O maior furacão atlântico já registrado chega ao Caribe com ventos de 295 km/h

NOAA

O furacão Irma, que alcançou a categoria máxima na escala de cinco, atingiu a ilha de Barbuda com ventos de 295 km/h e deverá atingir a Florida já neste fim de semana, apesar de o estado já estar em alerta desde terça-feira (5), afirmou o diretor de Meteorologia do Centro de Furacões dos EUA (NHC).

Este é o maior furacão atlântico de que se há registros, o Irma, ameaça o Caribe. Segundo os meteorologistas, o furacão tocou o solo na ilha de Barbuda pela primeira vez desde que se formou no Atlântico, mas até o momento não há registro de estragos.

O “olho” da tempestade passou sobre Barbuda pelas 2h da manhã (3h em Brasília), acompanhado por ventos que chegaram aos 295 quilômetros por hora, indicou o Centro de Furacões dos Estados Unidos (NHC, na sigla em inglês).

O furacão se dirige agora em direção a Porto Rico (território dos EUA), República Dominicana, Haiti e Cuba, sendo esperado na Florida no fim de semana. Segundo o meteorologista John Morales, o Irma é “um dos furacões mais intensos de toda a história”.

“A nossa preocupação máxima, a curto prazo, é que temos um furacão devastador com ventos de 295 quilômetros por hora e nas ilhas das Pequenas Antilhas, onde o impacto vai causar danos catastróficos”, afirmou Pablo Santos, diretor de Meteorologia do Centro de Furacões dos EUA, em declarações à EFE.

A projeção da trajetória do Irma, a cinco dias, indica que o olho do furacão é “extremamente perigoso” e irá passar muito perto da costa norte de Porto Rico, seguindo depois para a ilha onde estão o Haiti e a República Dominicana. Depois, a tempestade segue para Cuba, alcançando o Estreito da Florida durante o fim de semana, sendo ainda cedo para prever o impacto na península norte-americana.

No momento, a prioridade para a população de Porto Rico e Antilhas deve ser “completar com urgência todos os preparativos e toda a planificação”, perante o avanço do furacão de categoria 5, que se manterá intenso nos próximos dias.

A Meteorologia do Centro de Furacões dos EUA assinalou no seu boletim que o Irma voltou a ganhar força à medida que se aproxima de Porto Rico. Irma é o quarto furacão da temporada de tempestades no Oceano Atlântico.

Durante a madrugada, Donald Trump declarou estado de emergência na Florida, em Porto Rico e nas Ilhas Virgens dos Estados Unidos. A declaração de estado de emergência autoriza o Departamento de Segurança Interna e a Agência Federal de Gestão de Emergências a coordenar os trabalhos de resposta a desastres nessas zonas.

O furacão de categoria 5 tem os ventos mais poderosos já registrados em uma tempestade no Oceano Atlântico. Residentes e visitantes da Florida se preparam para abandonar suas casas, em antecipação de ventos e cheias devastadoras.

O governador de Porto Rico também alertou que os efeitos do Irma podem ser catastróficos, considerando a tempestade mais perigosa que o furacão Harvey.

Durante quarta-feira, as ilhas do sul das Bahamas serão evacuadas. O primeiro-ministro, Hubert Minnis, ordenou a evacuação das ilhas devido à aproximação de furacão Irma. Segundo Minnis, a tempestade representa uma ameaça para as ilhas de Mayaguana, Inagua, Crooked Island, Acklins, Long Cay e Ragged Island.

As pessoas que vivem nessas ilhas serão retiradas de avião nesta quarta e deslocadas para Nassau, na ilha de New Providence. De acordo com o primeiro-ministro, esta será a maior evacuação por furacão na história das Bahamas.

As pessoas que decidirem ficar devem correr “grande perigo”, devido ao que chamou de um furacão “monstruoso”. Minnis alertou ainda que podem não estar disponíveis equipes de resgate para salvar quem estiver nas ilhas quando a tempestade atingir seu pico, entre quinta e sexta-feira.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Esqueletos descobertos podem revelar a história do mais rico pirata da historia, morto há 300 anos

No início do século XVIII, quem mandava nos mares sem lei do Caribe, da América Central e da América do Norte era o grande pirata inglês Samuel Bellamy, imortalizado pelo apelido de “Black Sam”. Um dos …

Biden isola príncipe saudita, provável alvo de relatório da CIA sobre morte de jornalista

O presidente americano, Joe Biden, falou pela primeira vez por telefone nesta quinta-feira (25) com o rei Salman, da Arábia Saudita, na iminência da publicação de um aguardado relatório de inteligência sobre o assassinato …

O estudo que vacinará uma cidade inteira com a Coronavac

Serrana (SP), com 45 mil habitantes, se torna um dos laboratórios mundiais para analisar o coronavírus. Instituto Butantan quer avaliar impacto da imunização em massa na transmissão da covid-19. Wuhan é a cidade onde a pandemia …

Investigação revela terras protegidas da Amazônia à venda no Facebook

Pessoas que invadem e desmatam ilegalmente trechos da Floresta Amazônica estão anunciando as áreas no Facebook em busca de compradores. Uma investigação da BBC encontrou na plataforma dezenas de anúncios em que vendedores negociam pedaços da …

Primeiro ataque militar da era Biden mata pelo menos 17 no leste da Síria

Os Estados Unidos atacaram, nesta quinta-feira (25), infraestruturas utilizadas pelas milícias pro-iranianas no nordeste da Síria, deixando 17 mortos. Esta é a primeira operação militar organizada pelo governo de Joe Biden. A ação é …

Tiranossauros jovens impediram o desenvolvimento de espécies menores, diz estudo

A pesquisa demonstrou que grandes dinossauros, como o T-rex, que cresceram de um pequeno tamanho até se tornarem criaturas enormes, modificaram seus ecossistemas ao competirem com espécies rivais menores. Um estudo publicado nesta sexta-feira (26), no …

UE quer passaporte para vacinados até meio do ano

A União Europeia quer estabelecer um sistema de passaportes para vacinados contra covid-19 ainda antes de suas férias de verão, no meio do ano. O setor turístico é fundamental para várias economias do bloco, sobretudo …

Facebook encerra contas do exército birmanês devido ao recurso à violência

A rede Facebook anunciou hoje em comunicado ter encerrado as contas vinculadas à junta militar birmanesa devido ao uso da "violência mortífera" contra os manifestantes que têm protestado contra o golpe militar perpetrado no …

Malcolm X: carta indica plano do FBI e polícia de NY para assassinar líder negro

Morto em 1965, aos 39 anos, em Nova York, o ativista negro norte-americano Malcolm X não teve, até hoje, o assassinato totalmente esclarecido. Contudo, o surgimento recente de uma carta aponta para uma possível conspiração entre …

NVIDIA e Stefanini anunciam que desenvolverão Inteligência Artificial no Brasil

A Nvidia Enterprise e a Woopi, empresa do Grupo Stefanini focada em Inteligência Artificial (IA) anunciaram nesta quarta-feira (24) uma parceria para desenvolver soluções de IA e processamento de linguagem natural. E o primeiro projeto …