Trump contradiz especialista e afirma que logo haverá vacina

Brandon Dill / EPA

Presidente diz que vacina contra covid-19 estará disponível daqui a algumas semanas, apenas horas depois de diretor de agência de saúde afirmar que ampla vacinação provavelmente ocorreria apenas em 2021.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contradisse nesta quarta-feira (16/09) os especialistas do seu próprio governo e anunciou que haverá uma vacina para a covid-19 daqui a algumas semanas e que elas estarão imediatamente à disposição. Segundo Trump, ao menos 100 milhões de doses estariam disponíveis até o fim do ano.

O presidente contradisse, assim, o que o diretor do Centro de Controle e Prevenção de Doenças, Robert Redfield, havia dito horas antes numa audiência no Senado. Redfield afirmara que a vacina estaria disponível entre novembro e dezembro, mas apenas de forma limitada e para os grupos de maior risco. A população americana só deverá ter acesso à vacina “provavelmente no fim do segundo trimestre ou no terceiro trimestre de 2021”, dissera o especialista.

Até lá, o melhor que a população pode fazer é se cuidar lavando as mãos, mantendo distância e usando máscaras faciais, afirmou Redfield.

Trump disse que Redfield se enganou. “Acho que ele cometeu um erro quando disse isso, é apenas uma informação errada. Acho que ele não quis dizer isso. Acho que ele estava confuso quando isse isso”, declarou o presidente. “Estamos muito perto de uma vacina. Acho que poderemos começar em algum momento de outubro” ou logo depois, disse Trump.

Ele também desdenhou das máscaras faciais e disse que a vacina é mais importante.

Para ser distribuída à população, qualquer vacina tem de ser aprovada pela Food and Drug Administration (FDA), o órgão responsável por aprovar o uso de novos medicamentos, vacinas e outros produtos relacionados à saúde pública.

As empresas farmacêuticas Pfizer, Moderna e AstraZeneca estão realizando estudos de vacinas que já chegaram ao nível três, ou seja, estão sendo testadas em seres humanos, mas ainda não enviaram um produto final à FDA para aprovação.

O presidente reiteradamente tem dito que uma vacina estará disponível nas próximas semanas, um período que a maioria dos especialistas considera inalcançável. A eleição presidencial americana está marcada para 3 de novembro. O candidato democrata, Joe Biden, acusou Trump de estar pressionando por uma vacina por motivos eleitorais.

Nove empresas farmacêuticas já apelaram ao presidente para que fique ao lado da ciência e não pressione para tornar disponível um produto ainda não totalmente testado.

Os Estados Unidos são o país mais afetado pela pandemia, com 6,6 milhões de casos detectados e mais de 196 mil mortes, segundo levantamento independente da Universidade Johns Hopkins.

// DW

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …