Túnel do tráfico entre os EUA e o México é descoberto em restaurante

A polícia norte-americana descobriu um túnel em um restaurante abandonado, que serviu para o tráfico de drogas entre os EUA e o México. Pelo túnel de quase 180 metros, teriam passado toneladas de drogas como cocaína e heroína para o lado norte-americano.

A descoberta aconteceu quase por acaso, depois de um homem ter sido parado pela polícia para uma inspeção de trânsito, devido a uma “violação de equipamento” relacionada com a van que dirigia, reporta o jornal local Star-Telegram.

No interior do atrelado que a van puxava, a polícia encontrou 118 quilos de metanfetaminas, 6 quilos de cocaína, 13 quilos de heroína e cerca de 3 quilos de fentanil, opiáceo, que é considerado particularmente perigoso, frisa a publicação.

O valor de rua destas drogas ascende a mais de 1 milhão de dólares, pelo que a polícia fala de “uma apreensão muito significativa”, conforme declarações do agente especial Scott Brown em coletiva de imprensa.

A detenção do homem levou as autoridades a fazerem buscas a todas as suas propriedades, incluindo a um restaurante abandonado que tinha adquirido em abril, pagando em dinheiro cerca de 340 mil dólares, frisa o Star-Telegram.

No restaurante, localizado bem perto da fronteira entre os EUA e o México, e próximo da cidade mexicana de San Luis Colorado, a polícia encontrou o túnel de quase 180 metros, com cerca de 1,5m de altura e 91 centímetros de largura e mais de 6 metros de profundidade.

“Esse túnel teria levado muito tempo para ser construído, e teria sido muito caro“, atesta a polícia no processo de inquérito, conforme cita o mesmo jornal, destacando que “tal esforço exige, necessariamente, uma combinação de vários indivíduos de ambos os lados da fronteira, empenhados em uma intrincada e arriscada conspiração transnacional para construir semelhante estrutura secreta”.

Os traficantes teriam utilizado cordas para puxar as cargas de droga e incluíram tábuas de madeira finas, semelhantes a postes de vedação, ao longo de toda a extensão do túnel, para reforçar a estrutura.

Do lado mexicano do túnel, “o ponto de entrada foi encontrado em um complexo residencial, acedido através de um alçapão por baixo de uma cama“, esclarece o agente Scott Brown.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Fóssil quase completo revela segredos sobre leão marsupial que aterrorizou a Austrália

A recente descoberta do fóssil de um esqueleto quase completo de um leão marsupial extinto revelou alguns dos seus segredos. Segundo a equipe de cientistas, cujo estudo foi publicado no dia 12 de dezembro na revista …

Boris, um robô altamente avançado, era na verdade um homem disfarçado

Em um fórum dedicado à robótica, a estação televisiva Rússia 24 apresentou um robô humanoide altamente avançado. Mas Boris era apenas um disfarce. “O Boris já aprendeu a dançar e não é ruim nisso”, foi assim …

Senado dos EUA responsabiliza príncipe saudita pelo homicídio de Khashoggi

Os senadores norte-americanos aprovaram por unanimidade uma resolução que refere que o príncipe herdeiro é “responsável pelo homicídio”, solicitando ao governo da Arábia Saudita que “garanta a aplicação de medidas apropriadas”. O Senado dos Estados Unidos …

Desigualdade cria ambiente propício para extrema direita no Brasil, diz Dilma

Personificada no presidente eleito Jair Bolsonaro, a extrema direita estava latente no Brasil e aproveitou-se da desigualdade para pavimentar seu crescimento. A avaliação foi feita pela ex-presidente Dilma Rousseff, derrotada nas eleições de outubro ao …

Químicos usados em panelas e roupas tornam os pênis menores

Um novo estudo científico concluiu que a exposição a altos níveis de compostos perfluoroalquílicos, mais conhecidos por PFCs, atrofia o crescimento dos órgãos sexuais masculinos, tornando os pênis menores e afetando também a fertilidade dos …

Atriz pornô é condenada a pagar 293 mil dólares a Donald Trump

Stormy Daniels foi condenada a pagar 293 mil dólares a Donald Trump para cobrir os gastos do presidente dos EUA com a Justiça. A atriz pornô Stormy Daniels, cujo nome real é Stephanie Clifford, foi condenada …

McDonald's vai reduzir uso de antibióticos na produção da carne

A resistência aos antibióticos representa uma ameaça à saúde global e à segurança alimentar. Quanto mais antibióticos são dados ao gado, mais rapidamente as bactérias podem se adaptar e se tornar resistentes. Quando se trata de …

Uma tonelada de chocolate invadiu as ruas de uma cidade na Alemanha

Um “rio” de chocolate invadiu as ruas de Werl, na Alemanha, esta semana. Um tanque de uma fábrica local produtora de chocolate transbordou, derramando cerca de uma tonelada de chocolate nas ruas da cidade, se …

Sonda da NASA captou o som do vento em Marte

A sonda InSight da NASA pousou em Marte em 26 de novembro, tendo a missão de estudar o interior do Planeta Vermelho. Por enquanto, nos presenteou com o som do vento no nosso planeta vizinho. No …

Voyager 2 da NASA já entrou no espaço interestelar

Pela segunda vez na história, um objeto feito pelo homem alcançou o espaço entre as estrelas. A sonda Voyager 2 da NASA saiu da heliosfera – a bolha protetora de partículas e campos magnéticos criada …