Após Facebook e YouTube, Twitter também passa a remover fake news sobre covid-19

Arne Hoel / World Bank

Com a pandemia de covid-19, uma preocupação que vem à tona: a desinformação, que acaba sendo muito compartilhada nas redes sociais e pode acarretar em sérias consequências. Com a premissa de combater isso, as próprias plataformas se posicionaram a respeito e anunciaram a remoção do conteúdo que não tiver informações verídicas.

O YouTube e o Facebook já aderiram a essa causa, e, nesta quarta-feira (16), foi a vez do Twitter também passar a deletar as fake news.

Foi por meio do próprio blog oficial que o Twitter anunciou a novidade. Na ocasião, a empresa explica que enquanto o mundo continua a lutar contra a pandemia de covid-19 e se preparar para a distribuição global de vacinas, as pessoas continuam a recorrer ao microblog para discutir o que está acontecendo e encontrar as mais recentes informações confiáveis ​​sobre saúde pública.

“A partir da próxima semana, priorizaremos a remoção das informações enganosas mais prejudiciais e começaremos a rotular os tweets que contêm informações potencialmente enganosas sobre vacinas”, diz a postagem.

A rede social ressalta que no contexto de uma pandemia global, a desinformação sobre vacinas representa um desafio significativo e crescente à saúde pública; e todos temos um papel a desempenhar.

“Estamos focados em mitigar informações enganosas que apresentam o maior dano potencial à saúde e ao bem-estar das pessoas. O Twitter tem um papel importante a desempenhar como um lugar para debate público de boa-fé e discussão em torno dessas questões críticas de saúde pública”, acrescenta a rede social em meio ao comunicado.

A política do Twitter já exige a remoção de tweets que incluem informações falsas ou enganosas sobre a natureza do vírus e como ele se espalha dentro das comunidades; a eficácia e/ou segurança de medidas preventivas, tratamentos ou outras medidas para tratar a doença; regulamentos oficiais, restrições ou isenções relativas a avisos de saúde e a prevalência ou risco de infecção ou morte.

Essa política está se expandindo para exigir que as pessoas removam tweets com informações falsas ou enganosas sobre as vacinas contra a covid-19, incluindo sugerir que as imunizações e vacinas são usadas para causar danos intencionalmente ou controlar as populações, incluindo declarações sobre antivírus que invocam uma conspiração deliberada; alegações falsas que foram amplamente desmentidas sobre os impactos ou efeitos adversos de receber vacinas; falsas afirmações de que covid-19 não é real ou não é sério e, portanto, que as vacinações são desnecessárias.

Os tweets que forem rotulados como rumores não comprovados, alegações contestadas ou ainda como informações incompletas ou fora do contexto sobre as vacinas contra a covid-19 podem ser vinculados a informações oficiais de saúde pública ou às regras do Twitter para fornecer às pessoas contexto adicional e informações oficiais sobre a doença em questão.

“Aplicaremos essa política em consulta com autoridades de saúde pública“, finaliza o anúncio.

Redes sociais contra fake news sobre covid-19

Mas o Twitter não foi o primeiro a barrar as fake news sobre covid-19. Em outubro, o YouTube anunciou que começaria a remover esse tipo de conteúdo, estendendo também as regras que já existiam sobre manipulação política, teorias da conspiração e demais publicações de caráter mentiroso.

No início de dezembro, foi o Facebook que estabeleceu novas diretrizes, e que o conteúdo que fizesse afirmações falsas sobre as vacinas contra a covid-19 seria deletado da rede social (assim como do Instagram).

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …