Uber do entulho te ajuda a descartar resíduos corretamente

O lixo é definitivamente um problema contemporâneo de dimensões globais – e não só a qualidade, o material ou o destino desse lixo, mas também a forma de descarta-lo.

Dos 387 quilos de resíduos que o brasileiro produz em média anualmente, somente 58% são descartados corretamente. Os dados levantados pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) mostram que não basta querer reciclar: a logística é determinante para resolver esse dilema, e é nesse hiato que entra em cena a Biothanks, uma espécie de Uber do entulho. O lema da empresa é claro: gerar, coletar e reciclar.

O aplicativo, desenvolvido por Fernando Vargas e Marcel Wars, basicamente conecta donos de veículos utilitários, capazes de transportar e descartar lixo, aos usuários que desejam realizar o descarte correto mas não tem meios ou não sabem como.

Segundo Wars, o problema do custo dessa solução é efetivamente logístico, por isso a Biothanks chega como uma solução.

“A Biothanks surge como uma opção rápida e segura, gerando trabalho e renda para diversas pessoas.”, afirma o fundador do app.

O cadastro é simples, informando o tipo de resíduo que deseja descartar, com opção de pagamento em dinheiro ou cartão, e o tipo de veículo necessário para que um profissional da Biothanks possa coletar o lixo e destina-lo ao local de reciclagem de resíduos sólidos – como ecopontos, recicladores ou empresas parceiras.

O app tem quatro meses de atividades, e já conta com mais de 2.500 clientes e 50 motoristas cadastrados – com 45 mil quilos de entulhos ja coletados, entre restos de obra, eletrodomésticos, móveis velhos ou lixo eletrônico, através da plataforma.

Por enquanto os serviços da Biothanks são oferecidos somente em São Paulo, mas os planos são de expansão em breve para outros estados, assim como de cadastramento de cerca de 20 mil veículos nos próximos anos. “Nossa missão é fazer dos resíduos um benefício para a humanidade, agregando valor a esses materiais que ainda são vistos como um empecilho, mas que também destacam a importância da reciclagem”, afirma Wars.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Biden isola príncipe saudita, provável alvo de relatório da CIA sobre morte de jornalista

O presidente americano, Joe Biden, falou pela primeira vez por telefone nesta quinta-feira (25) com o rei Salman, da Arábia Saudita, na iminência da publicação de um aguardado relatório de inteligência sobre o assassinato …

O estudo que vacinará uma cidade inteira com a Coronavac

Serrana (SP), com 45 mil habitantes, se torna um dos laboratórios mundiais para analisar o coronavírus. Instituto Butantan quer avaliar impacto da imunização em massa na transmissão da covid-19. Wuhan é a cidade onde a pandemia …

Investigação revela terras protegidas da Amazônia à venda no Facebook

Pessoas que invadem e desmatam ilegalmente trechos da Floresta Amazônica estão anunciando as áreas no Facebook em busca de compradores. Uma investigação da BBC encontrou na plataforma dezenas de anúncios em que vendedores negociam pedaços da …

Primeiro ataque militar da era Biden mata pelo menos 17 no leste da Síria

Os Estados Unidos atacaram, nesta quinta-feira (25), infraestruturas utilizadas pelas milícias pro-iranianas no nordeste da Síria, deixando 17 mortos. Esta é a primeira operação militar organizada pelo governo de Joe Biden. A ação é …

Tiranossauros jovens impediram o desenvolvimento de espécies menores, diz estudo

A pesquisa demonstrou que grandes dinossauros, como o T-rex, que cresceram de um pequeno tamanho até se tornarem criaturas enormes, modificaram seus ecossistemas ao competirem com espécies rivais menores. Um estudo publicado nesta sexta-feira (26), no …

UE quer passaporte para vacinados até meio do ano

A União Europeia quer estabelecer um sistema de passaportes para vacinados contra covid-19 ainda antes de suas férias de verão, no meio do ano. O setor turístico é fundamental para várias economias do bloco, sobretudo …

Facebook encerra contas do exército birmanês devido ao recurso à violência

A rede Facebook anunciou hoje em comunicado ter encerrado as contas vinculadas à junta militar birmanesa devido ao uso da "violência mortífera" contra os manifestantes que têm protestado contra o golpe militar perpetrado no …

Malcolm X: carta indica plano do FBI e polícia de NY para assassinar líder negro

Morto em 1965, aos 39 anos, em Nova York, o ativista negro norte-americano Malcolm X não teve, até hoje, o assassinato totalmente esclarecido. Contudo, o surgimento recente de uma carta aponta para uma possível conspiração entre …

NVIDIA e Stefanini anunciam que desenvolverão Inteligência Artificial no Brasil

A Nvidia Enterprise e a Woopi, empresa do Grupo Stefanini focada em Inteligência Artificial (IA) anunciaram nesta quarta-feira (24) uma parceria para desenvolver soluções de IA e processamento de linguagem natural. E o primeiro projeto …

250 mil mortos por covid no Brasil: o que significa esse número

O Brasil acumula um quarto de milhão de mortes por covid-19, às vésperas de se completar um ano desde o primeiro caso de coronavírus ter sido identificado no país. Segundo as contas do consórcio de imprensa …