Trump acusa democratas de inventarem 3 mil mortos em Porto Rico

(dr) Boris Baldinger / Fórum Econômico Mundial Copyright do Fórum Econômico Mundial / Boris Baldinger

Donald Trump contesta a contagem oficial do número de mortos provocados pelo furacão Maria, que atingiu Porto Rico em setembro do ano passado, sem, no entanto, apresentar qualquer prova de manipulação.

Nesta quinta-feira (13), Donald Trump acusou a oposição democrata de ter inflacionado o verdadeiro número de mortos na sequência dos dois furacões que atingiram Porto Rico o ano passado. O presidente norte-americano rejeita que tenham morrido 3 mil pessoas.

“Não morreram 3000 pessoas nos dois furacões que atingiram Porto Rico. Quando eu deixei a ilha, DEPOIS de a tempestade já ter passado, os números estavam entre seis e 18 mortes. Ao longo do tempo não aumentou muito. Depois, muito tempo depois do ocorrido, começaram a dar conta de números muito elevados, como 3000”, escreveu no Twitter.

Isso foi feito pelos democratas para prejudicar a minha imagem em uma altura em que estava angariando com muito sucesso bilhões de dólares para ajudar a reconstruir Porto Rico”, continuou.

“Se uma pessoa morresse fosse pelo que fosse, mesmo que de velhice, eles acrescentavam ao número. Má política. Eu adoro Porto Rico!”, afirmou Trump, não apresentando, no entanto, nenhum dado que comprovasse que os números oficiais foram manipulados.

Porto Rico divulgou o número de mortes em agosto, elevando o balanço para 2.975 pessoas. A contagem foi realizada por pesquisadores da Faculdade de Saúde Pública do Instituto Milken da Universidade George Washington, informa o Público.

Inicialmente, o balanço feito apontava para 64 mortes, incluindo vítimas diretas dos furacões Maria e Irma, por afogamento, estruturas arrastadas pelo vento e queda de edifícios. O balanço final inclui vítimas que morreram nos seis meses que se seguiram, resultado da falta de acompanhamento médico, eletricidade e água potável.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Tribunal Constitucional da Polônia invalida direito ao aborto por malformação do feto

O Tribunal Constitucional da Polônia invalidou nesta quinta-feira (22) uma disposição que permitia a interrupção voluntária da gravidez (IVG) em caso de malformação do feto. Uma vez que a decisão entre em vigor, apenas o …

Estudo descobre 1,8 bilhão de árvores no deserto do Saara e no Sahel

Um estudo publicado na revista Nature descobriu que na região do Saara Ocidental e no Sahel, há mais de um bilhão de árvores. No meio da aridez do local, a surpreendente descoberta colocou um novo …

Guerra Fria 2.0 entre EUA e China será uma batalha tecnológica, dizem especialistas

A batalha mundial pelo domínio da alta tecnologia está cada vez mais centrada em EUA e China. Com confronto aberto no caso da Huawei, especialistas do clube Valdai alertam para uma longa guerra fria tecnológica …

Combate à corrupção reduz mortalidade infantil, aponta estudo

Auditorias anticorrupção realizadas em municípios brasileiros entre 2003 e 2015 reduziram a mortalidade infantil. Esta é a principal conclusão de um estudo, conduzido por pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, que relacionou o …

2.300 maneiras de prevenir o Covid-19 foram mapeadas por universidade brasileira

Está disponível online a Plataforma das Universidades contra COVID-19 organizada pelo Projeto Ciência Popular e desenvolvida em parceria com a Empresa Júnior de Sistemas de Informação da EACH/USP (Síntese Jr.). Em setembro havia sido publicado o …

Debate nos EUA: Trump não disse nada de novo para reverter vantagem de Biden, diz historiador

O segundo e último debate entre o presidente americano, Donald Trump, e seu rival democrata Joe Biden, nesta quinta-feira (22), em Nashville, foi mais civilizado do que a primeira confrontação entre os dois candidatos …

Mais humanos estão evoluindo para ter três artérias nos braços; entenda porquê

Não se engane ao achar que o corpo humano não está em constante evolução. Pesquisadores australianos descobriram recentemente que o nosso organismo parece estar, aos poucos, desenvolvendo uma nova artéria no braço: a artéria mediana. Esse …

Tesla supera expectativas e apresenta quinto trimestre consecutivo de lucros

A Tesla divulgou nesta quarta-feira (21) seus resultados financeiros relativos ao terceiro trimestre de 2020. E as notícias foram boas: além de apresentar lucros pelo quinto trimestre consecutivo, a montadora elétrica apresentou os três meses …

Bitcoin alcança valor máximo anual após anúncio do PayPal

Nesta quarta-feira (21), o PayPal anunciou que vai lançar um sistema que permite efetuar compras e vendas em moedas digitais. Nesta quarta-feira (21), o bitcoin alcançou seu valor máximo neste ano, acima de US$ 13.200 (R$ …

Papa Francisco defende união civil homossexual

Pela primeira vez desde que assumiu a liderança da Igreja Católica, pontífice se manifesta a favor da união civil entre pessoas do mesmo sexo. "Gays têm direito a ter família, são filhos de Deus", diz …