“Seja um homem-bomba”: campanha polêmica aparece em Londres

Darren Cullen / Twitter

"Become a Suicide Bomber", Seja um Bombista Suicida

“Become a Suicide Bomber”, Seja um Bombista Suicida

Uma série de cartazes satíricos com a frase “Become a Suicide Bomber” apareceu em paradas de ônibus na capital do Reino Unido.

A campanha, desenhada pelo artista Darren Cullen, o convida a se juntar à Marinha britânica com o lema “Seja um homem-bomba” e tem o apoio da organização Veterans for Peace UK, Veteranos para a Paz Reino Unido.

A crítica visa os submarinistas nucleares que, em caso de guerra, ao lançar um míssil matariam milhões de pessoas, e seriam destruídos imediatamente em um contra-ataque. Isso os tornaria em homens-bomba suicidas.

O ex-engenheiro de armas da Marinha Real William McNeilly, que foi expulso depois de entregar ao WikiLeaks um registro de falhas de segurança graves em 2015, disse ao RT que a mensagem dos cartazes é correta.

“É bem conhecido que os submarinos nucleares serão o principal alvo de uma guerra nuclear. Isso é assim porque quando o submarino começa lançando mísseis ele é detectado imediatamente”, diz McNeilly.

“Os que estão a bordo sabem que é extremamente improvável sobreviver em uma guerra contra a Rússia. Eles estão prontos e preparados para agir como homens-bomba“, diz o ex-engenheiro de armas.

McNeilly tinha advertido sobre problemas de segurança relacionados com o sistema de lançamento de mísseis a partir de submarinos britânicos.

Durante seu serviço na Marinha britânica, ele testemunhou “três falhas em três testes de compensação WP 186″, que servem para equilibrar as variações de peso do submarino durante o lançamento do míssil. Do ponto de vista dele, isso mostra que o míssil Trident “não pode ser lançado a partir de uma plataforma instável” como um submarino.

A polêmica está lançada nas ruas de Londres, onde um artista britânico está fazendo campanha para seus compatriotas não se alistem na Royal Navy. Não se sabe se nas ruas de Moscovo algum artista está alertando os homens-bomba dos submarinos russos.

Ciberia // Sputnik News

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Pais gays viram alvo de investigações na Rússia

Alguns anos atrás, o advogado Vladimir (nome modificado), morador de uma grande cidade russa, decidiu ter um filho com o auxílio de uma mãe de aluguel. Sua família inteira ficou contente quando uma menina nasceu. …

Líbano: Saad Hariri volta ao posto de primeiro-ministro para formar novo governo

Saad Hariri foi nomeado novamente primeiro-ministro do Líbano, com o desafio de chegar a um acordo com as várias forças políticas do país e formar um governo capaz de realizar as reformas necessárias para …

Alunos incentivam câmeras ligadas para que professores não ‘falem’ com telas em branco

Para amenizar a sensação de solidão de professores em aulas online, alunos norte-americanos começaram a usar o TikTok para incentivar mais estudantes a abrirem as câmeras durante encontros educacionais à distância. A usuária da rede social …

Identificada a causa da maior extinção em massa na história da Terra

A vida na Terra tem uma história longa, mas também extremamente turbulenta. Em mais de uma ocasião, a maioria de todas as espécies foi extinta e uma biodiversidade já altamente desenvolvida reduziu para um mínimo …

Cães farejadores de covid: eficazes e baratos, mas esnobados

A Europa está em pânico em meio ao segundo surto de covid-19, com taxas de contágio explodindo e os PIBs despencando. A Bélgica acaba de anunciar que não mais testará cidadãos assintomáticos, mesmo que tenham …

Bolsonaro é avaliado positivamente por 37% da população, diz pesquisa

Entre os que souberam do dinheiro na cueca do senador Chico Rodrigues (52%), 74% não mudaram sua avaliação sobre o presidente Bolsonaro. Os que mais mudaram de opinião foram os pesquisados com ensino superior (26%) …

Tribunal Constitucional da Polônia invalida direito ao aborto por malformação do feto

O Tribunal Constitucional da Polônia invalidou nesta quinta-feira (22) uma disposição que permitia a interrupção voluntária da gravidez (IVG) em caso de malformação do feto. Uma vez que a decisão entre em vigor, apenas o …

Estudo descobre 1,8 bilhão de árvores no deserto do Saara e no Sahel

Um estudo publicado na revista Nature descobriu que na região do Saara Ocidental e no Sahel, há mais de um bilhão de árvores. No meio da aridez do local, a surpreendente descoberta colocou um novo …

Guerra Fria 2.0 entre EUA e China será uma batalha tecnológica, dizem especialistas

A batalha mundial pelo domínio da alta tecnologia está cada vez mais centrada em EUA e China. Com confronto aberto no caso da Huawei, especialistas do clube Valdai alertam para uma longa guerra fria tecnológica …

Combate à corrupção reduz mortalidade infantil, aponta estudo

Auditorias anticorrupção realizadas em municípios brasileiros entre 2003 e 2015 reduziram a mortalidade infantil. Esta é a principal conclusão de um estudo, conduzido por pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, que relacionou o …