Porto Rico sobe de 64 para 2.975 número de mortos pelo furacão Maria

(dv) NOAA / EPA

O furacão Maria

O governador de Porto Rico elevou o balanço oficial de mortos na ilha pelo furacão Maria de 64 para 2.975, após um novo estudo encomendado pelo governo, segundo o qual as mortes provocadas pela tempestade foram severamente subestimadas.

O estudo foi divulgado nesta terça-feira (28) pelas autoridades de Porto Rico, um estado livre associado dos Estados Unidos.

O governador Ricardo Rosselló disse que está criando uma comissão para implementar as recomendações do novo relatório. Será ainda criado um registro das pessoas mais vulneráveis em Porto Rico como os idosos, doentes ou pessoas que fazem hemodiálise, para realizar ações de prevenção em futuras tempestades ou furacões.

A nova estimativa de 2.975 mortos, divulgada seis meses depois de o furacão Maria ter devastado a ilha, em setembro de 2017, foi feita por pesquisadores da Faculdade de Saúde Pública do Instituto Milken, na Universidade George Washington.

“Os resultados deste estudo sugerem que, tragicamente, o furacão Maria produziu um número maior de mortes em toda a ilha. Certos grupos – aqueles em áreas mais pobres e os mais idosos – enfrentaram os maiores riscos”, explicou Carlos Santos-Burgoa, pesquisador principal do Instituto Milken.

O furacão Maria, de categoria 4, teria provocado mais mortos que o Katrina, que devastou Nova Orleans, nos Estados Unidos, em 2005, causando mais de 1.880 mortes. Mais de 80% das famílias em Porto Rico não tiveram acesso à rede elétrica durante os últimos três meses de 2017 e a situação só foi totalmente resolvida este ano.

Joel Rouse / Wikimedia With the tail end of Hurricane Maria still being felt, Royal Marines from 40 Commando were straight out across the Island to ensure critical routes were clear and they understood what the islanders needed. With heavy rain and driving winds through the night it was crucial that both remote and main routes were clear of debris and unblocked if flooded. It was also vital to understand the effect this weather had had on the local people and what they were in greatest need of, allowing intelligent aid distribution. The team also handed out more of the DFID shelter packs, allowing short term roofing for people while the rebuild process starts. In early September 2017 Hurricane Irma moved through the Caribbean region, causing absolute devastation wherever it landed. The British Overseas Territories of Anguilla, the Turks and Caicos Islands and the British Virgin Islands suffered lasting damage. All three services and other government departments, along with hundreds of troops were involved in the huge humanitarian effort. Ships, planes and helicopters delivered tonnes of supplies to the UK nationals and locals caught up in the devastation caused by Hurricane Irma.

Devastação causada pelo Furacão Maria em Great Carrot Bay, Porto Rico

O governo de Porto Rico já havia dado um primeiro passo este mês para esclarecer a questão polêmica ao notificar, por carta, o Congresso norte-americano sobre outro relatório relacionado com a recuperação da ilha após o furacão, que incluía um número atualizado de 1.427 mortes.

Inicialmente, apesar da insistência constante de acadêmicos e outras organizações de que o número real de mortos era muito mais alto do que o inicialmente estimado, o fato é que tanto as autoridades da ilha quanto o governo federal em Washington reduziram repetidamente a intensidade das consequências da devastação do furacão.

Em outubro, durante uma visita a Porto Rico, Donald Trump disse que a passagem do furacão Maria não tinha sido “uma verdadeira catástrofe” como a do furacão Katrina, destacando o baixo número de vítimas mortais (na altura, 64 era o número oficial de mortos).

Mesmo assim, Trump alertou que o orçamento federal ficará “defasado” como resultado dos sérios danos e da necessidade de financiamento para a reconstrução de infraestrutura e serviços básicos na ilha.

Ciberia, Lusa // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Estudos corroboram correlação entre tipo sanguíneo e risco de covid-19

A suscetibilidade ao contágio com o vírus Sars-Cov-2 pode variar segundo o grupo sanguíneo: os indivíduos do grupo O tendem a um menor risco, enquanto os demais estão também potencialmente mais expostos a quadros clínicos …

Bolsonaro reforça que brasileiro não será obrigado a tomar vacina contra a COVID-19

Declaração do presidente acontece três dias depois de o governador João Doria informar que vacinação será obrigatória no estado de São Paulo. O presidente Jair Bolsonaro reforçou hoje (19) na saída do Palácio da Alvorada o …

Engenheiros criam sabre de luz real de plasma retrátil de 2.200°C que corta aço

Os engenheiros por trás do canal do YouTube “The Hacksmith” criaram o sabre de luz de “Star Wars” no mundo real que é quente o suficiente para derreter aço e até titânio em segundos. James Hobson, …

Evo Morales comemora vitória de seu candidato, Luis Arce, à presidência na Bolívia

De La Paz, na Bolívia, o candidato a presidente Luis Arce e, de Buenos Aires, na Argentina, o ex-presidente Evo Morales comemoram vitória nas eleições tanto para presidente quanto para o Congresso, realizadas neste …

Síndrome provoca mudança na coloração dos olhos em população nativa da Indonésia

Em um país cujo a vasta maioria da população possui cabelos e olhos escuros, uma rara síndrome genética ofereceu aos membros de uma tribo nativa da Indonésia uma impressionante condição: os mais impactantes e profundos …

Aula de spinning em academia no Canadá contaminou 61 pessoas com a COVID-19

Academias não são locais recomendados neste momento de pandemia, mesmo que alguns estabelecimentos estejam reabrindo com todas as medidas de segurança adequadas. Prova disso aconteceu recentemente em Hamilton, na província de Ontario, no Canadá, quando uma …

Estrela supergigante vermelha Betelgeuse é menor e está mais próxima da Terra

A estrela supergigante vermelha Betelgeuse, uma das mais brilhantes, é menor e está mais próxima da Terra do que se acreditava. "Estudos anteriores sugeriram que poderia ser maior que a órbita de Júpiter. Nossos resultados dizem …

Ao tentar desativar uma bomba imensa a Marinha da Polônia acidentalmente a explode

Uma enorme bomba da Segunda Guerra Mundial explodiu durante uma delicada operação na terça-feira para desativar o dispositivo de cinco toneladas em um canal perto do Mar Báltico, mas ninguém foi ferido, afirmaram autoridades polonesas. O …

Candidato a vereador vai plantar uma árvore para cada voto que receber em Dourados

O combate às mudanças climáticas e ao desmatamento para Franklin Schmalz, candidato pelo PSOL a vereador na cidade de Dourados, no Mato Grosso do Sul, é um compromisso direto e concreto, a ser posto em …

Líder nacionalista manobra para chegar ao poder após renúncia de presidente do Quirguistão

O presidente do Quirguistão, Sooronbai Jeenbekov, cedeu à pressão de manifestantes nacionalistas e anunciou sua renúncia nesta quinta-feira (15), após dez dias de uma crise política aberta pela vitória de dois partidos governistas nas …