Descoberto túnel secreto para o “submundo” sob a Pirâmide da Lua no México

Pixabay

Complexo arqueológico de Teotihuacán (México) que testemunha o esplendor da civilização Asteca

Complexo arqueológico de Teotihuacán (México) que testemunha o esplendor da civilização Asteca

Pesquisadores do Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) da Cidade do México identificaram um túnel secreto abaixo da superfície de Teotihuacan, uma metrópole verdadeiramente antiga.

Usando tomografias, a passagem secreta foi encontrada 10 metros abaixo da grandiosa Pirâmide da Lua, e se estende até a área conhecida como “quadrado central”, usada para sacrifícios humanos e outros rituais perdidos há muito tempo.

A pirâmide é a estrutura mais alta da capital mexicana, e está cercada por uma versão menor, onde os pesquisadores acreditam que o público assistia em pé os sacrifícios ocorrerem.

O túnel se assemelha a outros encontrados na região, muitas vezes cobertos com oferendas e projetados para imitar passagens para o submundo. Há também a chance de que ele seja a coluna central de uma rede de túneis escondidos por baixo da superfície da antiga cidade mexicana.

A própria pirâmide, construída para honrar o criador, a Grande Deusa de Teotihuacan, está cheia de sacrifícios humanos e pessoas enterradas vivas, juntamente com fragmentos de materiais como obsidiana, pedra verde e vários esqueletos de animais.

Como o túnel ainda não foi escavado, os pesquisadores não têm certeza do que exatamente ele contém, mas é provável que abrigue objetos e cadáveres semelhantes.

Teotihuacan

A origem dos fundadores de Teotihuacan permanece uma história misteriosa, mas a teoria mais plausível é de que a cidade começou a ser construída em torno de 300 a 100 anos a.C.

No momento em que o primeiro milênio d.C. chegou, era a maior cidade das Américas pré-colombianas, contendo cerca de 125 mil habitantes. Isso também a tornaria a sexta metrópole mais populosa do mundo naquela época.

Não está claro se era o centro de um império ou mais como uma cidade-estado. De qualquer forma, suas influências arquitetônicas e culturais podem ser vistas em toda a América Central – seus milhares de murais já foram comparados, em beleza, aos dos pintores da Florença renascentista, na Itália.

Na época em que a influência de Teotihuacan começou a se espalhar pela região, a cidade era aparentemente governada por um homem que, com base nas descrições feitas pelos maias, os arqueólogos apelidaram de “Coruja Lançadora de Lança”.

Por algum tempo, provavelmente não houve ameaças ao seu governo, já que nenhuma guarnição ou fortificação militar de qualquer tipo foi encontrada ao redor do sítio arqueológico. Eventualmente, porém, como parece ser sempre o caso, a civilização entrou em colapso e a cidade caiu em ruínas.

Evidências revelam que foi queimada até o chão por volta do ano 500 d.C. Como a maior parte do dano foi feito em edifícios que alojavam a classe dominante, é possível que a destruição da capital tenha sido induzida pela plebe.

Os astecas chegaram em Teotihuacan no século 14 e reivindicaram uma ascendência compartilhada com seu povo, tomando o local para si. Foram eles que deram aos templos seus nomes comumente usados, incluindo a Pirâmide da Lua. Provavelmente, os astecas não conheciam os túneis escondidos debaixo dela.

Após a transformação do México através da colonização, conquista e globalização, a área tornou-se um Patrimônio Mundial da UNESCO.

Agora, os pesquisadores têm muito trabalho pela frente para descobrir seus muitos segredos enterrados por camadas e camadas de história.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Dinossauro paulista: fóssil de cerca de 65 milhões de anos paralisa obras de rodovia

Obras foram retomadas nesta segunda-feira (26) após a extração do osso de Titanossauro ser concluída. O achado parou a duplicação da SP-333, no interior do estado, por dois meses. A duplicação da Rodovia Dona Leonor Mendes …

Hong Kong condena primeiro réu pela lei de segurança nacional

Tong Ying-kit, de 24 anos, foi considerado culpado nesta terça-feira (27/07) por incitar a secessão e o terrorismo, tendo se tornado a primeira pessoa condenada pela lei de segurança nacional de Hong Kong, imposta por …

Estudo de genoma revela qual inseto foi 1º a ser extinto pelo homem nos EUA

DNA de borboleta de 93 anos confirma primeiro caso de extinção de inseto por culpa do homem nos EUA. Espécie foi vista pela última vez em São Francisco no início dos anos 1940. Uma equipe de …

A vida secreta dos filhos dos neandertais

Em qualquer verão normal, a famosa Praia de Castilla, na Espanha, uma faixa perfeita de areia de 20 km cercada por uma reserva natural e próxima a um centro turístico, estaria coberta de pegadas de …

“Bolsonaro não está dando os anéis, mas os dedos para tentar salvar o braço”, diz cientista política

O novo ministro super poderoso do governo de Jair Bolsonaro, Ciro Nogueira, nomeado para a Casa Civil, toma posse esta semana. Apesar de todo o fisiologismo, a analista Graziella Testa, da Escola de Políticas …

Não vacinados ameaçam combate à covid nos EUA

Em meio à disseminação de teorias da conspiração e a uma alta das infecções pelo coronavírus entre não vacinados, autoridades de saúde dos EUA lutam para convencer mais pessoas a se imunizarem contra a covid-19. Em …

Helicóptero da NASA estabelece novo recorde durante seu 10º voo em Marte

Neste sábado (24) o pequeno helicóptero da NASA em Marte, Ingenuity, conseguiu ultrapassar a marca de 1,6 km de distância percorrida acumulada após sobrevoar uma região rochosa na cratera Jezero. No sábado, o helicóptero robótico completou …

A curiosa rejeição de parte dos franceses ao passaporte sanitário na pandemia

No país onde o debate é uma espécie de esporte nacional, qualquer imposição verticalizada do governo pode ser considerada um acinte. Desde a Revolução, os franceses alimentam uma espécie de ojeriza ao compulsório que …

Astrônomo amador descobre nova lua na órbita de Júpiter

O corpo celeste recebeu o nome provisório de EJc0061 e mais provável é que seja um novo membro do grupo Carme, que orbita o planeta junto a outras 78 luas. O estudante Kai Ly se tornou …

Microsoft diz que 70% dos brasileiros já foram alvos do golpe de suporte técnico

Imagine estar navegando pela internet e se deparar com uma janela afirmando que há algo de errado com sua instalação do Windows. Ao clicar, você consegue entrar em contato com um técnico, que dá instruções …