Microsoft diz que 70% dos brasileiros já foram alvos do golpe de suporte técnico

Rafael Neddermeyer / Fotos Públicas

Imagine estar navegando pela internet e se deparar com uma janela afirmando que há algo de errado com sua instalação do Windows. Ao clicar, você consegue entrar em contato com um técnico, que dá instruções de como resolver o problema — somente para descobrir logo depois que tudo não passa de um golpe destinado a roubar seus dados pessoais.

Ações criminosas do tipo são bastante comuns: uma pesquisa conduzida pela Microsoft mostra que 70% dos adultos consultados já foram expostos a algum tipo de golpe de suporte técnico.

Segundo a empresa, isso representa 3% a mais do que o registrado em um estudo semelhante feito por ela em 2018; sendo que 29% das pessoas deram continuidade aos golpes, que resultaram em perdas financeiras para 7% dos alvos.

Apesar do número alto de exposições, a Microsoft relata que o estudo mostra uma queda geral no número de tentativas de golpe. Atualmente, a empresa recebe uma média de 6,5 mil reclamações mensais sobre assistências técnicas falsas, o que representa uma baixa considerável em relação às 13 mil reclamações mensais recebidas em anos anteriores.

No caso brasileiro, a Microsoft acredita que as agências de proteção ao consumidor foram responsáveis por ajudar a proteger contra os golpes de suporte técnico.

Enquanto seja menos provável que os clientes atuais confiem em contatos não solicitados, o estudo conduzido em parceria com a YouGov mostra que millienials (nascidos entre 1981 e 1996) tendem a confiar mais nas mensagens anônimas do que outras gerações; por isso, vale sempre redobrar o cuidado com essas situações.

De acordo com o levantamento, o resultado nacional aponta que essa geração de usuários, em especial, sempre acha que está ciente dos riscos e golpes porque vem lidando computadores e navegando pela internet desde os primórdios das máquinas e da web.

Esse “excesso de confiança” acaba gerando participação em atividades mais arriscadas. E essa tendência não se resume apenas aos brasileiros; afetam, principalmente, internautas do gênero masculino que usam sites de torrent e compartilham conteúdos por mensagens de e-mail.

Golpes estão mais sofisticados

Segundo a Microsoft, os golpes de suporte técnico estão ficando mais sofisticados e se aproveitando da transformação digital para fazer novas vítimas.

Se antes eles eram realizados por ligações telefônicas, agora contam com táticas complexas, que misturam mensagens de e-mail, pop-ups e até mesmo call centers fraudulentos, para convencer as pessoas de que elas estão falando com empresas legítimas.

“Vivemos em constante evolução tecnológica e a fraude de suporte técnico não é exceção. Não enfrentamos mais apenas ligações fraudulentas, mas também uma infraestrutura mais sofisticada que aproveita os vendedores parceiros para implantar pop-ups de aparência legítima para os consumidores, levando-os a se comunicarem com call centers fraudulentos”, explica Victoria Beckman, líder da Unidade de Crimes Digitais (DCU) para as Américas da Microsoft.

Além de roubar informações pessoais, os golpistas também buscam pagamentos em dinheiro e muitas vezes vitimam diversas vezes o mesmo alvo. Em alguns casos, os bandidos instalam malwares nos computadores, permitindo a eles manter o acesso remoto a documentos confidenciais e atividades sensíveis.

Para ajudar a combater os golpes, a Microsoft realiza investigações constantes contra redes de fraude e de suporte técnico, encaminhando os casos encontrados para a aplicação correta da lei.

A empresa também aposta na conscientização de usuários e em programas de treinamento que ajudem a detectar atividades suspeitas, interrompendo qualquer contato antes de os alvos se transformarem em vítimas.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …