Porto Rico sobe de 64 para 2.975 número de mortos pelo furacão Maria

(dv) NOAA / EPA

O furacão Maria

O governador de Porto Rico elevou o balanço oficial de mortos na ilha pelo furacão Maria de 64 para 2.975, após um novo estudo encomendado pelo governo, segundo o qual as mortes provocadas pela tempestade foram severamente subestimadas.

O estudo foi divulgado nesta terça-feira (28) pelas autoridades de Porto Rico, um estado livre associado dos Estados Unidos.

O governador Ricardo Rosselló disse que está criando uma comissão para implementar as recomendações do novo relatório. Será ainda criado um registro das pessoas mais vulneráveis em Porto Rico como os idosos, doentes ou pessoas que fazem hemodiálise, para realizar ações de prevenção em futuras tempestades ou furacões.

A nova estimativa de 2.975 mortos, divulgada seis meses depois de o furacão Maria ter devastado a ilha, em setembro de 2017, foi feita por pesquisadores da Faculdade de Saúde Pública do Instituto Milken, na Universidade George Washington.

“Os resultados deste estudo sugerem que, tragicamente, o furacão Maria produziu um número maior de mortes em toda a ilha. Certos grupos – aqueles em áreas mais pobres e os mais idosos – enfrentaram os maiores riscos”, explicou Carlos Santos-Burgoa, pesquisador principal do Instituto Milken.

O furacão Maria, de categoria 4, teria provocado mais mortos que o Katrina, que devastou Nova Orleans, nos Estados Unidos, em 2005, causando mais de 1.880 mortes. Mais de 80% das famílias em Porto Rico não tiveram acesso à rede elétrica durante os últimos três meses de 2017 e a situação só foi totalmente resolvida este ano.

Joel Rouse / Wikimedia With the tail end of Hurricane Maria still being felt, Royal Marines from 40 Commando were straight out across the Island to ensure critical routes were clear and they understood what the islanders needed. With heavy rain and driving winds through the night it was crucial that both remote and main routes were clear of debris and unblocked if flooded. It was also vital to understand the effect this weather had had on the local people and what they were in greatest need of, allowing intelligent aid distribution. The team also handed out more of the DFID shelter packs, allowing short term roofing for people while the rebuild process starts. In early September 2017 Hurricane Irma moved through the Caribbean region, causing absolute devastation wherever it landed. The British Overseas Territories of Anguilla, the Turks and Caicos Islands and the British Virgin Islands suffered lasting damage. All three services and other government departments, along with hundreds of troops were involved in the huge humanitarian effort. Ships, planes and helicopters delivered tonnes of supplies to the UK nationals and locals caught up in the devastation caused by Hurricane Irma.

Devastação causada pelo Furacão Maria em Great Carrot Bay, Porto Rico

O governo de Porto Rico já havia dado um primeiro passo este mês para esclarecer a questão polêmica ao notificar, por carta, o Congresso norte-americano sobre outro relatório relacionado com a recuperação da ilha após o furacão, que incluía um número atualizado de 1.427 mortes.

Inicialmente, apesar da insistência constante de acadêmicos e outras organizações de que o número real de mortos era muito mais alto do que o inicialmente estimado, o fato é que tanto as autoridades da ilha quanto o governo federal em Washington reduziram repetidamente a intensidade das consequências da devastação do furacão.

Em outubro, durante uma visita a Porto Rico, Donald Trump disse que a passagem do furacão Maria não tinha sido “uma verdadeira catástrofe” como a do furacão Katrina, destacando o baixo número de vítimas mortais (na altura, 64 era o número oficial de mortos).

Mesmo assim, Trump alertou que o orçamento federal ficará “defasado” como resultado dos sérios danos e da necessidade de financiamento para a reconstrução de infraestrutura e serviços básicos na ilha.

Ciberia, Lusa // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …

Em último vídeo do mandato, Merkel pede que população se vacine

A chanceler alemã Angela Merkel, que deixará o poder na próxima quarta-feira (8), voltou a defender neste sábado (4) a vacinação contra a Covid-19, no último de uma série de mais de 600 vídeos …

Descobrem na China ferramenta de marfim de 99 mil anos, possivelmente a mais antiga do país

Pesquisadores desenterraram uma pá de marfim datada de há cerca de 99.000 anos em um sítio arqueológico do Paleolítico na província chinesa de Shandong. Acredita-se que o objeto seja uma das primeiras ferramentas de osso utilizadas …