O maior furacão atlântico já registrado chega ao Caribe com ventos de 295 km/h

NOAA

O furacão Irma, que alcançou a categoria máxima na escala de cinco, atingiu a ilha de Barbuda com ventos de 295 km/h e deverá atingir a Florida já neste fim de semana, apesar de o estado já estar em alerta desde terça-feira (5), afirmou o diretor de Meteorologia do Centro de Furacões dos EUA (NHC).

Este é o maior furacão atlântico de que se há registros, o Irma, ameaça o Caribe. Segundo os meteorologistas, o furacão tocou o solo na ilha de Barbuda pela primeira vez desde que se formou no Atlântico, mas até o momento não há registro de estragos.

O “olho” da tempestade passou sobre Barbuda pelas 2h da manhã (3h em Brasília), acompanhado por ventos que chegaram aos 295 quilômetros por hora, indicou o Centro de Furacões dos Estados Unidos (NHC, na sigla em inglês).

O furacão se dirige agora em direção a Porto Rico (território dos EUA), República Dominicana, Haiti e Cuba, sendo esperado na Florida no fim de semana. Segundo o meteorologista John Morales, o Irma é “um dos furacões mais intensos de toda a história”.

“A nossa preocupação máxima, a curto prazo, é que temos um furacão devastador com ventos de 295 quilômetros por hora e nas ilhas das Pequenas Antilhas, onde o impacto vai causar danos catastróficos”, afirmou Pablo Santos, diretor de Meteorologia do Centro de Furacões dos EUA, em declarações à EFE.

A projeção da trajetória do Irma, a cinco dias, indica que o olho do furacão é “extremamente perigoso” e irá passar muito perto da costa norte de Porto Rico, seguindo depois para a ilha onde estão o Haiti e a República Dominicana. Depois, a tempestade segue para Cuba, alcançando o Estreito da Florida durante o fim de semana, sendo ainda cedo para prever o impacto na península norte-americana.

No momento, a prioridade para a população de Porto Rico e Antilhas deve ser “completar com urgência todos os preparativos e toda a planificação”, perante o avanço do furacão de categoria 5, que se manterá intenso nos próximos dias.

A Meteorologia do Centro de Furacões dos EUA assinalou no seu boletim que o Irma voltou a ganhar força à medida que se aproxima de Porto Rico. Irma é o quarto furacão da temporada de tempestades no Oceano Atlântico.

Durante a madrugada, Donald Trump declarou estado de emergência na Florida, em Porto Rico e nas Ilhas Virgens dos Estados Unidos. A declaração de estado de emergência autoriza o Departamento de Segurança Interna e a Agência Federal de Gestão de Emergências a coordenar os trabalhos de resposta a desastres nessas zonas.

O furacão de categoria 5 tem os ventos mais poderosos já registrados em uma tempestade no Oceano Atlântico. Residentes e visitantes da Florida se preparam para abandonar suas casas, em antecipação de ventos e cheias devastadoras.

O governador de Porto Rico também alertou que os efeitos do Irma podem ser catastróficos, considerando a tempestade mais perigosa que o furacão Harvey.

Durante quarta-feira, as ilhas do sul das Bahamas serão evacuadas. O primeiro-ministro, Hubert Minnis, ordenou a evacuação das ilhas devido à aproximação de furacão Irma. Segundo Minnis, a tempestade representa uma ameaça para as ilhas de Mayaguana, Inagua, Crooked Island, Acklins, Long Cay e Ragged Island.

As pessoas que vivem nessas ilhas serão retiradas de avião nesta quarta e deslocadas para Nassau, na ilha de New Providence. De acordo com o primeiro-ministro, esta será a maior evacuação por furacão na história das Bahamas.

As pessoas que decidirem ficar devem correr “grande perigo”, devido ao que chamou de um furacão “monstruoso”. Minnis alertou ainda que podem não estar disponíveis equipes de resgate para salvar quem estiver nas ilhas quando a tempestade atingir seu pico, entre quinta e sexta-feira.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Trump contradiz especialista e afirma que logo haverá vacina

Presidente diz que vacina contra covid-19 estará disponível daqui a algumas semanas, apenas horas depois de diretor de agência de saúde afirmar que ampla vacinação provavelmente ocorreria apenas em 2021. O presidente dos Estados Unidos, Donald …

Médicos estão prontos para implantar o primeiro olho biônico do mundo

Um time de cientistas da Monash University (Austrália) criou um “olho biônico” que, de acordo com eles, tem o potencial de devolver a visão a cegos através de um implante no cérebro. Os pesquisadores estão a …

Um planeta do tamanho de Júpiter conseguiu sobreviver perto de uma anã branca

Normalmente, para que uma anã branca seja formada, uma estrela passa pelo fim de sua evolução através de um processo que destrói qualquer coisa que estiver por perto. Entretanto, os astrônomos se depararam com um …

Internado há uma semana com Covid-19, cacique Raoni deve deixar o hospital

Internado há uma semana, o cacique Raoni Metuktire deverá deixar o hospital onde estava internado nas próximas horas, ainda nesta sexta-feira (4). Ele se recuperou de uma inflamação cardíaca, efeito colateral da Covid-19, e …

Barbados pretende destituir Elizabeth 2ª como chefe de Estado

Barbados pretende destituir a rainha Elizabeth 2ª do cargo de chefe de Estado e se tornar uma República, anunciou na terça-feira (15/09) o governo da pequena nação caribenha, reavivando um plano discutido várias vezes no …

Fator inesperado pode estar na base da existência de antiga civilização

Especialistas consideram que o fluxo de frações de poeira grossa favoreceu a fertilidade dos solos, e, dessa forma, a sobrevivência dos primeiros humanos. Um novo estudo defende que a existência de uma antiga civilização humana poderia …

Alemanha vai receber 1.550 refugiados que tiveram pedidos de asilo aceitos na Grécia

A Alemanha vai receber cerca de 1.550 migrantes que estão espalhados em várias ilhas gregas. A chanceler Angela Merkel costurou um acordo com seu ministro do Interior, Horst Seehofer, que era reticente à proposta, …

Em estudo, pesquisadores mostram por que é tão difícil encontrar vida em Marte

Julho de 2020 foi um mês agitado: três missões foram lançadas com destino ao Planeta Vermelho e, entre elas, está a missão Mars 2020, da NASA, levando consigo o rover Perseverance e helicóptero Ingenuity rumo …

O privilégio branco da professora universitária ‘negra’ que enganou todo mundo

Acadêmica voltada para estudos sobre diásporas africanas, a norte-americana Jessica Krug sustentou a carreira sob a alegação de ser negra. Contudo, a professora assistente da George Washington University resolveu se autodeclarar branca e desmentir suas …

Yoshihide Suga é eleito primeiro-ministro do Japão

O Parlamento do Japão elegeu nesta quarta-feira (16/09) Yoshihide Suga para o cargo de primeiro-ministro, em substituição a Shinzo Abe, que renunciou por questões de saúde após quase oito anos como líder do governo. Suga, de …