Turista abre cofre fechado há décadas no Canadá na 1ª tentativa

Um turista canadense conseguiu abrir um cofre que estava fechado havia décadas e que estava exposto em um pequeno museu do país, acertando o “segredo” para isso na primeira tentativa que fez, por acaso.

Stephen Mills estava visitando o Vermilion Heritage Museum com a família quando tentou abrir a caixa de ferro “por brincadeira”. O museu na província de Alberta já havia tentado desbloquear o cofre várias vezes – sem sucesso. O objeto estava fechado desde o final dos anos 70.

O museu, localizado na antiga sede de uma escola, abriga uma coleção sobre a história de Vermilion, cidade de pouco mais de 4 mil habitantes. Mills, que mora em Fort McMurray, em Alberta, visitava o local com a família durante um feriado em maio quando decifrou o segredo.

“Temos aprendido nos nossos acampamentos de verão que toda cidade pequena, não importa onde você vá, tem alguma coisa a oferecer,” disse ele à BBC News. A família levou as crianças para visitar o museu levados por um guia voluntário, identificado como Tom Kibblewhite. Um dos objetos em exibição era o cofre – originalmente do Brunswick Hotel, da cidade, inaugurado em 1906.

Acredita-se que ele tenha sido comprado pelo estabelecimento no ano seguinte. Ele foi doado ao museu no início dos anos 90, depois que o hotel mudou de dono e foi renovado. Mills disse que a família inteira ficou “intrigada” quando viu o objeto.

Como ele acertou a combinação?

O museu já havia pedido ajuda de especialistas e ex-funcionários do hotel para decifrar o código. Também já havia tentado combinações de fábrica, mas nenhuma das estratégias havia sido bem sucedida.

Como a família Mills, outros visitantes do museu brincavam tentando abrir o objeto, mas sem sucesso. Observando que os números de discagem variavam de zero a 60, Stephen, que trabalha como soldador, decidiu tentar 20-40-60.

É uma combinação típica de bloqueio em que você gira três vezes no sentido horário – 20 – duas vezes no sentido anti-horário – 40 – uma vez no sentido horário – 60″, disse ele. “E acabou dando certo”.

A presença de poeira no mecanismo de travamento, segundo ele, pode ter dificultado a abertura do objeto nos últimos anos. Kibblewhite disse à BBC que “foi emocionante” ver a porta finalmente se abrindo.

Infelizmente, não havia nenhum tesouro dentro do cofre. O objeto continha um contracheque antigo e parte de um bloco de comandas de restaurante, com recibos datados do final dos anos 70.

O bloco incluía a nota de compra de um hambúrguer de cogumelos por 1,50 dólares canadenses (o equivalente a R$ 4,35) e de um pacote de cigarros por 1,00 dólar canadense (R$ 2,90). “Eles (os papeis encontrados) não têm valor realmente, mas são de grande interesse para nós. Eles nos dão um pouco de noção de como eram os lugares em 1977, 78″, disse Kibblewhite.

As chances de Mills acertar a combinação eram mínimas, diz Jeffrey Rosenthal, da Universidade de Toronto e autor do livro Knock on Wood: Luck, Chance, and the Meaning of Everything.

Ele calculou a chance de adivinhação na primeira tentativa como sendo 1 em 216.000. Seus cálculos supunham que os números do cofre iam de 1 a 60. Algumas fechaduras, no entanto, admitem margem de variação, e se este tinha uma margem de três dígitos, as chances ficariam em 1 em 8.000, “o que ainda significa uma chance pequena“, segundo Rosenthal.

O fato de a combinação estar em um padrão específico e não parecer ser uma combinação aleatória de números também poderia ser considerado no cálculo das probabilidades, acrescentou ele.

// BBC

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Tiranossauros jovens impediram o desenvolvimento de espécies menores, diz estudo

A pesquisa demonstrou que grandes dinossauros, como o T-rex, que cresceram de um pequeno tamanho até se tornarem criaturas enormes, modificaram seus ecossistemas ao competirem com espécies rivais menores. Um estudo publicado nesta sexta-feira (26), no …

UE quer passaporte para vacinados até meio do ano

A União Europeia quer estabelecer um sistema de passaportes para vacinados contra covid-19 ainda antes de suas férias de verão, no meio do ano. O setor turístico é fundamental para várias economias do bloco, sobretudo …

Facebook encerra contas do exército birmanês devido ao recurso à violência

A rede Facebook anunciou hoje em comunicado ter encerrado as contas vinculadas à junta militar birmanesa devido ao uso da "violência mortífera" contra os manifestantes que têm protestado contra o golpe militar perpetrado no …

Malcolm X: carta indica plano do FBI e polícia de NY para assassinar líder negro

Morto em 1965, aos 39 anos, em Nova York, o ativista negro norte-americano Malcolm X não teve, até hoje, o assassinato totalmente esclarecido. Contudo, o surgimento recente de uma carta aponta para uma possível conspiração entre …

NVIDIA e Stefanini anunciam que desenvolverão Inteligência Artificial no Brasil

A Nvidia Enterprise e a Woopi, empresa do Grupo Stefanini focada em Inteligência Artificial (IA) anunciaram nesta quarta-feira (24) uma parceria para desenvolver soluções de IA e processamento de linguagem natural. E o primeiro projeto …

250 mil mortos por covid no Brasil: o que significa esse número

O Brasil acumula um quarto de milhão de mortes por covid-19, às vésperas de se completar um ano desde o primeiro caso de coronavírus ter sido identificado no país. Segundo as contas do consórcio de imprensa …

Na diplomacia das vacinas, Israel troca imunizante por reconhecimento de Jerusalém como capital

No combate à Covid-19, Israel é exemplo mundial. A metade da população do Estado hebreu já recebeu pelo menos uma dose da vacina contra o coronavírus e um terço está completamente imunizada, com as …

"Subestimar Rússia de Putin é sempre um erro", diz indicado de Biden para chefiar CIA

Nesta quarta-feira (24), William Burns, o indicado do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, para o cargo de diretor da CIA, disse que subestimar a Rússia é sempre um erro e acusou a China de …

Chinês é condenado a pagar indemnização à ex-mulher por trabalho doméstico

Um tribunal na China ordenou um homem a pagar compensações a sua ex-esposa pelo trabalho doméstico realizados por ela durante os cinco anos em que estiveram casados, segundo divulgou a imprensa chinesa nesta quarta-feira (24/02). O …

Oceano Atlântico cresce e Pacífico encolhe. Ciência tem nova resposta para fenômeno

Durante a era paleozoica, entre 200 a 540 milhões de anos atrás, o planeta Terra possuía somente um único e imenso continente – a Pangeia, rodeada por um único oceano, intitulado Pantalassa. Depois de uma série …