Porto Rico sobe de 64 para 2.975 número de mortos pelo furacão Maria

(dv) NOAA / EPA

O furacão Maria

O governador de Porto Rico elevou o balanço oficial de mortos na ilha pelo furacão Maria de 64 para 2.975, após um novo estudo encomendado pelo governo, segundo o qual as mortes provocadas pela tempestade foram severamente subestimadas.

O estudo foi divulgado nesta terça-feira (28) pelas autoridades de Porto Rico, um estado livre associado dos Estados Unidos.

O governador Ricardo Rosselló disse que está criando uma comissão para implementar as recomendações do novo relatório. Será ainda criado um registro das pessoas mais vulneráveis em Porto Rico como os idosos, doentes ou pessoas que fazem hemodiálise, para realizar ações de prevenção em futuras tempestades ou furacões.

A nova estimativa de 2.975 mortos, divulgada seis meses depois de o furacão Maria ter devastado a ilha, em setembro de 2017, foi feita por pesquisadores da Faculdade de Saúde Pública do Instituto Milken, na Universidade George Washington.

“Os resultados deste estudo sugerem que, tragicamente, o furacão Maria produziu um número maior de mortes em toda a ilha. Certos grupos – aqueles em áreas mais pobres e os mais idosos – enfrentaram os maiores riscos”, explicou Carlos Santos-Burgoa, pesquisador principal do Instituto Milken.

O furacão Maria, de categoria 4, teria provocado mais mortos que o Katrina, que devastou Nova Orleans, nos Estados Unidos, em 2005, causando mais de 1.880 mortes. Mais de 80% das famílias em Porto Rico não tiveram acesso à rede elétrica durante os últimos três meses de 2017 e a situação só foi totalmente resolvida este ano.

Joel Rouse / Wikimedia With the tail end of Hurricane Maria still being felt, Royal Marines from 40 Commando were straight out across the Island to ensure critical routes were clear and they understood what the islanders needed. With heavy rain and driving winds through the night it was crucial that both remote and main routes were clear of debris and unblocked if flooded. It was also vital to understand the effect this weather had had on the local people and what they were in greatest need of, allowing intelligent aid distribution. The team also handed out more of the DFID shelter packs, allowing short term roofing for people while the rebuild process starts. In early September 2017 Hurricane Irma moved through the Caribbean region, causing absolute devastation wherever it landed. The British Overseas Territories of Anguilla, the Turks and Caicos Islands and the British Virgin Islands suffered lasting damage. All three services and other government departments, along with hundreds of troops were involved in the huge humanitarian effort. Ships, planes and helicopters delivered tonnes of supplies to the UK nationals and locals caught up in the devastation caused by Hurricane Irma.

Devastação causada pelo Furacão Maria em Great Carrot Bay, Porto Rico

O governo de Porto Rico já havia dado um primeiro passo este mês para esclarecer a questão polêmica ao notificar, por carta, o Congresso norte-americano sobre outro relatório relacionado com a recuperação da ilha após o furacão, que incluía um número atualizado de 1.427 mortes.

Inicialmente, apesar da insistência constante de acadêmicos e outras organizações de que o número real de mortos era muito mais alto do que o inicialmente estimado, o fato é que tanto as autoridades da ilha quanto o governo federal em Washington reduziram repetidamente a intensidade das consequências da devastação do furacão.

Em outubro, durante uma visita a Porto Rico, Donald Trump disse que a passagem do furacão Maria não tinha sido “uma verdadeira catástrofe” como a do furacão Katrina, destacando o baixo número de vítimas mortais (na altura, 64 era o número oficial de mortos).

Mesmo assim, Trump alertou que o orçamento federal ficará “defasado” como resultado dos sérios danos e da necessidade de financiamento para a reconstrução de infraestrutura e serviços básicos na ilha.

Ciberia, Lusa // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Estudo sugere que 2,5 bilhões de tiranossauros rex viveram na Terra

Estimativa inédita da população total dos dinossauros foi publicada na revista "Science". Biólogo brasileiro integrou equipe da Universidade da Califórnia que fez o cálculo. Se um Tyrannosaurus rex já parece bastante assustador, imagine 2,5 bilhões deles. …

Submarino soviético atingido por minas alemãs encontrado no mar de Barents

Uma expedição da Frota do Norte russa e da Sociedade Geográfica Russa encontrou no mar de Barents o submarino Katyusha, afundado durante a Segunda Guerra Mundial, de acordo com informação do serviço de imprensa da …

Filme desaparecido do mestre do cinema Orson Welles pode estar no Brasil

Apaixonado por Orson Welles, um documentarista norte-americano se prepara para ir ao Brasil relançar a busca de um filme desaparecido do mestre de Hollywood, Orson Welles: a versão original de "The Magnificent Ambersons", que …

Cientistas criam embriões que são parte humanos, parte macacos

Pela primeira vez, cientistas criaram embriões que são uma mistura de células humanas e macacos. Os embriões, descritos quinta-feira na revista Cell, foram criados em parte para tentar encontrar novas formas de produzir órgãos para pessoas …

Criatura misteriosa em árvore que assustou moradores em cidade da Polônia era croissant

Quando autoridades polonesas receberam o chamado de que um animal incomum estava escondido em uma árvore da cidade de Cracóvia, não sabiam o que esperar. "As pessoas não estão abrindo as janelas porque estão com medo …

"Os Simpsons": Hank Azaria se desculpa por dar voz ao personagem indiano Apu

O ator e dublador Hank Azaria pediu desculpas por sua contribuição ao racismo estrutural contra a população indiana. Azaria, que é branco, foi a voz por trás do personagem Apu Nahasapeemapetilon no desenho animado Os Simpsons …

STF confirma anulação das condenações de Lula na Lava Jato

Plenário do Supremo referenda decisão de Fachin que considerou a 13ª Vara Federal de Curitiba incompetente para julgar ações contra o ex-presidente. Com isso, petista retoma o direito de disputar eleições em 2022. O plenário do …

Biden: EUA estão prontos para mais medidas se Rússia continuar a interferir na nossa democracia

Em discurso nesta quinta-feira (15), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse que notificou o presidente russo, Vladimir Putin, de que seu governo poderia ter tomado mais medidas contra a Rússia, mas preferiu ser …

Eurodeputados defendem que Bolsonaro seja responsabilizado por necropolítica

O embaixador brasileiro na União Europeia, Marcos Galvão, pediu nesta quinta-feira "vacinas, vacinas e vacinas" para tirar o Brasil "da situação desastrosa" em que se encontra. Durante audiência com deputados do Parlamento Europeu, em …

Robô em forma de estrela vai estudar o fundo do mar

Cientistas do MIT criaram uma estrela-do-mar robótica, que consegue nadar pela vizinhança sem chamar muita atenção. Um dos principais problemas enfrentados pelos robôs marinhos é que eles não se parecem com peixes ou com alguma outra …