Descoberto túnel secreto para o “submundo” sob a Pirâmide da Lua no México

Pixabay

Complexo arqueológico de Teotihuacán (México) que testemunha o esplendor da civilização Asteca

Complexo arqueológico de Teotihuacán (México) que testemunha o esplendor da civilização Asteca

Pesquisadores do Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) da Cidade do México identificaram um túnel secreto abaixo da superfície de Teotihuacan, uma metrópole verdadeiramente antiga.

Usando tomografias, a passagem secreta foi encontrada 10 metros abaixo da grandiosa Pirâmide da Lua, e se estende até a área conhecida como “quadrado central”, usada para sacrifícios humanos e outros rituais perdidos há muito tempo.

A pirâmide é a estrutura mais alta da capital mexicana, e está cercada por uma versão menor, onde os pesquisadores acreditam que o público assistia em pé os sacrifícios ocorrerem.

O túnel se assemelha a outros encontrados na região, muitas vezes cobertos com oferendas e projetados para imitar passagens para o submundo. Há também a chance de que ele seja a coluna central de uma rede de túneis escondidos por baixo da superfície da antiga cidade mexicana.

A própria pirâmide, construída para honrar o criador, a Grande Deusa de Teotihuacan, está cheia de sacrifícios humanos e pessoas enterradas vivas, juntamente com fragmentos de materiais como obsidiana, pedra verde e vários esqueletos de animais.

Como o túnel ainda não foi escavado, os pesquisadores não têm certeza do que exatamente ele contém, mas é provável que abrigue objetos e cadáveres semelhantes.

Teotihuacan

A origem dos fundadores de Teotihuacan permanece uma história misteriosa, mas a teoria mais plausível é de que a cidade começou a ser construída em torno de 300 a 100 anos a.C.

No momento em que o primeiro milênio d.C. chegou, era a maior cidade das Américas pré-colombianas, contendo cerca de 125 mil habitantes. Isso também a tornaria a sexta metrópole mais populosa do mundo naquela época.

Não está claro se era o centro de um império ou mais como uma cidade-estado. De qualquer forma, suas influências arquitetônicas e culturais podem ser vistas em toda a América Central – seus milhares de murais já foram comparados, em beleza, aos dos pintores da Florença renascentista, na Itália.

Na época em que a influência de Teotihuacan começou a se espalhar pela região, a cidade era aparentemente governada por um homem que, com base nas descrições feitas pelos maias, os arqueólogos apelidaram de “Coruja Lançadora de Lança”.

Por algum tempo, provavelmente não houve ameaças ao seu governo, já que nenhuma guarnição ou fortificação militar de qualquer tipo foi encontrada ao redor do sítio arqueológico. Eventualmente, porém, como parece ser sempre o caso, a civilização entrou em colapso e a cidade caiu em ruínas.

Evidências revelam que foi queimada até o chão por volta do ano 500 d.C. Como a maior parte do dano foi feito em edifícios que alojavam a classe dominante, é possível que a destruição da capital tenha sido induzida pela plebe.

Os astecas chegaram em Teotihuacan no século 14 e reivindicaram uma ascendência compartilhada com seu povo, tomando o local para si. Foram eles que deram aos templos seus nomes comumente usados, incluindo a Pirâmide da Lua. Provavelmente, os astecas não conheciam os túneis escondidos debaixo dela.

Após a transformação do México através da colonização, conquista e globalização, a área tornou-se um Patrimônio Mundial da UNESCO.

Agora, os pesquisadores têm muito trabalho pela frente para descobrir seus muitos segredos enterrados por camadas e camadas de história.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Cientistas finalmente descobriram como capturar o espectro todo da luz solar para gerar hidrogênio

Pela primeira vez, cientistas da Universidade Estadual de Ohio (EUA) desenvolveram uma molécula que é capaz de coletar a energia de todo o espectro da luz solar. O processo, 50% mais eficiente que as atuais …

Você agora pode ouvir a voz de uma múmia de 3 mil anos

Com uso de tomografia computadorizada, impressão 3D e laringe eletrônica, pesquisadores do Reino Unido reconstruíram o trato vocal de uma múmia egípcia. Para a realização do projeto que teve início em 2013, foi preciso combinar medicina, …

Krakatoa, o inferno de Java: a erupção há 137 anos que foi sentida no planeta inteiro

Em 1883, o mundo presenciou um evento natural tão bombástico e violento que pôde ser notado de alguma forma por praticamente todos os habitantes do planeta. A erupção do vulcão Krakatoa, na Indonésia, lançou detritos a …

Educação e confiança fazem da Dinamarca país menos corrupto do mundo

Imagine poder almoçar tranquilamente num restaurante ou fazer compras enquanto deixa o seu bebê no carrinho, estacionado do lado de fora na calçada. Essa cena, que faz parte do cotidiano dos dinamarqueses, só é …

Brasil adianta ponteiros do Relógio do Juízo Final

O Relógio do Juízo Final teve seus ponteiros ajustados nesta quinta-feira (23/01) para a marca de apenas 100 segundos para a meia-noite, simbolizando o maior perigo para a humanidade registrado desde criação do dispositivo em …

Estudo comprova ligação entre estresse e cabelos brancos

Pesquisadores brasileiros e americanos investigaram processo de embranquecimento dos cabelos e concluem que estresse leva à liberação de substância que pode danificar células-tronco regeneradoras de pigmentos. Quando Maria Antonieta foi capturada durante a Revolução Francesa, consta …

Japão pretende desenvolver tecnologia ultrarrápida 6G até 2030

O governo japonês elaborará uma estratégia abrangente sobre as futuras redes de comunicação sem fio ultrarrápidas 6G e montou um painel para discutir o assunto, declarou ministra japonesa do Interior e Comunicações. O anúncio foi feito …

Tesla atinge valor de mercado de US$ 100 bi — e Musk receberá um grande bônus

A Tesla é uma das companhias mais promissoras do mundo, mas ainda gera dúvidas entre os investidores, devido aos problemas para atingir as metas de produção e polêmicos acidentes envolvendo seus veículos — além de …

Por que o príncipe da Arábia Saudita hackeou celular de Jeff Bezos, segundo investigação da ONU

Uma intriga internacional envolve, desde 2018, o homem mais rico do mundo e uma ditadura ultrafechada acusada de matar seus inimigos com requintes de crueldade. E, agora, o caso está sendo investigado por especialistas em …

Garoto de apenas 6 anos arrecada $270 mil para ajudar animais em incêndios australianos

Nos incêndios que devastaram algumas regiões da Austrália, mais de 1 bilhão de animais morreram. No esforço para salvar os animais resgatados e tentar, o mais rápido possível, lhes oferecer um novo lar, este garotinho …