial nesta matéria. Provavelmente, o presidente dos EUA está tomando tais medidas de propósito. Não é por acaso que ele comparou a compra da Groenlândia com um negócio, é desta maneira agressiva que Trump realizava suas estratégias nos negócios quando era empresário. É assim que Trump se comporta na arena mundial, violando todas as normas e cânones das relações diplomáticas”, acha Vladimir Shapovalov.

O interesse do Trump na compra da Groenlândia foi anunciado por fontes informadas, citadas pelo jornal Wall Street Journal. Antes, o presidente dos EUA havia afirmado em entrevista que ele tinha interesse nesse assunto “estratégico”. Em particular, tal permitiria ampliar a presença militar norte-americana no Ártico.

Por sua vez, o Ministério das Relações Exteriores da Groenlândia declarou que a ilha está aberta “para os negócios, mas não para venda”.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

NASA pode ter encontrado pistas sobre Planeta X

O suposto Planeta X segue repleto de mistérios e a única coisa que se sabe é que há algum objeto grande e massivo na região do cinturão de Kuiper. O grande objeto estaria causando uma grande …

Co-fundador da Wikipedia lança rede social livre de anúncios

O co-fundador da Wikipédia, Jimmy Wales, desenvolveu uma rede social chamada WT: Social, que opera basicamente do mesmo jeito que a enciclopédia virtual, ou seja, sem publicidade, apenas com doações. Apesar disso, não há ligação …

O que é a peste pulmonar e por que sua aparição na China preocupa

A forma mais rara, porém mais letal de peste, apareceu na China. Duas pessoas foram hospitalizadas em Pequim após contrairem a peste pulmonar ou pneumônica - uma variante altamente infecciosa da doença e muitas vezes …

Mais de 200 pessoas perderam visão em protestos no Chile

A principal associação médica do Chile anunciou nesta quinta-feira (14/11) que pelo menos 230 pessoas perderam a visão, parcial ou completamente do olho afetado, devido a tiros com espingarda de pressão disparadas por agentes de …

Movimento dos "coletes amarelos" completa um ano com efeitos positivos na economia

O diário econômico francês Les Echos desta sexta-feira dedica sua capa e várias páginas ao movimento dos coletes amarelos, que completa um ano neste domingo. O jornal analisa as consequências dos protestos na economia francesa …

Preço para voar em nave da Boeing será 60% mais caro do que na da SpaceX

O inspetor-geral da NASA divulgou nesta quinta-feira (14) um relatório sobre o Programa Commercial Crew, com detalhes sobre os problemas técnicos enfrentados pelas empresas SpaceX e Boeing no desenvolvimento de suas espaçonaves - Crew Dragon …

A corrida para salvar 33 marinheiros e 1 cachorro da ilha onde missionário foi morto por nativos há 1 ano

"Homens selvagens, provavelmente mais de 50, com armas caseiras, estão fazendo dois ou três barcos. Temo que eles nos alcancem no pôr do Sol. A vida de todos os tripulantes está em risco." A corrida contra …

Gigante chinesa do comércio eletrônico vende U$ 1 bilhão em 1 minuto

Sessenta e oito segundos. Esse foi o tempo que consumidores chineses levaram para gastar seu primeiro bilhão de dólares em vendas pela internet numa tradicional liquidação do país. O resultado surpreendente de vendas foi alcançado …

“A Tumba”: depósito de lixo nuclear está começando a se romper e afundar nas Ilhas Marshall

Antes de lançar a primeira bomba atômica do mundo, os EUA fizeram vários testes de detonações em locais remotos. O problema é que toda a radiação está até hoje nesses lugares, sendo que um desses …

Brasil dá 'sinal positivo' e valoriza participação no BRICS, diz especialista

Contrariando estimativas de que o governo de Jair Bolsonaro reduziria a importância do BRICS na sua política externa, o Brasil demonstra empenho e compromisso com o bloco, segundo especialista ouvido pela Sputnik. Em entrevista à Sputnik, …