Descoberto túnel secreto para o “submundo” sob a Pirâmide da Lua no México

Pixabay

Complexo arqueológico de Teotihuacán (México) que testemunha o esplendor da civilização Asteca

Complexo arqueológico de Teotihuacán (México) que testemunha o esplendor da civilização Asteca

Pesquisadores do Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) da Cidade do México identificaram um túnel secreto abaixo da superfície de Teotihuacan, uma metrópole verdadeiramente antiga.

Usando tomografias, a passagem secreta foi encontrada 10 metros abaixo da grandiosa Pirâmide da Lua, e se estende até a área conhecida como “quadrado central”, usada para sacrifícios humanos e outros rituais perdidos há muito tempo.

A pirâmide é a estrutura mais alta da capital mexicana, e está cercada por uma versão menor, onde os pesquisadores acreditam que o público assistia em pé os sacrifícios ocorrerem.

O túnel se assemelha a outros encontrados na região, muitas vezes cobertos com oferendas e projetados para imitar passagens para o submundo. Há também a chance de que ele seja a coluna central de uma rede de túneis escondidos por baixo da superfície da antiga cidade mexicana.

A própria pirâmide, construída para honrar o criador, a Grande Deusa de Teotihuacan, está cheia de sacrifícios humanos e pessoas enterradas vivas, juntamente com fragmentos de materiais como obsidiana, pedra verde e vários esqueletos de animais.

Como o túnel ainda não foi escavado, os pesquisadores não têm certeza do que exatamente ele contém, mas é provável que abrigue objetos e cadáveres semelhantes.

Teotihuacan

A origem dos fundadores de Teotihuacan permanece uma história misteriosa, mas a teoria mais plausível é de que a cidade começou a ser construída em torno de 300 a 100 anos a.C.

No momento em que o primeiro milênio d.C. chegou, era a maior cidade das Américas pré-colombianas, contendo cerca de 125 mil habitantes. Isso também a tornaria a sexta metrópole mais populosa do mundo naquela época.

Não está claro se era o centro de um império ou mais como uma cidade-estado. De qualquer forma, suas influências arquitetônicas e culturais podem ser vistas em toda a América Central – seus milhares de murais já foram comparados, em beleza, aos dos pintores da Florença renascentista, na Itália.

Na época em que a influência de Teotihuacan começou a se espalhar pela região, a cidade era aparentemente governada por um homem que, com base nas descrições feitas pelos maias, os arqueólogos apelidaram de “Coruja Lançadora de Lança”.

Por algum tempo, provavelmente não houve ameaças ao seu governo, já que nenhuma guarnição ou fortificação militar de qualquer tipo foi encontrada ao redor do sítio arqueológico. Eventualmente, porém, como parece ser sempre o caso, a civilização entrou em colapso e a cidade caiu em ruínas.

Evidências revelam que foi queimada até o chão por volta do ano 500 d.C. Como a maior parte do dano foi feito em edifícios que alojavam a classe dominante, é possível que a destruição da capital tenha sido induzida pela plebe.

Os astecas chegaram em Teotihuacan no século 14 e reivindicaram uma ascendência compartilhada com seu povo, tomando o local para si. Foram eles que deram aos templos seus nomes comumente usados, incluindo a Pirâmide da Lua. Provavelmente, os astecas não conheciam os túneis escondidos debaixo dela.

Após a transformação do México através da colonização, conquista e globalização, a área tornou-se um Patrimônio Mundial da UNESCO.

Agora, os pesquisadores têm muito trabalho pela frente para descobrir seus muitos segredos enterrados por camadas e camadas de história.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Índia vê casos explodirem e vira um dos epicentros da pandemia

Com quase 700 mil casos de covid-19, a Índia ultrapassou a Rússia e se tornou nesta segunda-feira (07/07) o terceiro país mais atingido pela pandemia de covid-19 em todo o mundo. O Ministério da Saúde indiano …

Filho interrompe ao vivo de repórter para pedir biscoitos

Em mais uma das patacoadas do home-office, a jornalista Deborah Haynes da Sky News acabou sendo interrompida por seu filho, que fez um pedido bastante singelo para a mãe: ele queria alguns biscoitos. O vídeo foi …

Encontrados metais em crateras da Lua que podem dar pistas sobre sua formação

A hipótese mais aceita sobre a formação da Lua diz que ela surgiu após a colisão entre a Terra e um planeta do tamanho de Marte, chamado Theia. O suposto evento é chamado de “hipótese …

Coronavírus empurra Cuba de volta à crise

Apesar de a covid-19 estar sob controle no país, os problemas econômicos têm se agravado, e a já difícil situação de abastecimento se torna mais crítica. Segundo semestre deve ser ainda pior na ilha caribenha. Cuba …

Boicote ao Facebook: como a debandada de grandes anunciantes pode afetar sobrevivência da rede social

Boicotes podem ser extremamente eficazes: é o que o Facebook está descobrindo. No final do século 18, o movimento abolicionista encorajou o povo britânico a ficar longe de bens produzidos pelos escravos. Funcionou. Cerca de 300 …

Cientista conta quais formas de vida os humanos podem encontrar em Marte

A humanidade tem cada vez mais chances de conhecer outras formas de vida, conforme desenvolve suas capacidades de exploração espacial. Em Marte, poderemos encontrar organismos introduzidos por veículos espaciais e modificados sob influência das condições no …

O coronavírus do ocidente é uma versão mais perigosa do que a original

Esforços são realizados para identificar se o vírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19, passou por mutações em relação ao primeiro identificado em Wuhan, na China, em dezembro do ano passado. Em abril, um estudo não revisado pelos …

Missão indiana levará sonda para investigar efeitos do vento solar em Vênus

Em 2005, o Instituto Sueco de Física Espacial (IRF) enviou à órbita de Vênus a sonda ASPERA-4, através da missão Venus Express, da agência espacial europeia ESA. A sonda estudou o planeta até 2014, medindo …

O mistério das centenas de elefantes encontrados mortos em Botsuana

A morte “totalmente sem precedentes” de centenas de elefantes em Botsuana nos últimos meses está cercada de mistério. O biólogo e ativista Niall McCann afirmou que colegas no país do sul da África identificaram mais de …

Coronavírus na Coreia do Norte: Kim Jong-un declara 'sucesso brilhante' no combate à pandemia e zero casos

O líder norte-coreano Kim Jong-un elogiou o "sucesso brilhante" de seu país ao enfrentar a pandemia de covid-19, segundo a agência de notícias estatal KCNA. Falando em uma reunião do Politburo, Kim disse que o …