Microsoft diz que 70% dos brasileiros já foram alvos do golpe de suporte técnico

Rafael Neddermeyer / Fotos Públicas

Imagine estar navegando pela internet e se deparar com uma janela afirmando que há algo de errado com sua instalação do Windows. Ao clicar, você consegue entrar em contato com um técnico, que dá instruções de como resolver o problema — somente para descobrir logo depois que tudo não passa de um golpe destinado a roubar seus dados pessoais.

Ações criminosas do tipo são bastante comuns: uma pesquisa conduzida pela Microsoft mostra que 70% dos adultos consultados já foram expostos a algum tipo de golpe de suporte técnico.

Segundo a empresa, isso representa 3% a mais do que o registrado em um estudo semelhante feito por ela em 2018; sendo que 29% das pessoas deram continuidade aos golpes, que resultaram em perdas financeiras para 7% dos alvos.

Apesar do número alto de exposições, a Microsoft relata que o estudo mostra uma queda geral no número de tentativas de golpe. Atualmente, a empresa recebe uma média de 6,5 mil reclamações mensais sobre assistências técnicas falsas, o que representa uma baixa considerável em relação às 13 mil reclamações mensais recebidas em anos anteriores.

No caso brasileiro, a Microsoft acredita que as agências de proteção ao consumidor foram responsáveis por ajudar a proteger contra os golpes de suporte técnico.

Enquanto seja menos provável que os clientes atuais confiem em contatos não solicitados, o estudo conduzido em parceria com a YouGov mostra que millienials (nascidos entre 1981 e 1996) tendem a confiar mais nas mensagens anônimas do que outras gerações; por isso, vale sempre redobrar o cuidado com essas situações.

De acordo com o levantamento, o resultado nacional aponta que essa geração de usuários, em especial, sempre acha que está ciente dos riscos e golpes porque vem lidando computadores e navegando pela internet desde os primórdios das máquinas e da web.

Esse “excesso de confiança” acaba gerando participação em atividades mais arriscadas. E essa tendência não se resume apenas aos brasileiros; afetam, principalmente, internautas do gênero masculino que usam sites de torrent e compartilham conteúdos por mensagens de e-mail.

Golpes estão mais sofisticados

Segundo a Microsoft, os golpes de suporte técnico estão ficando mais sofisticados e se aproveitando da transformação digital para fazer novas vítimas.

Se antes eles eram realizados por ligações telefônicas, agora contam com táticas complexas, que misturam mensagens de e-mail, pop-ups e até mesmo call centers fraudulentos, para convencer as pessoas de que elas estão falando com empresas legítimas.

“Vivemos em constante evolução tecnológica e a fraude de suporte técnico não é exceção. Não enfrentamos mais apenas ligações fraudulentas, mas também uma infraestrutura mais sofisticada que aproveita os vendedores parceiros para implantar pop-ups de aparência legítima para os consumidores, levando-os a se comunicarem com call centers fraudulentos”, explica Victoria Beckman, líder da Unidade de Crimes Digitais (DCU) para as Américas da Microsoft.

Além de roubar informações pessoais, os golpistas também buscam pagamentos em dinheiro e muitas vezes vitimam diversas vezes o mesmo alvo. Em alguns casos, os bandidos instalam malwares nos computadores, permitindo a eles manter o acesso remoto a documentos confidenciais e atividades sensíveis.

Para ajudar a combater os golpes, a Microsoft realiza investigações constantes contra redes de fraude e de suporte técnico, encaminhando os casos encontrados para a aplicação correta da lei.

A empresa também aposta na conscientização de usuários e em programas de treinamento que ajudem a detectar atividades suspeitas, interrompendo qualquer contato antes de os alvos se transformarem em vítimas.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

George W. Bush: o suposto plano para matar ex-presidente dos EUA desbaratado pelo FBI

Um simpatizante do Estado Islâmico planejava assassinar o ex-presidente dos EUA George W. Bush, mas o plano foi descoberto pelo FBI (polícia federal americana), segundo autoridades dos Estados Unidos. O suspeito, um residente de Ohio, supostamente …

O que se sabe sobre misterioso surto de varíola dos macacos

Casos recentes da doença na América do Norte e Europa acenderam o alerta entre especialistas. Endêmico na África, vírus é transmitido por animais contaminados e por contato próximo prolongado entre pessoas. Autoridades de saúde na América …

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …