Noruega investe 10 milhões de euros no “cofre do apocalipse”

A Noruega vai gastar mais de 10 milhões de euros (quase R$ 40 milhões) para melhorar as condições de segurança do “cofre do fim do mundo”, que protege sementes de culturas e plantas de todo o planeta.

Conhecido como The Svalbard Global Seed Vault, o cofre é o maior repositório mundial de sementes, tendo por missão proteger as diferentes espécies do planeta contra guerras ou catástrofes naturais que possam vir a destruir por completo colheitas alimentares.

O cofre está localizado no arquipélago isolado de Svalbard, que fica entre a Noruega e o Polo Norte, onde está também instalada a chamada “Biblioteca do Apocalipse“, um arquivo de dados mundial.

O banco genético de sementes funciona desde 2008, naquilo que já foi uma mina de carvão do Ártico, e é uma espécie de “backup” gigante para os bancos de sementes do mundo.

Quando completa 10 anos de existência, a instalação irá receber uma atualização significativa, graças ao investimento de 100 milhões de coroas norueguesas (mais de R$ 40 milhões), noticia o The Verge.

Em 2017, começaram obras no cofre para torná-lo melhor preparado para os dias mais quentes e úmidos que se aproximam para precaver o degelo, anuncia a organização internacional Crop Trust, em comunicado.

A Crop Trust, que se dedica à conservação da diversidade das culturas do planeta, é uma das entidades que gere o The Svalbard Global Seed Vault, a par do governo da Noruega e do Centro Nórdico de Pesquisa Genética (NordGen).

Nos planos de melhoramento do cofre, estão ainda a construção de um novo túnel de cimento e de “unidades de refrigeração e de energia de emergência”, bem como de “outros equipamentos elétricos que emitem calor através do túnel”, refere o The Verge.

“É uma tarefa grandiosa e importante para salvaguardar todos os materiais genéticos que são cruciais para a segurança alimentar global“, constata o ministro da Agricultura e da Alimentação da Noruega, Jon Georg Dale.

O cofre de sementes armazena, atualmente, 967.216 variedades únicas de culturas oriundas de quase todos os países do mundo, incluindo variedades básicas como milho, arroz, trigo, feijão, cevada e batata.

O espaço tem capacidade para armazenar 4,5 milhões de variedades de sementes.

“Salvaguardar uma tão grande variedade de sementes significa que os cientistas terão a possibilidade de desenvolver culturas nutritivas e resilientes ao clima, que poderão assegurar que as futuras gerações não vão apenas sobreviver, mas prosperar“, constata a Diretora Executiva do Crop Trust, Marie Haga, em comunicado.

Até agora, apenas uma vez houve quem pedisse sementes ao cofre. Foi em 2015, quando cientistas do Marrocos e do Líbano solicitaram amostras para criar um novo banco de sementes local, após o banco central da zona, situado em Aleppo, na Síria, ter sido destruído durante a guerra civil no país.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

George W. Bush: o suposto plano para matar ex-presidente dos EUA desbaratado pelo FBI

Um simpatizante do Estado Islâmico planejava assassinar o ex-presidente dos EUA George W. Bush, mas o plano foi descoberto pelo FBI (polícia federal americana), segundo autoridades dos Estados Unidos. O suspeito, um residente de Ohio, supostamente …

O que se sabe sobre misterioso surto de varíola dos macacos

Casos recentes da doença na América do Norte e Europa acenderam o alerta entre especialistas. Endêmico na África, vírus é transmitido por animais contaminados e por contato próximo prolongado entre pessoas. Autoridades de saúde na América …

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …